Perguntas Frequentes

Perguntas gerais

O objectivo do PPL é democratizar o apoio a projectos, porque acreditamos no empreendedorismo e criatividade em Portugal.

Faltam incentivos ao empreendedorismo, nomeadamente a projectos pequenos e médios e que consigam ultrapassar as actuais barreiras rígidas ao financiamento e à iniciativa em geral. Com a ajuda dos amigos, conhecidos e desconhecidos, os Portugueses podem tornar um projecto realidade!

PPL - (people, pessoas). É uma forma colaborativa de angariar apoio para ideias e projectos.

A PPL é uma plataforma online para qualquer pessoa com espírito empreendedor ou criativo angariar apoios com a ajuda de outras pessoas, de forma rápida e transparente. Esta iniciativa é chamada de "Crowdfunding".

Qualquer pessoa pode propor um projecto, explicando a ideia e como vão ser utilizados os fundos angariados através do PPL. O projecto inclui duas secções importantes:

  • Campanha – onde o projecto e a equipa são apresentados. Inclui o montante a angariar, o prazo da campanha, um vídeo de apresentação e eventuais imagens e documentos adicionais
  • Recompensas – as contrapartidas propostas pelo promotor para incentivar a participação dos apoiantes

Após a validação do PPL, a campanha é publicada e o promotor divulga-a a potenciais apoiantes.
Os apoiantes contribuem para a campanha durante um período previamente definido (com um máximo de 60 dias).
Se as contribuições atingirem ou ultrapassarem o montante previamente definido, o promotor recebe os fundos. Caso contrário, todas as contribuições são devolvidas aos apoiantes.

Acreditamos que a mecânica do "tudo ou nada" é mais transparente e traz segurança adicional aos apoiantes.

A regra "tudo ou nada" induz os promotores a solicitar, por um lado, o menor montante possível, para haver maior probabilidade de atingir o objectivo e, por outro, o suficiente para que possam executar o projecto. Esta boa prática funciona como auto-regulação adicional na orçamentação dos projectos publicados no PPL.

Por exemplo, se um projecto necessita de 5000 euros para se concretizar mas apenas 100 euros foram angariados durante a campanha, a concretização do projecto estará em causa, bem como a entrega das recompensas associadas; neste caso, o mais justo será devolver o montante angariado aos apoiantes.

Há muitas razões pelas quais os apoiantes investem em campanhas: efectuar uma pré-compra para receber uma recompensa exclusiva ou a custo vantajoso; apoiar uma comunidade, empresa ou sector em que acredita; colaborar e fazer parte de um projecto; ou simplesmente para ajudar um amigo a arrancar com a sua iniciativa.

Um projecto é uma actividade com âmbito e prazos bem definidos. Pode ser a edição de um álbum ou livro, uma exposição ou um investimento num novo produto ou serviço. Não poderá ser a cobertura para custos operacionais de um negócio durante um prazo arbitrário.

Na plataforma, uma campanha corresponde a um espaço em que o promotor explica o projecto que pretende financiar ao público. Terá que fazer os possíveis para convencer os seus apoiantes que a sua ideia é a melhor coisa que aconteceu! A apresentação tem que ser clara, interessante (apaixonante até!) e credível de modo a ganhar apoio e conseguir o financiamento. É muito importante incluir um vídeo para ajudar a convencer os seus investidores.

Outra área muito importante corresponde às recompensas. O promotor terá de oferecer aos apoiantes contrapartidas únicas e originais que os incentivem a apoiar a sua campanha e a "vestir a camisola", tornando-se eles próprios agentes de promoção da campanha.

São contrapartidas que incentivam os apoiantes a contribuir para o teu projecto e que funcionem como forma de agradecimento.
Dependendo da quantia, o apoiante irá receber algo em troca, normalmente um produto ou serviço relacionado com o projecto.
Por exemplo, se o projecto for a edição de um álbum, as recompensas poderão ser o próprio produto final (o CD), eventualmente autografado ou com acesso a conteúdos extra. Neste caso, o apoio configura-se como uma pré-compra.
Quanto mais criativas, generosas e aliciantes as recompensas, maior a probabilidade de sucesso na angariação de apoios.

"A minha conta" é a área onde poderá consultar e editar a sua informação pessoal. Inclui também informação da conta (créditos disponíveis para investir em projectos) com a possibilidade de aumentar o seu saldo ou, pelo contrário, pedir o reembolso.
No separador "Editar" poderá editar o seu perfil (nome, localização, pequena bio, etc.) bem como alterar o email, password ou idioma do site.
No separador "Os meus apoios" poderá consultar a lista dos seus contributos a outros projectos.
Na secção "As minhas campanhas" poderá propor, editar e acompanhar o desenvolvimento do seu projecto.

As plataformas de crowdfunding de recompensas e donativos são obrigadas, em Portugal, a solicitar uma identificação completa a todos os apoiantes e promotores de campanhas.

Este regulamento, denominado "Regulamento dos deveres específicos de prevenção e combate ao branqueamento de capitais e ao financiamento do terrorismo das entidades gestoras de plataformas de financiamento colaborativo por donativo ou com recompensa", pode ser consultado aqui.

Lamentamos que queiras ir. Envia-nos um email para ping@ppl.com.pt e fecharemos a tua conta. De acordo com o Regulamento n.º 686/2019, de 2 de setembro, as informações pessoais dos promotores e dos apoiantes devem ser mantidas por um período de 5 anos. As contas dos utilizadores podem consequentemente ser canceladas e os seus conteúdos despublicados, mas serão armazenados pelo período acima mencionado antes de serem efetivamente eliminados.

Antes de mais, verifica por favor a tua caixa de SPAM (correio indesejado). Alguns servidores de internet ou programas de email podem considerar o email como tal.
Podes também pedir uma nova senha, que será re-enviada por email. Alguns emails podem demorar uns poucos minutos, conforme os servidores.
Por fim, caso continues com dificuldades, por favor contacta-nos para que possamos activar manualmente a tua conta.

No entanto, é necessário confirmar que consegues receber os emails da nossa plataforma, pois as confirmações de apoios, final de prazo e entrega das contrapartidas serão feitas para esse endereço.

Promotores

Vê o nosso guia para criar uma boa campanha.

Sim, podes escolher entre 20 a 60 dias para financiar o projecto.
Este prazo depende muito do projecto concreto (muitas vezes o promotor tem já uma data limite) e a equipa do PPL ajudará o promotor a definir o mesmo.
Não é por ter mais tempo que a probabilidade de financiamento é maior! Muitas vezes, um prazo longo retira o sentido de urgência ao promotor ("ainda falta muito tempo para me mexer") e aos apoiantes ("depois volto cá para apoiar mais no final").
No entanto, se desejares mesmo muito muito, podes estender o prazo da campanha até duas semanas no máximo, para aquele sprint final.

Só até ter sido publicada. A partir desse momento não poderás alterar prazos, montantes ou recompensas.

Mas poderás (e deverás) acrescentar novas informações, editando a descrição e/ou publicando actualizações frequentes na secção de comentários. Deverás ainda interagir com os teus apoiantes, que te ajudarão com a divulgação se incentivados a isso.

Não, só é possível ter uma campanha activa de cada vez.
Queremos que os promotores concentrem esforços (divulgação, actualizações, etc) no projecto que estão a propor. Além disso, não queremos dividir os apoiantes entre várias campanha de um promotor.
Dito isto, incentivamos empreendedores activos a submeterem mais campanhas, assim que as forem concretizando!

Acreditamos que o crowdfunding pode ser aplicado a vários tipos de projectos e áreas de actuação.
A equipa do PPL aposta em projectos empreendedores e criativos. Com a ajuda dos seus parceiros, analisa detalhadamente cada campanha e reserva-se o direito de recusar qualquer candidatura que não seja apropriada (que não seja legal, ou não reflita os valores da nossa empresa, com credibilidade demonstrada e com sinais de boa fé).
São analisados ainda outros factores como o conceito do projecto, equipa de promotores, plano da campanha e adequação ao modelo de crowdfunding – nomeadamente, uma estrutura de recompensas apropriada.

Todo o processo decorre através da plataforma. O promotor propõe a sua campanha através do formulário online. Os estágios de cada campanha são:

  • Rascunho - O promotor pode editar e completar a informação básica ao seu ritmo. Assim que desejar, pode submeter a informação.
  • Submetido - A equipa do PPL e os seus parceiros específicos analisam a candidatura e entram em contacto para possíveis esclarecimentos. A candidatura poderá ser aceite, recusada ou voltar para rascunho. Este processo pode demorar entre um par de dias a poucas semanas, dependendo da disponibilidade das equipas, maturidade do projecto, etc.
  • Aceite - A proposta foi revista e aceite. O promotor deve completar com mais informação, como o vídeo de apresentação, traduções dos textos e eventuais fotos ou documentos adicionais. Assim que completar, poderá reenviar para publicação.
  • Em validação - A proposta é validada pela nossa equipa e a campanha é publicada. Caso ainda existe possibilidade de melhoria, a campanha poderá voltar ao passo anterior.
  • Publicado - Boa! A campanha está activa e pronta a receber apoios. Agora começa a etapa mais trabalhosa, com a divulgação da ideia e acompanhamento dos apoiantes!

A PPL segue o modelo "tudo ou nada". Caso o montante angariado dentro do prazo estabelecido não alcance a meta proposta, os fundos entretanto angariados serão integralmente devolvido aos apoiantes. Não existe qualquer custo para ninguém, além do tempo já dispendido e esforço eventualmente dedicado pelo promotor.

Uma das razões para esta mecânica é o facto de que se o promotor necessita de, por exemplo, 3000 euros para implementar o projecto e só angaria 1500 euros, o mais provável é não conseguir realizar o que se propos e não entregar as recompensas anunciadas. Ninguém ganharia!

Assim, é importante ser que o promotor seja realista e planeie bem o montante a pedir. Este deverá ser o mínimo necessário para realizar o projecto. Se a campanha tiver sucesso poderá angariar mais do que inicialmente proposto.

Após iniciares sessão na plataforma, basta abrires a área pessoal e clicar em as minhas campanhas.
Também podes verificar o estado do financiamento na barra de progresso, mostrada em cada listagem de campanhas, que indica a percentagem conseguida até ao momento.

Se no final do prazo de angariação tiveres reunido a quantia inicialmente definida (ou mais), a mesma será transferida para a tua conta bancária.
O PPL cobrará 7,5% dessa quantia (+IVA) para suportar os custos de operação e continuar a promover o crowdfunding em Portugal.

A PPL cobra 5% (+IVA) da quantia angariada, unicamente se conseguir angariar a totalidade da quantidade pedida ou se os apoios angariados são incondicionais. É ainda cobrada uma comissão de 2.5% (+IVA) para cobrir as taxas em vigor praticadas pelos parceiros de pagamento.

Caso a campanha não tenha sucesso ou não angarie apoios incondicionais, não tem qualquer custo e o dinheiro angariado é devolvido aos apoiantes.

Por exemplo: Para um financiamento de 1000 EUR a comissão é de 50 EUR + IVA, ou seja 61,50 EUR. A comissão para os pagamentos é de 30,75 EUR. Assim, a comissão total será de 92,25 EUR.

Tanto melhor! A angariação de fundos continua até ao final do período escolhido, podendo angariar mais do que 100% da quantia pedida inicialmente.

No PPL, estabelecemos um limite mínimo de 500 euros.
As eventuais receitas para projectos de montantes inferiores torna inviável o apoio e acompanhamento que queremos prestar aos promotores e apoiantes: assessoria na preparação das campanhas e o seu acompanhamento durante e após o financiamento.

Sim, o promotor pode consultar os contactos dos seus apoiantes. Recomendamos que os utilizem para agradecer desde logo as contribuições, para dar conhecimento dos desenvolvimentos do projecto e para acordar a entrega das recompensas.
Poderão também utilizar o separador "Comentários" para realizar anúncios acerca da campanha, que serão enviados por e-mail aos apoiantes. Foi publicada uma notícia na imprensa acerca da campanha? Há desenvolvimentos do projecto? Estão na recta final e precisam da divulgação dos apoiantes? Esta é a ferramenta certa.
Por outro lado, recomendamos que respeitem a privacidade dos apoiantes e utilizem os emails com parcimónia: ninguém gosta de ser incomodado e receber spam continuamente.

Podes consultar os comentários no respectivo separador da página do projecto.
Podes ter feedback importante em relação ao teu projecto, tanto de apoiantes como de amigos e potenciais interessados. Utiliza esta funcionalidade para melhorar a tua proposta!

Podes, e deves! Grande parte do sucesso no financiamento de uma campanha depende da divulgação que o próprio promotor consegue fazer através destas ferramentas.
Cada página de campanha tem essa opção para partilhar facilmente por email, Facebook, WhatsApp, Twitter e Pinterest. Especialmente no Instagram, utiliza o hashtag #CampanhaPPL para podermos partilhar os teus conteúdos!
Ainda assim, o promotor deverá complementar essa divulgação com outros canais, tanto online como offline.

No final do prazo da campanha, e caso a mesma alcance ou ultrapasse a meta inicial, receberás um e-mail a dar-te os parabéns com um botão que diz "Receber Fundos". De seguida deverás preencher o formulário com os teus dados bancários e enviar-nos a informação para que possamos dar ordem de transferência. Poderá demorar até dois dias úteis para que o montante fique disponível, dependendo dos bancos.

Recomendamos contactar um especialista fiscal, uma vez que cada caso poderá ter as suas particularidades. Em termos gerais:

Um particular que receba apoios não tem qualquer obrigação fiscal em sede de IVA relacionada com os valores recebidos, desde que não ultrapasse os limites estabelecidos no art. 53º do CIVA, que definem o âmbito da isenção.
Para o IRS, deverás declarar os apoios enquadrados no regime de acto isolado, conforme disposto na alínea i) e h), do nº2, do art. 3º do CIRS.

Uma empresa que receba apoios deverá declarar o valor de apoio recebido como um rendimento obtido, em sede de IRC. Relativamente ao IVA, dependerá do tipo de apoio recebido, que poderá ou não estar sujeito a liquidação de IVA

Por exemplo: Uma empresa que angarie financiamento e que, em contrapartida, ofereça o produto que se propõe fabricar, estará na prática a realizar uma pré-venda, pelo que o montante angariado deverá ser considerado como receita.

Os mecanismos para protecção de propriedade intelectual, tais como a protecção de marca e patentes, aplicam-se também no caso do crowdfunding.

Ainda assim, convém relembrar que ideias há muitas e muito provavelmente já alguém se lembrou do que achamos que é inovador. O que é relevante é a implementação da ideia.
Para isso, importa a equipa, o know-how, o networking, etc.

O que sugerimos é que o promotor divulgue o suficiente para atrair apoiantes e financiamento (mostrando credibilidade e capacidade de implementação) mas não tanto que outras pessoas copiem.
A maior parte dos projectos que solicitam financiamento via crowdfunding não incluem desenhos técnicos detalhados na descrição mas somente o suficiente para os apoiantes avaliarem e decidirem contribuir para o projecto.

Ao fim e ao cabo, a ideia terá de ser tornada pública a algum ponto. Com a equipa certa e o financiamento assegurado, resta implementar.

Em resumo, haverão mais vantagens em divulgar um projecto (testar o mercado) do que em mantê-lo em segredo com o argumento de não ser copiado.

Sim, todos os projectos publicados no PPL terão de incluir o vídeo de apresentação (pitch) e a tradução dos textos e recompensas para inglês.

Visto serem elementos que exigem maior esforço, apenas são solicitados após a primeira validação da nossa equipa, não sendo necessários numa primeira fase.

Para mais informações sobre o vídeo, por favor consulte o guia para o promotor.
Em relação à tradução, não necessita de ser integral e poderá optar por apresentar uma versão mais resumida. O objectivo é disponibilizar um site bilingue que possa receber apoios de qualquer ponto do globo.

Uma boa divulgação da campanha de crowdfunding é fundamental para o seu sucesso. É necessário identificar o público-alvo e as formas mais eficazes de o alcançar.

O principal responsável pelo esforço de divulgação é o promotor de cada campanha, pois é quem conhece melhor o meio específico (arquitectura, jogos de tabuleiro, moda, etc.) e quem tem acesso ao círculo próximo de apoiantes (familiares, amigos, colegas, etc.).

 

Divulgação na página Web

 

  1. Se a tua campanha se mantiver no Top10 durante vários dias, iremos colocá-la no carrossel da página principal.
  2. Se a campanha surgir no Top10 só alguns dias, iremos destacá-la como uma das cinco campanhas apresentadas abaixo do carrossel da página principal.
  3. Se a tua campanha atingir o Objetivo, terás acesso ao Blog da PPL onde poderás criar uma publicação com texto, imagem e vídeo para promover o teu projeto. Esta publicação ficará sempre visível.
  Divulgação nas Redes Sociais

 

  1. Se a tua campanha se mantiver no Top10 durante vários dias, iremos colocá-la no topo da nossa página do Facebook.
  2. Quando a tua campanha conquistar 20 apoiantes, vamos criar uma publicação promovida para obter maior alcance no Facebook e Instagram.
  3. Quando alcançares os 100%, iremos criar uma nova publicação no Facebook e Instagram.
  Divulgação pela Comunidade

 

  1. Quando conquistares 30 apoiantes, vamos sugerir a tua campanha a todos os que apoiaram uma campanha na mesma categoria que a tua. Para que sirva de exemplo, x pessoas apoiaram uma campanha na categoria Y.
  2. Semanalmente selecionamos três campanhas que já tenham ultrapassado a barreira dos 20 apoiantes e destacamo-las na nossa newsletter. Esta publicação é enviada a toda a base de dados, que conta com cerca de 45 000 inscritos.
  Apoio Monetário do MultiPPLicador

 

  1. Sempre que alguém Partilhar a tua campanha ou deixar um Gosto ou um Comentário, o contador do MultiPPLicador somará estas interações. Quando o contador chegar às 200 interações, a PPL apoia a tua campanha com 10€.

 

É importante salientar que estas iniciativas da PPL não substituem as ações do Promotor, nomeadamente a ativação da rede próxima, tão fundamental para o arranque de qualquer campanha.

 

Apoiantes

O primeiro passo para apoiar uma campanha é visitar a página da mesma, carregar numa das recompensas ou clicar em contribuir e introduzir o montante desejado. Nesta página poderás ainda adicionar uma mensagem personalizada de apoio ao promotor.

De seguida, deverás indicar os teus dados, para que o promotor te possa contactar. Se preferires, poderás também fazer o registo via facebook ou indicar que se trata de um apoio anónimo.

Por fim, poderás escolher a forma de pagamento: multibanco (o mais simples), transferência bancária, cartão de crédito, PayPal ou ainda MB WAY, todos eles isentos de taxas para os apoiantes. Para mais informações sobre os meios de pagamento, consulta a nossa página de pagamentos.

Além da satisfação de ajudar alguém a realizar o seu objectivo, poderás receber as recompensas que cada promotor estabelece.
As contrapartidas variam de acordo com o montante da contribuição e são normalmente produtos ou serviços relacionados com o projecto.
Podes consultá-las na página de cada projecto.

Os promotores são inteiramente responsáveis pela entrega das recompensas. A sua reputação será visível e comunicada a toda a comunidade. Este escrutínio e transparência contribui para o bom funcionamento do mecanismo.
Por outro lado, o PPL avalia e acompanha todo o processo, desde a preparação do projecto, a angariação até à entrega.

Sim, esse procedimento faz parte da mecânica "tudo-ou-nada" que o PPL segue. Caso uma campanha não consiga angariar a totalidade do montante solicitado dentro do prazo especificado, os fundos são devolvidos aos apoiantes. Como não temos informação sobre a conta bancária dos utilizadores, esta devolução é efectuada para a conta PPL. O saldo resultante poderá ser utilizado para:

  • Apoiar outro projecto activo
  • Aguardar por futuros projectos
  • Pedir a devolução (ver questão seguinte)

Sim, qualquer montante disponível (não alocado a nenhuma campanha) pode ser levantado. Basta fazer o pedido de levantamento na plataforma e os fundos serão devolvidos para a tua conta bancária ou de PayPal.

As formas de pagamento disponíveis estão enumeradas com mais detalhe na página de pagamentos.

Sim, claro! Poderás esclarecer informações ou sugerir outro tipo de participação no projecto, por exemplo.

Na página da campanha, carrega no nome do promotor para abrires uma caixa com informação tal como o website e formulário para enviar uma mensagem electrónica.

Podes reforçar a tua contribuição a uma campanha que ainda esteja a decorrer, para isso, basta repetir o processo de apoio e o montante será acumulado com o apoio anterior.
No final da campanha, poderás definir com o promotor se desejas duas recompensas pelos dois apoios ou uma correspondente ao valor total das contribuições.

Activa esta opção para receber sugestões de novas campanhas que te poderão interessar, com base nas categorias das campanhas que já apoiaste. São enviadas notificações automáticas de campanhas recentes que tenham angariado pelo menos 5 apoios.

Um apoio incondicional será entregue ao promotor da campanha, independentemente do resultado desta.
Mais concretamente, no caso de a campanha não atingir os 100%, o apoio não será devolvido ao apoiante mas sim entregue ao promotor.
Esta opção de apoios incondicionais não está disponível para todas as campanhas. De momento, as campanhas do PPL Causas disponibilizam esta opção.

Se quiseres realizar um apoio anónimo, basta assinalar esta opção durante o processo de apoio. A tua conta será criada no PPL (para que possa receber atualizações da campanha, devoluções caso as campanhas não terminem com sucesso, etc.) mas nenhuma informação (nome, endereço de e-mail, etc.) será partilhada com o promotor nem com o público. O apoio aparecerá como "Anónimo" na lista de apoiantes das campanhas. 

É importante notar que com esta opção o apoiante abdica das eventuais recompensas oferecidas pela campanha, pois não existe forma do promotor entrar em contacto para acertar a entrega das mesmas.

Independentemente do nome de utilizador que decidires colocar, o endereço de e-mail é partilhado com o promotor, de maneira a que este possa agradecer o apoio e eventualmente combinar a entrega da recompensa, a não ser que tenhas escolhido a opção "Apoio anónimo".

PPL Causas

A PPL Causas é uma área da PPL destinada exclusivamente a causas sociais. 
 
Numa altura em que a liquidez escasseia, os Portugueses criativos e empreendedores estão cada vez mais a recorrer ao crowdfunding para financiar e validar os seus projectos com a ajuda da multidão. O modelo da PPL, baseado em recompensas, é ideal para estas iniciativas, que procuram sempre oferecer um produto ou uma experiência nova aos seus clientes.
 
Para os projectos sociais, as causas humanitárias, o apoio aos nossos amigos zoófilos, a PPL disponibiliza esta área exclusiva da PPL Causas. 
Poderão candidatar-se projectos que visem angariar fundos para, por exemplo, financiar acções de voluntariado e intervenção humanitária, ajudar nas propinas na área da educação, apoiar equipas ou instituições desportivas, co-financiar despesas médicas, adquirir equipamento para uma instituição social, apoiar instituições dedicadas à proteção dos animais, etc...

Este canal segue também o modelo de "tudo ou nada". No entanto, os apoiantes poderão decidir apoiar incondicionalmente uma causa, isto é, transferir o seu donativo mesmo que o promotor/instituição não consiga atingir a meta dos 100%.

Sim, todos os meios de pagamento estão disponíveis.

Sobre o PPL

Sim, podes seguir-nos no facebook e Instagram.

Sim, e inclui notícias mais detalhadas do PPL e testemunhos dos nossos promotores - os verdadeiros heróis!
O blogue está disponível em ppl.pt/blog.

Além do blogue, podes consultar as newsletters mais recentes, que são enviadas semanalmente.

Podes contactar-nos utilizando o formulário de contacto.
Todas as críticas e sugestões são bem-vindas.

Um canal é uma área dedicada, dentro do PPL, a campanhas promovidas ou associadas a uma determinada causa ou entidade. Por exemplo, o PPL Causas é um canal que agrega campanhas sociais, enquanto que o canal IES-SBS agrega campanhas de empreendedorismo social que pertençam à rede IES-SBS e o canal Livros de Ontem procura financiar a edição de livros da editora. Queres ter um canal no PPL? Contacta-nos!