Quintinha Abc: aqui começa a história de um verdadeiro gatil

Separadores primários

A Quintinha Abc – Associação Protetora dos Animais precisa do seu contributo para remodelar o atual gatil. Juntos poderemos ajudar mais e melhor.

A Quintinha Abc – Associação Protetora dos Animais desenvolve a sua atividade desde 2015, no concelho e freguesia de Palmela, e acolhe atualmente cerca de 100 cães e gatos.

​Tal como muitas Associações sem fins lucrativos, a Quintinha Abc depende inteiramente de um grupo de voluntários dedicados que colaboram nas tarefas diárias da Associação, tendo em vista a resolução de um problema que é todos: a redução do número de animais abandonados e a garantia do seu bem-estar.

O atual gatil e espaço dedicado às novas instalações

O atual gatil e espaço dedicado às novas instalações

O gatil que temos à disposição não é mais do que um aproveitamento de um telheiro agrícola. É um espaço precário que não consegue garantir o bem-estar e higiene que são necessários a estes animais. As paredes e chão estão deteriorados e não permitem uma limpeza eficaz, o que pode fomentar o aparecimento de doenças infecciosas; não há qualquer isolamento térmico, pelo que o gatil atinge as mesmas temperaturas que se fazem sentir na rua, seja verão ou inverno. A enfermaria atual está instalada num anexo improvisado onde os animais não dispõem das condições necessárias para uma recuperação tranquila e bem-sucedida. Neste local os animais não têm disponível luz natural, estão sujeitos a barulhos de máquinas e à agitação do trabalho dos voluntários, bem como à presença de animais de outras espécies – o que é muito stressante para um felino em recuperação.

Os voluntários asseguram a limpeza diária que inclui a lavagem de caixas de areão, camas, taças e a substituição das mantas, mas não é possível fazer mais sem um investimento financeiro significativo, que não está atualmente ao alcance da Quintinha Abc. A Associação encontra-se impotente perante as condições atuais das instalações e não há capacidade financeira para assegurar verdadeiras remodelações.

É assim urgente intervir, em comunidade, com a ajuda de todos, criando espaços adequados ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido e a estes animais tão especiais e sensíveis.

Chegou o momento de agir e contribuir para a resolução deste problema comunitário. É crucial remodelar estes espaços e construir um verdadeiro gatil e sala de enfermaria. Consideramos que é um dever de todos contribuir, dentro das suas possibilidades, para qualquer causa que tenha como finalidade construir uma sociedade melhor, um mundo melhor.

​​O vosso apoio é essencial para alcançarmos este objetivo.

Ella, Mia e Felícia apanham sol no atual gatil

Ella, Mia e Felícia apanham sol no atual gatil

Sobre o promotor

A Quintinha Abc – Associação Protetora dos Animais foi fundada em Maio de 2015 por Ana Elísia Monteiro, e família, mantendo-se a fundadora como Presidente desta Associação até hoje. É na sua dedicação e amor aos animais, e no suporte dado pela equipa de cerca de 15 jovens voluntários, que tem encontrado determinação para não desistir perante a adversidade e a falta de apoios.

A Quintinha Abc alberga cães, gatos e diversas espécies de animais de quinta, tais como galinhas, patos, porcos-da-índia e ovelhas. Esta Associação dedica-se ao resgate e reinserção na comunidade de animais domésticos abandonados ou retirados de situações de negligência ou maus-tratos, contribuindo para a redução do número de animais errantes, através de medidas de controlo populacional adequadas e assegurando a melhoria das suas condições de vida.

​Apesar de a Quintinha Abc ser ainda um Associação muito pequena, durante o ano de 2017 resgatámos um total de 126 animais e promovemos ainda 91 adoções de cães e gatos. Estes animais conseguiram assim ter o seu final feliz e encontrar a sua família ideal e definitiva.

​A Quintinha Abc está determinada a crescer e a melhorar para que assim tenha a possibilidade  de ajudar mais animais e com melhores condições. No futuro, esta Associação espera poder acudir aos  diversos pedidos de ajuda diários que recebe, sendo a remodelação dos atuais gatis um passo essencial neste processo.

Alguns dos voluntários da Quintinha Abc

Alguns dos voluntários da Quintinha Abc

Orçamento e prazos

Para a remodelação completa de dois anexos rurais e sua conversão em gatil funcional e sala de enfermaria para felinos contactámos diversas empresas de construção e solicitámos vários orçamentos. Foram feitas visitas ao local pelos construtores não só com o objetivo de compreender as necessidades do espaço, mas também para perceber quais as soluções mais adequadas, acessíveis e económicas no que se refere aos materiais de construção.

O orçamento escolhido foi o mais baixo mas também o que mais nos agradou ao nível das soluções encontradas para os dois espaços. A este orçamento somos obrigados a somar as taxas necessárias para a realização desta campanha, pelo que o valor a angariar totaliza 3950,00€. Este valor inclui, desde logo, materiais de contrução e toda a mão-de-obra qualificada necessária para executar as seguintes tarefas: remoção de cobertura e aplicação de nova cobertura em painel, reparação de rebocos interior, exterior e betonilhas,  fornecimento e montagem de janelas e portas em alumínio, fornecimento e assentamento de mosaico e azulejo, execução de ante-câmaras e alojamentos na enfermaria e execução de pintura interior e exterior.

Os voluntários colaborarão no realojamento dos animais durante a construção e no apoio à construção na medida das suas possibilidades e conhecimentos, a custo zero.

O objetivo será concretizar as obras durante o verão de 2018 e, para tal, definimos como prazo máximo para a angariação dos 3950,00€  o final do mês de Maio.

 

Chegou o momento.

É agora ou nunca.

Toda a nossa esperança está depositada em vós.

Imagens

Documentos

Os documentos estão apenas acessíveis a utilizadores registados. Por favor faça login para os consultar.

Facebook