Philantra - Festival de Arte Independente

Separadores primários

"O que queres ser quando fores grande?" é o mote da 3ª edição do Philantra – Festival de Arte Independente 2014 que decorrerá entre os dias 3 e 6 de Setembro.

O Quê? 

Philantra – Festival de Arte Independente é um festival anual produzido pela Filantrópica – Cooperativa de Cultura que tem como objectivo dar espaço, apoio, visibilidade e público a projectos artísticos emergentes, tanto individuais como colectivos. Entre as várias linguagens a que se procura dar relevo encontram-se as artes cénicas e performativas, as artes plásticas e as artes audiovisuais, digitais e multimédia, oferecendo à comunidade da Póvoa de Varzim um programa diversificado, artística e esteticamente exigente, com eventos e espectáculos para todos os públicos e idades e a preços acessíveis (entradas individuais entre 4 a 6 euros, com passes gerais a 20 euros). 

Onde? 

Tirando o maior partido possível do seu edifício sede, a Filantrópica – Cooperativa de Cultura abre as suas portas e põe à disposição dos participantes as infra-estruturas físicas que possui (Sala Estúdio, Galeria de Arte, Ateliers de Pintura e Música) como espaços particularmente habilitados para a apresentação dos seus trabalhos, ao mesmo tempo, o Philantra – Festival de Arte Independente procura encontrar na cidade da Póvoa de Varzim locais emblemáticos e espaços culturais onde desenrolar muitas das suas actividades, indo ao encontro do público e dos lugares que ele naturalmente privilegia.  

Quando? 

À semelhança de anteriores edições, a terceira edição do Philantra – Festival de Arte Independente 2014 decorrerá entre os dias 3 e 6 de Setembro. 

Como? 

Apenas através do trabalho e dedicação da Filantrópica – Cooperativa de Cultura, dos seus cooperadores, dos seus órgãos sociais, da Comissão Organizadora do Philantra – Festival de Arte Independente, do seu corpo de voluntários, sustentado-se numa estratégica parceria com a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e contando com o apoio de mecenas individuais e colectivos é este festival passível de ser realizado. E, nesta edição de 2014, assim esperemos que continue.

 

Philantra 2011 - Cerimónia de Abertura

Philantra 2011 - Cerimónia de Abertura

Sobre o promotor

A Filantrópica - Cooperativa de Cultura, CRL é uma instituição cultural sediada na Póvoa de Varzim com 78 anos de existência e que, ao longo da sua diversificada história, conseguiu afirmar-se como um dos polos mais dinâmicos da cidade. 

As suas actividades desdobram-se na formação artística (artes plásticas, dança, teatro), acolhimento e produção própria de eventos culturais (espectáculos de teatro, música, dança, exposições, colóquios) e sensibilizações de carácter social. 

Desde a recente renovação da sua sede e das infra-estruturas físicas que possui, a Filantrópica apresenta-se como um verdadeiro centro cultural, capaz de acolher, produzir e dinamizar todo o tipo de actividade cultural, bem como estabelecer um diálogo permanente com vários agentes culturais. 

A equipa que lidera a produção do Philantra - Festival de Arte Independente é composta por Inês S. Pereira e Pedro Galiza, actores, encenadores e formadores teatrais, e Nuno Leites, motion designer.

 

Orçamento e prazos

A soma de 1500 euros que pretendemos angariar destina-se, em primeiro lugar, a cobrir despesas logísticas na produção do Festival, tais como:


- Promoção e divulgação (Cartazes, flyers, mupis, telas, lonas, etc)


- Deslocações e alojamento dos participantes;


- Honorários dos participantes;


- Construção de bancadas, palcos e envolvências cénicas de eventos ao ar livre;


- Consumíveis.


O prazo máximo para a angariação desta quantia é 22 de Agosto, ainda que o cartaz final venha a ser fechado em finais de Julho.


Galeria de Imagens

Facebook