Projecto Darte para 16 crianças

Separadores primários

Oferecer o Projecto Darte a 16 crianças e jovens de contextos socioeconómicos desfavorecidos. Através destas sessões semanais de arte como terapia estarão a desenvolver a sua auto-estima, auto-confiança, competências emocionais e sociais.

Pretendemos, com esta campanha, oferecer o Projecto Darte a 16 crianças e jovens e contextos socioeconómicos desfavorecidos - Bairro do Armador em Chelas e Bairro 6 de Maio na Damaia.

O Projecto Darte é um projecto psico-educativo, sem fins lucrativos, que utiliza um método inovador em Portugal de arte como terapia para trabalhar com crianças e jovens dos 5 aos 16 anos de idade. Esta intervenção através da arte tem como objectivo o desenvolvimento da auto-estima e auto-confiança destas crianças e jovens, bem como das suas competências emocionais e sociais. 

Desde 2013, chegámos já a mais de 350 crianças e jovens da região de Lisboa e da Ilha Terceira e pretendemos chegar a muitas mais, também noutras zonas do país. Acreditamos que esta metodologia pode transformar formas de Pensar, Estar e Ser e que por isso, pode mudar muitas vidas para melhor.

Projectos divertidos!

Projectos divertidos!

Com o valor angariado nesta campanha conseguiremos oferecer cerca de 20 Sessões Darte:

  • 1 Grupo Darte no Bairro 6 de Maio, na Damaia. As 8 crianças são seleccionadas pelo Centro Social 6 de Maio, onde temos vindo a trabalhar desde 2014. O Grupo participará nestas sessões semanais de 1h30 durante o 3º período deste ano lectivo (Abril-Junho 2018).
  • 1 Grupo Darte no Bairro do Armador, em Chelas. As 8 crianças são seleccionadas pela Associação Futuro Autónomo, onde temos vindo a trabalhar desde 2013. O Grupo participará nestas sessões semanais de 1h30 durante o 3º período deste ano lectivo (Abril-Junho 2018).

Ajude-nos a pintar sorrisos nas caras destas 16 crinças e jovens!

Sobre o promotor

A Equipa Darte de Lisboa conta com 3 Facilitadores Darte e cerca de 10 Voluntários Darte, que realizam as Sessões Darte. Todos têm o desejo de transformar algo na vida destas crianças e jovens com que trabalham: Educar para Ser, através da arte.

Margarida Seruya Santos é a fundadora e coordenadora do Projecto Darte. Licenciada em Gestão, partiu em 2011 para Oxford, Reino Unido, onde esteve um ano e meio a fazer formação na metodologia The Art Room, período em que fez também formação em arte-terapia no Goldsmiths College, Londres. Trouxe, em 2013, esta metodologia para Portugal e criou o Projecto Darte.

Os Facilitadores Darte recebem supervisão de um psicólogo, que as ajuda a reflectir sobre os casos mais difíceis e a melhorar a sua forma de trabalhar.

Os Voluntários Darte recebem formação inicial na metodologia e supervisão trimestral, por parte das Facilitadoras Darte.

O apoio de uma Voluntária Darte, no Bairro do Armador.

O apoio de uma Voluntária Darte, no Bairro do Armador.

Orçamento e prazos

Os 2880€ que precisamos de angariar serão utilizados da seguinte forma:

  • 40% Aquisição de materiais de artes plásticas e outros materiais consumíveis;
  • 55% Honorários dos Facilitadores Darte;
  • 5% Supervisão da Equipa Darte.

Pretendemos angariar estes fundos até ao dia 16-03-2018, de forma a podermos planear o terceiro período tendo em conta este financiamento.

Galeria de Imagens

Facebook