Shifter – valoriza o teu clique

Separadores primários

Em 2013, dois jovens juntaram-se para criar um meio jornalístico online, que espelhasse melhor a sua geração. No seu 4º aniversário, o Shifter lança um crowdfunding para firmar o seu compromisso com a profissionalização o projecto.

Embora possa não parecer, começar e manter uma plataforma de comunicação digital é hoje cada vez mais fácil. A internet democratizou os meios de produção e o circuito de distribuição, deixando os verdadeiros desafios omissos neste mar de facilidades aparentes. Visualizações parecem leituras, gostos e reacções parecem a prova de público interessado, mas nada disso pode indiciar a concretização eficaz ou meritória de uma ideia. Pelo contrário, no espaço mediático transbordante, a acumulação desses resultados quantitativos deve ser sinónimo da assunção de uma responsabilidade crescente que, embora o sistema não exija, é precisa.

Ao longo destes primeiros quatro anos no Shifter, não nos podíamos ter surpreendido mais pelo alcance do projecto, sentimento que sempre que tentámos traduzir no reforço do sentido de responsabilidade e que nos conduziu até aqui. Enquanto amadores, dedicando parte do nosso tempo a fazer algo que nos faria sentir úteis, conteúdo em português e focado no novo mundo digital que nasceu acompanhando toda uma geração.

Percebemos que só a dedicação profissional pode dar resposta sólida à ideia a que nos propusémos. Convites para debates, palestras, programas de rádio, aparições em televisão, as coberturas em vídeo, as grandes entrevistas e reportagens, o acompanhamento diário de tópicos emergentes, dão-nos a sensação de que, – usando a gíria futebolística para clarificar a compreensão – apesar de sermos um clube amador, podemos ambicionar jogar 1ª liga e, sobretudo, acrescentar uma nova perspectiva ao panorama actual.

Somam-se as notas de reconhecimento com o projecto que nos chegam diariamente em mensagens, comentários, e-mails ou conversas pessoais. Casos anónimos, cuja expressão é por vezes menosprezada, mas indispensáveis tanto no capítulo da motivação como na crítica construtiva ou correção pontual – a sensação de comunidade e do seu potencial de expansão.

Tudo junto determina que no 5º ano de Shifter mais um passo firme seja dado pela profissionalização do projecto. A solidificação dos processos da redacção e do critério editorial, o desenho de uma experiência digital útil e intuitiva, e a justa remuneração de todos os intervenientes tornaram-se mais do que objectivos essenciais, critérios para o Shifter manter a tendência de progressão quantitativa e responder positivamente à crescente exigência de qualidade.

A campanha de crowdfunding, através do qual o Shifter pretende obter 5 mil euros de financiamento da sua comunidade, surge sobretudo como manga desse compromisso e como forma de impulsionar a sua execução prática. As primeiras inciativas são a nova marca que agora apresentamos, um novo site, agora em fase de testes, e uma app, em fase de construção. Contamos com a tua ajuda para a continuação do Shifter!

Sobre o promotor

Fundado em 2013, o Shifter é um órgão de comunicação social português, vocacionado para a geração digital, com a missão de acompanhar e compreender o presente para preparar com consciência o futuro. Feito por uma equipa multifacetada, é alimentado pelo sonho comum destas pessoas de ocupar uma lacuna existente no mercado de jornalismo português e de, um dia, conseguirem viver daquilo de que mais gostam de fazer. O Shifter está presente no endereço shifter.pt e nas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram.

Orçamento e prazos

Duração: de 29 de Novembro a 31 de Dezembro de 2017

Onde vamos aplicar o dinheiro?

  • Comissão PPL = 430 €
  • Novo site = 1000 €
  • App móvel (iOS e Android) = 1500 €
  • Custos operacionais (6 meses) = 1500 €
  • Servidor e domínio (6 meses) = 500 €
  • Divulgação = 70 €

 

Galeria de Imagens

Facebook