Ajude Os Carapaus de Corrida a apoiar a Cool Earth e as Aldeias SOS!

Separadores primários

5 amigos, 15 mil km, 24 países, 1 carro e 50 dias. Os Carapaus de Corrida propõem-se a participar numa extraordinária aventura, o Mongol Rally, e acima de tudo contribuir para causas nobres: a Cool Earth e a Aldeias de Crianças SOS - Internacional e para o desenvolvimento de várias missões. A campanha pretende garantir os fundos para a inscrição da equipa, desenvolvimento das nossas missões no terreno e donativos para as ONG.

A ideia é embarcar no Mongol Rally. Transformar a ideia desta viagem num projeto cultural e social é nossa principal motivação.

Para isso precisamos do vosso apoio.

  ACOMPANHE-NOS

- Página do Facebook dos Carapaus 

- Página do Facebook do Viajar entre Viagens

- Blogue do Viajar entre Viagens - Blogue pessoal de viagens de referência, multipremiado nacional (BTL, MOMONDO e BLOGS DO ANO) e internacionalmente (FITUR).

 

AS NOSSAS MISSÕES

1.Reportagem e Cidadania

Como de produtores de conteúdos de escrita, fotografia e vídeo, pretendemos partilhar a nossa experiência e os projetos de missão que vamos levar a cabo durante a viagem. Desejamos partilhar uma mensagem bem definida que inspire outros a percorrer os caminhos do Planeta Terra e a mudar um conjunto de atitudes simples que nos podem tornar cidadãos mais conscientes e sustentáveis.

 

2.Conservação Ambiental

Apoiaremos, através da organização do Mongol Rally, a ONG Cool Earth. Além disso, pretendemos levar a cabo iniciativas que contribuam para a preservação do nosso planeta no que toca ao consumo de água e ao acesso às fontes de água potável.

Um dos nossos projetos passa pela distribuição de filtros de água e pastilhas de purificação em zonas de águas contaminadas, acompanhado por campanhas de sensibilização para a importância da descontaminação de solos e recursos hídricos.

Outro projeto passa pela Educação para a Preservação do Ambiente, com visitas a escolas ao longo do nosso percurso onde para fazer palestras e apresentações.

 

3. Educação

Iremos visitar escolas ao longo do caminho onde pretendemos dar sessões sobre Geografia de Portugal, levando à letra a nossa qualidade de embaixadores-viajantes, recorrendo a mapas e produtos de origem portuguesa. Pretendemos levar a cabo projetos individuais com escolas portuguesas e dos países atravessados, colocando em contacto alunos de países diferentes.

 

4. Descoberta e partilha cultural

O nosso projeto pretende divulgar culturas e tradições das regiões atravessadas, elevando a importância da preservação da identidade cultural dos povos, promovendo a preservação e incentivando os mais jovens a continuar. Partilharemos estas descobertas culturais nos nossos canais de divulgação, especialmente nas redes sociais e blogue. Esperamos contribuir para a promoção da identidade cultural dos povos e para o não desaparecimento de tradições centenárias, cada vez mais ameaçadas num mundo globalizado.

 

5. Promover a igualdade de Género

A igualdade de género tem como arma essencial a emancipação da mulher, e o maior dos passos para a conseguir passa pelo acesso à educação. Pretendemos, assim, cooperar com escolas e instituições que promovam, nos países por onde passarmos, a educação das meninas. Essa cooperação passará pela entrega de materiais escolares e outros bens básicos necessários, nomeadamente de saúde e higiene pessoal, bem como a abordagem de temas simples para a emancipação da mulher.

 

Transversal à missão é o apoio à SOS Children's Villages, que proporciona a crianças em todo o mundo condições para terem uma vida digna e uma educação que lhes permita alcançar um futuro risonho. 

 

Sobre o promotor

 

Somos os “Carapaus de Corrida”, um grupo de cinco pessoas que decidiu embarcar num projecto que irá desafiar a vontade de cada um, testando os seus limites, expandindo os seus horizontes, levando-os a conhecerem-se melhor, e a reforçarem os seus laços de amizade. Quatro dos Carapaus, a Carla, o Zé, o Agostinho e o Eduardo, conhecem-se desde os tempos de faculdade, em que corriam as ruas e as tascas da cidade de Coimbra e, nos tempos livres, iam às aulas de Geografia. Nesses tempos criaram ligações entre si, fosse em volta de uma mesa, num qualquer trabalho de grupo ou noite académica. Mas a vida pós-universidade aproximou-os ainda mais, lentamente dando-se conta que aquilo que os atraía era o mesmo que os tinha levado a escolher Geografia, ou seja, o desejo de ir mais além, aprender, vivenciar, e dar a conhecer aos outros um pouco deste mundo maravilhoso em que nós vivemos. Foi também essa curiosidade insaciável que levou o quinto elemento dos Carapaus, o Rui, a viver e partilhar as suas aventuras com a Carla num blogue de viagens, e a juntar-se a este grupo nesta grande aventura. Somos carapaus de corrida, não porque nos julguemos mais espertos que os outros, mas porque vamos participar numa viagem que também é uma corrida, e fazemos questão que os outros saibam que nós somos portugueses. Queremos partir nesta grande viagem e queremos que venham connosco. Queremos mostrar o mundo aos portugueses, e mostrar Portugal ao mundo. Queremos provar que as pessoas são boas em todo o lado, e que com uma palavra amiga e um sorriso se pode ir muito longe. Queremos viver e sentir tudo de uma forma diferente, e chegar ao fim sabendo que não somos os mesmos que partimos. Queremos partir, tendo a certeza que esta será a viagem de uma vida porque, afinal, parafraseando Pessoa (aliás, o heterónimo Álvaro de Campos), a melhor maneira de viajar é sentir.

 

Orçamento e prazos

 

O custo total da viagem está estimado em cerca de 20 mil euros, que serão suportados pelos carapaus. Cada um dos carapaus conta gastar cerca de 4 mil euros em vistos, aquisição do carro, combustível ao longo do percurso, peças e reparações do veículo, alimentação, alojamento, viagem de avião de regresso, etc. Todos estes custos serão suportados por nós.

 

O financiamento deste crowdfunding destina-se apenas a:

- Donativos para as ONGs - Cool Earth e Aldeias das Crianças

- Desenvolvimento das missões no terreno

- Compra de filtros e pastilhas purificadoras de água

- Compra de mapas e globos

- Compra de material didático e educativo

- Custos de comissão 5% do PPL + IVA

- Recompensas e material promocional

- Inscrição da equipa no Mongol Rally

- Caução à empresa organizadora

Uma nota final para ressalvar que o Rally Mongol é um evento sem fins lucrativos. Todos os apoios serão usados para financiar as nossas missões e campanhas de solidariedade, sendo o remanescente (se houver) será utilizado exclusivamente para o projeto, que engloba campanhas de ação cívica, humanitária e solidária.

 

Facebook