Formação intensiva templo Taoísta

Separadores primários

Irei fazer uma formação intensiva que decorrerá de Setembro até ao final do ano, nas montanhas de Wudang onde treinarei diariamente durante 12 horas, Chi Kung, Taiji.

Um templo com mais de 1000 anos, de uma filosofia mais antiga que a história escrita. Com um sábio taoista, como é raro encontrar nos tempos de hoje. Numa montanha remota de Wudang, que só graças à sua inacessibilidade sobreviveu e sobrevive às conturbações da história recente da China, que tem colocado em perigo esta sabedoria preciosa e milenar.

Neste regresso ao templo irei aprofundar o meu saber no taoísmo e nas suas valiosas técnicas. Esta minha ida coincidirá com um raro período em que o templo receberá pessoas com doenças crónicas e graves para tratar. Sendo uma oportunidade única de aprendizagem num contexto real.

Irei fazer uma formação intensiva que decorrerá de Setembro até ao final do ano, nas montanhas de Wudang onde treinarei durante 12 horas por dia artes como o Chi Kung, Taiji, Artes Marciais internas, Meditação, Acupunctura, Fitoterapia, massagem Tuiná, Chi Kung Curativo, Cura pelo Som, Filosofia Taoísta, I Ching, etc. E nesse sentido procuro apoio para suportar o elevado investimento a realizar.

Pretendo colectar e integrar este saber para colocá-lo ao serviço de todos aqueles que dificilmente lhe têm acesso e que poderão também beneficiar com este.

Desde que me conheço que procuro entendimento sobre a natureza do homem, a saúde, a felicidade, teologia e sobre este mundo em que vivemos.

Acredito verdadeiramente que este templo taoísta contém respostas e ferramentas preciosas para a resolução de muitas destas questões. Tendo já servido de raiz ao Budismo Zen do Japão, à Macrobiótica, a práticas como o Chi Kung, Taiji, Meditação, Sun-Gazing, Artes Marciais internas, Reiki, práticas de Longevidade e Cura como a Medicina Tradicional Chinesa, com a Acupunctura, a massagem Tuiná, a Reflexologia, Fitoterapia e muito mais. E curiosamente, tem igualmente servido de inspiração na física moderna e outras ciências naturais.

Acredito assim que esta é uma fonte primordial e é uma oportunidade inestimável de beber de uma fonte pura e plena de saber.

Tenho como meta integrar, simplificar todos estes ensinamentos e ensiná-los no próximo ano, como retorno. Acredito que passamos uma época de transição, de crise em que diversas revoluções ocorrem e que o regresso às raízes tem um papel fundamental para encontrar as respostas essenciais para atravessar estes tempos de maior desafio. Acima de tudo quero trazer estabilidade e ferramentas para auxiliar nestes tempos mais difíceis, auxiliando o reencontrar do equilíbrio nesta época de corda bamba.

Sobre o promotor

Escrever sobre nós é um desafio e tanto... Cada palavra ou definição, parece quase nada.

Apontamos os feitos ou o feitio? As experiências ou as formações? Aquilo que nos consideramos bons ou as vulnerabilidades que insistimos em manter na sombra?

Poderia descrever o que gosto e o que não gosto e ainda assim seria como olhar o dedo que aponta o sol.

Cresci em Sintra. O meu fruto preferido é a néspera, embora seja raro encontrar das boas. Andei de dromedário antes de andar de cavalo, voei de helicóptero antes de entrar num avião. Caminhei sobre brasas porque alguém me perguntou se queria experimentar. Li uma enciclopédia universal aos 10 anos escrevendo seguidamente a minha visão teológica de então. Aos 11 desenhava mandalas em papel porque gostava da simetria entre os traços, a relação entre as coisas e encontrar proporções. Fiz o meu primeiro puzzle de 1000 peças, quando tinha 13. Aos 15 anos, depois de ler uma série de livros do budismo decidi que iria um dia para um templo a Oriente para "encontrar-me". 14 anos depois fi-lo. Com a mesma idade comecei a praticar Muay Thai e continuei por dois anos pensando que iria descobrir algo profundo sobre mim próprio, tendo aprendido que o medo é maior que a realidade e que se desfaz quando o olhamos de frente com coragem. Licenciei-me em engª informática porque não percebia nada de física e matemática e queria conciliar engenho e arte. Desenvolvi no fim do curso um CD-ROM de ensino de História para crianças e hoje em dia ofereço-o a quem o queira.
Trabalhei numa grande multinacional e compreendi que "ganhar dinheiro" ou "ter mais" não podiam ser as únicas razões para empenharmos metade do tempo que estamos acordados em vida. Aprendi macrobiótica durante 2 anos e outras tantas formações em que senti interesse e apreço. Dei formação em todas as faixas etárias e adquiri experiência durante anos a trabalhar como terapeuta, lojista, gestor de projecto, assessor de comunicação, professor de meditação, webdesigner, pintor, servente, consultor, guia de viagens e cozinheiro. Acredito que tudo aquilo a que me dedico interliga-se com tudo aquilo a que me dedico. Que o impossível é resultado da incapacidade de ver o possível.

Quando não sei se algo é possível, tento. Se algo me parece impossível, experimento. Acredito que é possível materializar sonhos se nestes nos empenhamos bem acordados e com a ajuda de outros sonhadores.

gambuzinices.blogspot.pt

Galeria de Imagens