MODA SUSTENTÁVEL E CONSUMO CONSCIENTE: UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA

Separadores primários

Este livro visa dar um contributo, informando e sensibilizando as pessoas para um consumo mais consciente. Para além do conteúdo linguístico, o livro apresentará um conjunto de imagens, gráficos e outra informação gráfica, sobre o tema.

Vivemos a urgência de enfrentar vários dilemas em situações relativas ao meio ambiente e à economia. Para superar os problemas e garantir a sobrevivência do planeta, é necessário procurar meios sustentáveis de produzir, comercializar, consumir e descartar produtos, reduzindo os impactos ambientais e sociais.

A Indústria Têxtil e do Vestuário está entre as atividades mais poluidoras desde o século XX, pelo uso de substâncias químicas em seus processos de produção, ocasionando a contaminação das águas e do ar, dentre outros impactos negativos. Cumpre implementar um modelo social e produtivo que não prejudique as oportunidades de sobrevivência e o bem-estar das gerações futuras, já que o planeta vive um processo de autodestruição ainda ignorado ou subestimado quanto ao seu real significado.

O desenvolvimento sustentável da Moda envolve processos de criação, recuperação ou reciclagem de produtos que sejam capazes de contribuir para um consumo mais consciente. Assim, o design para a sustentabilidade envolve o ato de projetar produtos, serviços e sistemas com baixo impacto ambiental e alta qualidade social, a fim de evitar a efemeridade na geração de novos produtos, a qual alterou a própria lógica do sistema da Moda ao diminuir os tempos de produção e encurtar o ciclo de vida útil dos mesmos.

Enquanto vivermos num contexto cultural cuja preocupação central e obsessiva resida no novo, no inédito ou no insólito, ao invés de buscarmos o bem comum e a satisfação das necessidades reais das pessoas, tanto para as gerações atuais quanto para as futuras, não conseguiremos impactar positivamente o planeta nem deixar um legado de valores dos quais possamos nos orgulhar e ser lembrados num futuro que já é agora.

Para além do texto normal, o livro apresentará destaques desse próprio texto, fotografias de moda sustentável, gráficos, como por exemplo a produção per capita de lixo em vários países, entre outra informação visual. O objetivo é o de facultar uma leitura complementar ao próprio texto.

Serão também apresentados exemplos concretos de negócios e iniciativas brasileiras e portuguesas rumo a uma moda mais ética e responsável. Nesse seguimento, será divulgada uma base de dados das empresas que foi possível detetar no radar da nossa pesquisa.

Sobre o promotor

Francisco Mesquita

Pós-doutorado pela Escola de Comunicações e Arte, da Universidade de São Paulo. Desenvolveu um trabalho com produtos amigos do ambiente, sensíveis ao calor e à luz, aplicados na comunicação gráfica. É docente universitário nas áreas da Publicidade, Design, Criatividade e Inovação. Paralelamente, tem mantido a atividade de publicitário e designer ao longo dos anos. Interessa-se pela interseção dos campos do saber e é um grande entusiasta da Moda Sustentável e do Consumo Consciente.

Madeleine Muller

Stylist e produtora de moda com diversas publicações em editoriais e catálogos de moda. É Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Fernando Pessoa (Portugal), Especialista em Moda, Consumo e Comunicação e Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais, ambas pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS). Foi professora em Produção de Moda (Laureate e Senac).

Atualmente, é professora de Design de Moda na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em Porto Alegre, e pesquisadora do Coletivo Viés, vinculado ao NMS - Núcleo de Moda Sustentável da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Orçamento e prazos

O valor que se está a pedir é um apoio para a impressão do livro, o qual terá páginas a cores, opção que encarece bastante a produção.

As restantes despesas, nomedamente a apresentação do livro em vários locais, quer em Portugal quer no Brasil, serão suportadas pelos autores. 

A apresentação pública do livro em Portugal está agendada para o dia 13 de julho, na Loja da FNAC - Stª Catarina, Porto, estando em curso a preparação da apresentação no Brasil Eco Fashion Week 2018, em São Paulo.

Outras apresentações: 

Universidade Fernando Pessoa - UFP, (Portugal): julho 2018.

Escola Superior de Propaganda e Marketing (Brasil): agosto 2018.

Imagens

Documentos

Os documentos estão apenas acessíveis a utilizadores registados. Por favor faça login para os consultar.