O Livro-Objecto por Richard Towers

Separadores primários

O Livro-Objecto, cada livro, para além de conter uma história, é também um objeto real e funcional. Apoio para uma edição especial do livro-xadrez, "O Desafio".

Eu sou o Richard Towers (pseudónimo de Martinho Torres), criador do Livro-Objecto, um conceito literário revolucionário que assenta num princípio simples: cada livro, para além de conter uma história, é também um objeto real e funcional. Em 2011, foram lançados os dois primeiros livros-objeto – Tempo (livro-relógio) e Reflexos (livro-espelho). Em 2012, foi editado o livro-xadrez "O Desafio".

Este conceito é um novo olhar sobre o livro e as suas múltiplas valências – o destino destas obras é a galeria de arte pessoal que cada um pode ter em sua casa: no corredor, na escritório, no quarto, na sala.

O objetivo da abordagem no PPL Crowdfunding é conseguir apoio para uma edição especial do livro-xadrez "O Desafio" (aproximadamente 250 exemplares).

A singularidade destas obras reside no facto de se estabelecer uma relação de cumplicidade entre o livro e o leitor que vai para além da simples dimensão da leitura, pois jogar xadrez sobre um livro que acabou de se ler, dispor na parede um livro-relógio (com uma história sobre o tempo) ou um livro-espelho (em que a capa é cada um de nós) reveste-se de uma carga estética e de um sentido de sofisticação só apreendidos por quem é detentor desta revolucionária forma de arte. 

E tudo isto a tempo de poderem oferecer uma prenda única e personalizada no Natal.

Sobre o promotor

Richard Towers é o pseudónimo literário de Martinho Torres, nascido em 1974 e licenciado em ensino de Português e Francês, pela UTAD. Com uma forte ligação à música, área em que desenvolveu a sua paixão pela arte, decidiu, em 2009, dar forma a uma plataforma multiartística que abarcasse várias manifestações culturais e, com esse intuito, criou a Neoma Produções.

Em 2010, sob a chancela da Neoma Produções, lançou o seu primeiro Livro-Objeto – Tempo, um livro-relógio que, após a leitura, pode ser usado como relógio de parede. Dedicado em exclusivo a este projeto, lançou mais duas obras: Reflexos (livro-espelho), com uma capa completamente espelhada, e O Desafio (livro-xadrez), que compreende o livro com capa axadrezada, uma caixa e 32 peças de xadrez em madeira. Vários jornais e canais de televisão fizeram eco desta inovadora forma de edição, destacando-se a reportagem da SIC Notícias "The Next Big Idea" e uma participação no Programa da RTP Portugal no Coração.

Richard Towers foi considerado, pelo Notícias Magazine, um dos mil portugueses mais engenhosos da atualidade.

Richard Towers Facebook

Galeria de Imagens

Documentos

Os documentos estão apenas acessíveis a utilizadores registados. Por favor faça login para os consultar.