Este livro visa dar um contributo, informando e sensibilizando as pessoas para um consumo mais consciente. Para além do conteúdo linguístico, o livro apresentará um conjunto de imagens, gráficos e outra informação gráfica, sobre o tema.
Vivemos a urgência de enfrentar vários dilemas em situações relativas ao meio ambiente e à economia. Para superar os problemas e garantir a sobrevivência do planeta, é necessário procurar meios sustentáveis de produzir, comercializar, consumir e descartar produtos, reduzindo os impactos ambientais e sociais.
A Indústria Têxtil e do Vestuário está entre as atividades mais poluidoras desde o século XX, pelo uso de substâncias químicas em seus processos de produção, ocasionando a contaminação das águas e do ar, dentre outros impactos negativos. Cumpre implementar um modelo social e produtivo que não prejudique as oportunidades de sobrevivência e o bem-estar das gerações futuras, já que o planeta vive um processo de autodestruição ainda ignorado ou subestimado quanto ao seu real significado.
O desenvolvimento sustentável da Moda envolve processos de criação, recuperação ou reciclagem de produtos que sejam capazes de contribuir para um consumo mais consciente. Assim, o design para a sustentabilidade envolve o ato de projetar produtos, serviços e sistemas com baixo impacto ambiental e alta qualidade social, a fim de evitar a efemeridade na geração de novos produtos, a qual alterou a própria lógica do sistema da Moda ao diminuir os tempos de produção e encurtar o ciclo de vida útil dos mesmos.
Enquanto vivermos num contexto cultural cuja preocupação central e obsessiva resida no novo, no inédito ou no insólito, ao invés de buscarmos o bem comum e a satisfação das necessidades reais das pessoas, tanto para as gerações atuais quanto para as futuras, não conseguiremos impactar positivamente o planeta nem deixar um legado de valores dos quais possamos nos orgulhar e ser lembrados num futuro que já é agora.
Para além do texto normal, o livro apresentará destaques desse próprio texto, fotografias de moda sustentável, gráficos, como por exemplo a produção per capita de lixo em vários países, entre outra informação visual. O objetivo é o de facultar uma leitura complementar ao próprio texto.
Serão também apresentados exemplos concretos de negócios e iniciativas brasileiras e portuguesas rumo a uma moda mais ética e responsável. Nesse seguimento, será divulgada uma base de dados das empresas que foi possível detetar no radar da nossa pesquisa.