Desenvolvimento das actividades Dogma\12, sendo que a mais recente será a reposição da peça "Três Mulheres em Torno de um Piano".
Sob as enormes dificuldades que se impõem à prossecução de actividades culturais no nosso país, Dogma\12 caracteriza-se pela vontade de lutar contra a morte da Cultura por asfixia.
Desenhado e pensado pelo encenador Castro Guedes, que subconscientemente o vinha germinando, eclodiu com novas e aprofundadas valorizações artísticas da criação, da perícia dos agentes do objecto artístico. Tendo começado a ser administrativamente preparado em Janeiro de 2012, constituindo-se juridicamente em 17 de Fevereiro de 2012, fazendo-se acompanhar de Nuno Higino e Álvaro Fernandes, como associados fundadores.
Em 17 de Julho de 2012, estreou-se publicamente em Lisboa, na Comuna, com a peça “Três Mulheres Em Torno de um Piano”, primeira da “Trilogia dos Espelhos”, a que se seguiu “Hotel Bilderberg” em Outubro de 2013 no Teatro da Trindade e em Fevereiro de 2014 no Teatro da Barraca, onde se prevê que estreie a restante "Longa é a Noite para Acordar" (sem data agendada).
O sentido e contributos iniciais passaram a ser altamente enriquecidos desde a formação de um ‘núcleo duro’ de associados efectivos ou colaboradores, por muito trabalho de mais militância cultural do que mesmo voluntariado, num espaço enriquecido e ele-mesmo cadinho de ‘resiliência’ de quem o habita quase diariamente.
Dogma 12 procura o financiamento colaborativo em alternativa a subsídios ofensivos à construção artística, no sentido de viabilizar o desenvolvimento das suas actividades, sendo que a mais recente será a reposição da peça "Três Mulheres em Torno de um Piano" e com a prospecção de captação de um público fixo mais alargado e da obtenção de verbas para a construção e estreia de novas peças.
Ensaios "Três Mulheres em Torno de um Piano"
As datas de apresentação previstas para a peça "Três Mulheres em Torno de um Piano" são 18, 19, 20, 25, 26 e 27 de setembro; 2,3,4, 9, 10, 11, 16, 17, 18 de outubro. Sempre às 18h40, no Teatro da Barraca (Largo de Santos, Lisboa). Com a duração de cerca de 110 minutos em acto único, sem intervalo.
Dogma 12 apresentará ainda a peça "O Monólogo do Banqueiro", com estreia prevista para 12 de Dezembro de 2014 na Sociedade Portuguesa de Autores, com carreira em 2015 todas as primeiras segundas-feiras do mês durante 2015, às 18h50 e com duração de 50 minutos em acto único.
Para consultar o catálogo com as contrapartidas disponíveis.
Sobre o promotor
DOGMA 12 – Estúdio de Dramaturgias de Língua Portuguesa, Associação Cultural Sem Fins Lucrativos.
Criada por acto notarial na Conservatória de Viana do Castelo, no dia 17 de Fevereiro de2012, tendo por sócios fundadores Jorge Augusto de Morais e Castro Guedes (Presidente da Associação e por inerência de funções, Director Artístico e doravante designado abreviadamente pelo nome artístico: Castro Guedes), Nuno Higino Pereira Cunha (Presidente da Mesa da Assembleia Geral, ) e Álvaro Sidónio Fernandes.
Em 17 de Julho de 2012, estreou-se publicamente em Lisboa, na Comuna, com a peça “Três Mulheres Em Torno de um Piano”, primeira da “Trilogia dos Espelhos”, a que se seguiu “Hotel Bilderberg” em Outubro de 2013 no Teatro da Trindade e em Fevereiro de 2014 no Teatro da Barraca, onde se prevê que estreie a restante (“Longa é a Noite para Acordar”).
Dirige o projecto o encenador Castro Guedes: nascido no Porto em 1954, iniciou a actividade teatral, como amador em 1967 e, como profissional em 1973.
Estagiou, entretanto, em Paris, no Théâtre National de La Colline com Joge Lavelli e é Mestre em Artes Cénicas pela FSCH/UNL.
Como actor profissional começou por trabalhar na Seiva Trupe, tendo criado, no final de 1977, o TEAR – Teatro Estúdio de Arte Realista, CRL, (Porto-Viana-Porto), de que foi o Director Artístico até final de 1989; e, cumulativamente, do Teatro Universitário do Porto (1985/87); mais tarde, do Teatro do Noroeste/Centro Dramático de Viana (1994/1997 em parceria; 2001/2004 em parceria; 2005/2011 a solo) e do Casino da Póvoa (1998/2000, com responsabilidades associadas de gestor do departamento).
Como encenador convidado, entre outros, dirigiu no Teatro Nacional Dona Maria II (1983), Serviço ACART da Fundação Calouste Gulbenkian (1984 e 1993), Casa da Comédia (1985), Produção Morais e Castro/Teatro Villaret (1986), Novo Grupo/Teatro Aberto (1988), Cendrev (1989), Produção Raul Solnado/Teatro Villaret (1990), Teatro da Trindade (1992).
No total soma mais de 100 encenações e dirigiu, entre amadores e profissionais de vários ramos das artes cénicas, perto de 1000 intérpretes.
Foi consultor da RTP para teatro e dramáticos (1990/1994), autor e apresentador de “Viagem Pelo Teatro” (9 episódios) e de “Dramazine” (102 episódios).
Foi professor convidado e/ou monitor de seminários em diversas instituições, respectivamente: Escola de Teatro e Cinema Escola Superior de de Música e Artes do Espectáculo, Escola Superior de Artística da Cooperativa Árvore, Academia Contemporânea do Espectáculo, Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Curso de Teatro d Institut Franco-Portugais. Na Convenção Teatral Europeia, Universidade Católica (Pólo do Porto), Université d’Auvergne, Instituto de Estudos de Línguas e Tradições da FCSH/UNL e no Voluntariado da Leitura no Centro de Investigação para as Tecnologias Interativas na FCSH/UNL.
Autor de vários textos dramáticos (4 pulicados), tradutor e articulista regular no “Público” e no “As Artes Entre As Letras”e das revistas virtuais TriploV e In.Comunidades; entre outras publicações, escreveu para o semanário “A Opinião” e no “Expresso”, “Diário de Notícias”, “Jornal deNotícias” e as revistas “Mealira”, “Seara Nova”, “Domínios”, “Ensaio”, “Revista da ADE - Associacin de Directores de Escena de España” e “Revista Galega de Teatro”. Tem também publicado um ensaio teatral (“Do Outro Lado da Máscara).
Foi ainda redactor publicitário na McCann/Erickson, na Bates Portugal e director criativo e estratégico na Boom & Bates.
Foi também Consultor Cultural da Primus – Agência para o Desenvolvimento da Área Metropolitano do Porto.
Na montagem específica de “Três Mulheres Em Torno de Um Piano”, a equipa é constituída por Lúcia Maria, Isabel Francisco e Francisca Lima (actrizes); Carlos Galvão (Operação de Luz e Som, Consultoria de Marketing), Lídia Simões (Produção Executiva), Ana Roque (Contra-Regra e Co-responsável de meios digitais), Marta Moura (Anotadora e Co-responsável de meios digitais), Filipa Oliveira (Frente de Casa e Co-responsável de meios digitais). Diogo Correia, Roberta Costa e Henrique Nande (grafia e direcção de arte publicitária), José Cardigos Bastos (Fotografia e registos), José Carlos Barros (assessoria cenográfica e adereços; Castro Guedes (autor do texto, encenador, criador do espaço cénico).
jorge castro guedes
oportunidade
mesmo para quem não se queira especifica ou prioritariamente solidarizar com a finalidade deste crowsfunding, há oportunidades de contrapartidas muito vantajosas.
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