Gravação e Edição do CD "Açor" de Victor Castro

Separadores primários

Esta campanha destina-se a apoiar a gravação e edição do terceiro CD de Victor Castro intitulado "Açor". Do CD constam arranjos inéditos de música de alguns dos cantautores dos Açores, assim como peças originalmente escritas para guitarra.

A adaptação e escrita deste repertório para a guitarra clássica é uma forma de perpetuar e divulgar estes temas e os seus compositores. Existe um diálogo entre as qualidades inerentes à guitarra e a música escolhida, pode-se dizer que ambos ficam a ganhar. Este trabalho mostra também um pouco da criatividade e versatilidade de alguns dos compositores dos Açores e deste intérprete, também ele açoriano. Na capa, a pintura feita em pano de seda e todo o design gráfico ficou a cargo de Claus Alves da Silveira. A fotografia é de Jorge Monjardino. A gravação e masterização esteve a cargo de Zé Miguel Fernandes no Estudio Record Puzzle Music.

Capa do CD

Capa do CD

Sobre o promotor

O guitarrista, arranjador e compositor Victor Castro nasceu em Angra do Heroísmo, Açores, Portugal. Formou-se em guitarra clássica no Conservatório Regional de Angra do Heroísmo, onde estudou com Carlos Baptista Ávila e com os norte-americanos Steven Rings, Thimothy Jonhson, Miles D.Bardford, Eddy Goldz, concluindo os estudos com Roberto Hugo (Uruguai). Assistiu às masterclasses de David Russell, Eduardo Issac, Eduardo Fernandez, Ana Vidovic, Marco Pereira, Sebastião Tapajós, Fábio Zanon entre outros. É Licenciado em Música pela Universidade Federal do Maranhão- Brasil e Mestrando na área da Performance, na Universidade de Aveiro - Portugal. Tem dois CD editados. Já realizou concertos em Portugal, Espanha, Alemanha, Estados Unidos, Argentina e no Brasil. Já se apresentou com a Orquestra Sinfónica Brasileira (OSB) e com a Orquestra de Câmara da Escola de Música do Maranhão. É convidado regularmente a participar em festivais de guitarra clássica para concertos e a ministrar masterclasses. Ganhou duas vezes o prêmio “Raphael Rabelo” no Festival Internacional de Guitarra do Piauí, em Fevereiro de 2008 e 2009. Dentre alguns destaques da sua carreira podem-se citar: a estreia de obras de vários compositores, entre os quais: Thimothy Jonhson(USA), Antero Ávila(PT) Thomas Kupsch(GER), Ubiratan Sousa(BRA); o concerto das comemorações do “10 de Junho” para Sua Exc. Presidente da Républica Dr. Jorge Sampaio; convidado do Ciclo de Guitarra da Secretaria da Cultura de Coimbra e do Festival Internacional Francisco Lacerda; Integral da obra para violão de Lopes-Graça em concerto no Auditório da SPA, Lisboa, Concerto Tributo a Carlos Paredes no Museu do Fado em Lisboa com Paulo Cunha onde interpreta em Guitarra Portuguesa. Em 2010 foi distinguido em Lisboa, pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, que lhe entregou “Prémio Talento 2009” pelas mãos do fadista Camané. No âmbito da música popular também tem trabalhado com grandes músicos no Brasil e em Portugal. Como compositor, as suas composições têm sido publicados pela editora AvA Musical Editions, (Lisboa -Portugal). 

Foto de Jorge Monjardino

Foto de Jorge Monjardino

Orçamento e prazos

O apoio visa custear a gravação, produção e reprodução mecânica do CD.

Prevê-se o lançamento do CD durante o mês de abril de 2018.

Imagens

Facebook