Continuar teatro Dogma\12

Continuar teatro Dogma\12

Desenvolvimento das actividades Dogma\12, sendo que a mais recente será a reposição da peça "Três Mulheres em Torno de um Piano".

  • 1390

    angariado

    38% de 3 600€

    12 apoiantes

  • 17/07/2014

    Terminado a

  • Terminado

    Este projecto não conseguiu reunir os apoios necessários.

Desenvolvimento das actividades Dogma\12, sendo que a mais recente será a reposição da peça "Três Mulheres em Torno de um Piano".

Sob as enormes dificuldades que se impõem à prossecução de actividades culturais no nosso país, Dogma\12 caracteriza-se pela vontade de lutar contra a morte da Cultura por asfixia.

Desenhado e pensado pelo encenador Castro Guedes, que subconscientemente o vinha germinando, eclodiu com novas e aprofundadas valorizações artísticas da criação, da perícia dos agentes do objecto artístico. Tendo começado a ser administrativamente preparado em Janeiro de 2012, constituindo-se juridicamente em 17 de Fevereiro de 2012, fazendo-se acompanhar de Nuno Higino e Álvaro Fernandes, como associados fundadores.

Em 17 de Julho de 2012, estreou-se publicamente em Lisboa, na Comuna, com a peça “Três Mulheres Em Torno de um Piano”, primeira da “Trilogia dos Espelhos”, a que se seguiu “Hotel Bilderberg” em Outubro de 2013 no Teatro da Trindade e em Fevereiro de 2014 no Teatro da Barraca, onde se prevê que estreie a restante "Longa é a Noite para Acordar" (sem data agendada).

O sentido e contributos iniciais passaram a ser altamente enriquecidos desde a formação de um ‘núcleo duro’ de associados efectivos ou colaboradores, por muito trabalho de mais militância cultural do que mesmo voluntariado, num espaço enriquecido e ele-mesmo cadinho de ‘resiliência’ de quem o habita quase diariamente.

Dogma 12 procura o financiamento colaborativo em alternativa a subsídios ofensivos à construção artística, no sentido de viabilizar o desenvolvimento das suas actividades, sendo que a mais recente será a reposição da peça "Três Mulheres em Torno de um Piano" e com a prospecção de captação de um público fixo mais alargado e da obtenção de verbas para a construção e estreia de novas peças.

Ensaios "Três Mulheres em Torno de um Piano"

As datas de apresentação previstas para a peça "Três Mulheres em Torno de um Piano" são 18, 19, 20, 25, 26 e 27 de setembro; 2,3,4, 9, 10, 11, 16, 17, 18 de outubro. Sempre às 18h40, no Teatro da Barraca (Largo de Santos, Lisboa). Com a duração de cerca de 110 minutos em acto único, sem intervalo.

Dogma 12 apresentará ainda a peça "O Monólogo do Banqueiro", com estreia prevista para 12 de Dezembro de 2014 na Sociedade Portuguesa de Autores, com carreira em 2015 todas as primeiras segundas-feiras do mês durante 2015, às 18h50 e com duração de 50 minutos em acto único.

Para consultar o catálogo com as contrapartidas disponíveis.

Sobre o promotor

DOGMA 12 – Estúdio de Dramaturgias de Língua Portuguesa, Associação Cultural Sem Fins Lucrativos.

Criada por acto notarial na Conservatória de Viana do Castelo, no dia 17 de Fevereiro de2012, tendo por sócios fundadores Jorge Augusto de Morais e Castro Guedes (Presidente da Associação e por inerência de funções, Director Artístico e doravante designado abreviadamente pelo nome artístico: Castro Guedes), Nuno Higino Pereira Cunha (Presidente da Mesa da Assembleia Geral, ) e Álvaro Sidónio Fernandes.

Em 17 de Julho de 2012, estreou-se publicamente em Lisboa, na Comuna, com a peça “Três Mulheres Em Torno de um Piano”, primeira da “Trilogia dos Espelhos”, a que se seguiu “Hotel Bilderberg” em Outubro de 2013 no Teatro da Trindade e em Fevereiro de 2014 no Teatro da Barraca, onde se prevê que estreie a restante (“Longa é a Noite para Acordar”).

Dirige o projecto o encenador Castro Guedes: nascido no Porto em 1954, iniciou a actividade teatral, como amador em 1967 e, como profissional em 1973.

Estagiou, entretanto, em Paris, no Théâtre National de La Colline com Joge Lavelli e é Mestre em Artes Cénicas pela FSCH/UNL.

Como actor profissional começou por trabalhar na Seiva Trupe, tendo criado, no final de 1977, o TEAR – Teatro Estúdio de Arte Realista, CRL, (Porto-Viana-Porto), de que foi o Director Artístico até final de 1989; e, cumulativamente, do Teatro Universitário do Porto (1985/87); mais tarde, do Teatro do Noroeste/Centro Dramático de Viana (1994/1997 em parceria; 2001/2004 em parceria; 2005/2011 a solo) e do Casino da Póvoa (1998/2000, com responsabilidades associadas de gestor do departamento).

Como encenador convidado, entre outros, dirigiu no Teatro Nacional Dona Maria II (1983), Serviço ACART da Fundação Calouste Gulbenkian (1984 e 1993), Casa da Comédia (1985), Produção Morais e Castro/Teatro Villaret (1986), Novo Grupo/Teatro Aberto (1988), Cendrev (1989), Produção Raul Solnado/Teatro Villaret (1990), Teatro da Trindade (1992).

No total soma mais de 100 encenações e dirigiu, entre amadores e profissionais de vários ramos das artes cénicas, perto de 1000 intérpretes.

Foi consultor da RTP para teatro e dramáticos (1990/1994), autor e apresentador de “Viagem Pelo Teatro” (9 episódios) e de “Dramazine” (102 episódios).

Foi professor convidado e/ou monitor de seminários em diversas instituições, respectivamente: Escola de Teatro e Cinema Escola Superior de de Música e Artes do Espectáculo, Escola Superior de Artística da Cooperativa Árvore, Academia Contemporânea do Espectáculo, Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Curso de Teatro d Institut Franco-Portugais. Na Convenção Teatral Europeia, Universidade Católica (Pólo do Porto), Université d’Auvergne, Instituto de Estudos de Línguas e Tradições da FCSH/UNL e no Voluntariado da Leitura no Centro de Investigação para as Tecnologias Interativas na FCSH/UNL.

Autor de vários textos dramáticos (4 pulicados), tradutor e articulista regular no “Público” e no “As Artes Entre As Letras”e das revistas virtuais TriploV e In.Comunidades; entre outras publicações, escreveu para o semanário “A Opinião” e no “Expresso”, “Diário de Notícias”, “Jornal deNotícias” e as revistas “Mealira”, “Seara Nova”, “Domínios”, “Ensaio”, “Revista da ADE - Associacin de Directores de Escena de España” e “Revista Galega de Teatro”. Tem também publicado um ensaio teatral (“Do Outro Lado da Máscara).

Foi ainda redactor publicitário na McCann/Erickson, na Bates Portugal e director criativo e estratégico na Boom & Bates.

Foi também Consultor Cultural da Primus – Agência para o Desenvolvimento  da Área Metropolitano do Porto.

Na montagem específica de “Três Mulheres Em Torno de Um Piano”, a equipa é constituída por Lúcia Maria, Isabel Francisco e Francisca Lima (actrizes); Carlos Galvão (Operação de Luz e Som, Consultoria de Marketing), Lídia Simões (Produção Executiva), Ana Roque (Contra-Regra e Co-responsável de meios digitais), Marta Moura (Anotadora e Co-responsável de meios digitais), Filipa Oliveira (Frente de Casa e Co-responsável de meios digitais). Diogo Correia, Roberta Costa e Henrique Nande (grafia e direcção de arte publicitária), José Cardigos Bastos (Fotografia e registos), José Carlos Barros (assessoria cenográfica e adereços; Castro Guedes (autor do texto, encenador, criador do espaço cénico).

Orçamento e Calendarização

Despesas: Recuperação e/ou compras de substituição de elementos cenográficos = 600 euros. Recuperação e/ou compras de guarda-roupa = 100 euros. Compra de adereços de desgaste em cada representação = 150 euros. Aluguer de Espaço para ensaios 1ª fase, fora do local de apresentação = 200 euros. Transporte de matérias do armazenamento para sala de ensaio, da sala de ensaios para local de apresentação e do local de apresentação para o armazenamento = 350 euros. Licenças e visto de representação = 100 euros. Direitos de Autor (SPA, 5% da receita de senhas de presença) = 200 euros. Edição de 1.500 flyers para promoção do Crowdfunding = 120 euros. Edição de 1.200 flyers “teaser” para promoção da peça = 100 euros. Edição de 5.000 flyers para promoção da peça = 250 euros. Edição de 300 cartazes para promoção da peça = 300 euros. Colocação de cartazes e distribuição de flyers (empresa especializada) = 200 euros. Anúncios no Facebook = 100 euros Despesas de deslocação e contactos para captação de públicos = 250 euros Produção de 500 Passaportes/Cartão de Associado = 750 euros Despesas Administrativas (comunicação, material de escritório…) = 100 euros 20% de receita de senhas de presença para o local de apresentação = 800 euros Subsídios de custos pessoais directos (transportes, etc.) para voluntários = 1.000 euros Fotografias, vídeos (tudo em doação feita a Dogma 12) = 0 Cachet simbólico para actrizes e encenador (4 profissionais) = 2.000 euros. “Ofertas” em Crowdfunding (tudo em doação prévia feita a Dogma 12) = 0 5 % a pagar pela receita de Crowdfunding = 180 euros 25 % de receita de senhas de presença =cativar para demais e futuras actividades de Dogma 12 = 1.000 euros TOTAL = 8.850 Receitas Da acção de Crowdfunding = 3.600 euros. Receita de senhas de presença (fora das ofertas no Crowdfunding) = 4.000 euros Receita de 300 passaportes singulares = 750 euros. Receita de 100 passaportes de grupo = 500 euros. TOTAL = 8.850. Prazos 1) Inicio de campanha de Crowdfunding = 24 de Abril de 2014. 2) Início de campanhas publicitáriasdo Crowdfunding = 24 de Abril de 2014. 3) Final de campanha de Crowdfunding = 12 de Julho de 2014. 4) Início e ensaios da peça = 18 de Agosto de 2014. 5) Início da carreira da peça = 18 de Setembro de 2014. 6) Carreira da peça = 3 X semana até 18 de Outubro de 2014. Metas - Atingir, através da peça novos associados e novos espectadores, dos quais se quer como objectivo positivo que transitem para um público fixado para o futuro na ordem de mínimos de 50% muito regulares + 20% regulares + 15% irregular e “perda” de outros 15%. - Confirmar estes mesmos objectivos junto do público pré-existente. - Mobilizar em acção e alargar “público muito próximo” através do alargamento dos GAP (Grupos de Apoiantes dos Públicos), como “plateia crítica” e agentes de apoio e aprofundamento dos propósitos de Dogma 12. - Criar sistemas em rede para difusão e captação de públicos; de sinergias e colaborações em parceria. - Encontrar alternativas semi-profissionais à morte institucional de um teatro não-ligeiro sem apoios institucionais, numa perspectiva estrutural e não na ilusão de ser um aspecto passageiro.

Seg, 29/04/2024 - 03:29

17/07/2014

Campanha terminou

Não se reuniu a totalidade dos fundos

Lançamento da campanha

23/05/2014

Junta-te a nós para poderes participar nesta campanha. Criar conta

  • jorge castro guedes

    oportunidade

    mesmo para quem não se queira especifica ou prioritariamente solidarizar com a finalidade deste crowsfunding, há oportunidades de contrapartidas muito vantajosas.

    Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários

12 membros da comunidade PPL
apoiam esta campanha

  • 7
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Conhece quem está a tornar este sonho realidade

  • Dogma\12

    21/06/2014 - 21:03

    | Escolho a colecção de figurinos

  • vitor miragaia

    10/06/2014 - 12:23

  • Alberto Miguéis

    04/06/2014 - 18:25

    Quero expressar as minhas congratulações ao vosso grupo pela imaginação e persistência para continuar em Portugal um teatro que não seja controlado pelo Estado.

  • Ana Barros

    04/06/2014 - 12:26

  • Isabel Maria Luciano

    01/06/2014 - 11:03

    Para a cultura e para este projecto em especial, muita força. Pouco a pouco chegaremos mais longe.

  • AFonseca

    29/05/2014 - 10:59

    Força, coragem e confiança

  • Isabel Marques Atalaia

    28/05/2014 - 11:21

  • jorge castro guedes

    28/05/2014 - 10:34

    | Tenho pena de não poder contribuir com mais, mas não podia também deixar de contribuir. Parabéns pela vossa independência.

  • Maria Eduarda Castro

    27/05/2014 - 17:55

  • Diana Almeida

    26/05/2014 - 21:44

  • luis paiva

    26/05/2014 - 20:01

    vamos em frente !

  • helenacarlag

    26/05/2014 - 17:58