Redes sociais

Imagens sobre PPL e Crowdfunding

Podes partilhar estas imagens ou criar as tuas próprias infografias com a ajuda de algumas ferramentas online, por exemplo:

Canva

Simples e intuitivo, permite criar imagens criativas. Tem uma extensa biblioteca de recursos gratuitos.

Piktochart ou Visme

Ideal para criar infografias, relatórios, apresentações e cartazes.

Pexels

Banco de imagens de alta definição e gratuitas, com a licença Creative Commons.

Pixabay

Repositório colaborativo de imagens gratuitas, também com a licença Creative Commons.

Pikwizard

Repositório de imagens gratuitas, com várias imagens de pessoas.

Imago

Repositório de imagens gratuitas com pessoas e famílias.

Exemplos de publicações de outras campanhas

As redes sociais são uma ferramenta importante para chegar a um número importante de pessoas. O Facebook e o LinkedIn vão ajudar-te a espalhar a palavra a familiares, amigos, colegas, conhecidos e outras pessoas que partilhem um interesse que esteja relacionado com o teu projecto.

Divulgação da PPL

Uma boa divulgação da campanha de crowdfunding é fundamental para o sucesso da angariação. É necessário identificar o público-alvo e as formas mais eficazes de o alcançar.

O principal responsável pelo esforço de divulgação é o promotor de cada campanha, pois é quem conhece melhor o meio específico (arquitectura, jogos de tabuleiro, moda, etc.) e quem tem acesso ao círculo próximo de apoiantes (familiares, amigos, colegas, etc.).

A PPL complementa essa divulgação com comunicação nas redes sociais, em newsletter periódica, em sugestões automáticas para anteriores apoiantes de campanhas semelhantes, em eventos, bem como em contactos com parceiros e comunicados com a imprensa. É importante salientar que estas iniciativas da PPL não substituem as acções do promotor, nomeadamente a activação da rede próxima, tão fundamental para o arranque de uma campanha.

Quando uma campanha conquista 20 apoiantes, a PPL cria uma publicação promovida para obter maior alcance no Facebook e Instagram. É o compromisso "win win" da PPL!

Se tiveres Instagram, não te esqueças também de colocar o hashtag #CampanhaPPL para que possamos facilmente partilhar as tuas publicações no nosso Instagram @pplcrowdfunding!

Google Analytics

Podes aproveitar as funcionalidades da Google Analytics para analisar o tráfego da tua campanha. De onde vem a maioria dos visitantes? Será que estás a apostar no canal certo? Qual o comportamento dos que visitam a página da campanha?

Primeiro, cria a tua conta na página da Google Analytics. A seguir, abre o separador "Admin" e escolhe "Create new account" na lista "Account". O "truque" na versão mais recente do Analytics (GA4) é escolher a opção "Create a Universal Analytics property", de forma o obter o tracking id dessa versão, que é a utilizada pelo PPL. O tracking ID tem o formato UA-1234567-12!

Após obteres o tracking id, insere-o no backoffice da tua campanha, no campo "Google Analytics ID".

Já está, vai ao portal da Google Analytics para saberes tudo sobre os teus visitantes!