Portugal 2055 - BD sobre alterações climáticas em Portugal

Separadores primários

Campanha financiada. Poderá aceder gratuitamente à edição digital deste livro através do link: http://digital.museus.ul.pt/collections/show/58
 
O objectivo deste projecto de crowdfunding é fazer uma tiragem impressa deste livro, de acordo com a verba angariada, com a finalidade de distribuir exemplares entre diversas entidades tais como: escolas, bibliotecas, organizações de ambiente, apoiantes e autores deste projecto.
 
Este livro será a cores e terá cerca de 80 páginas em tamanho aproximado a A4, contendo 10 capítulos  em que são abordados diversos temas tais como fogos florestais, erosão costeira, ondas de calor, saúde humana, turismo, agricultura, etc.
 
Haverá, também, uma versão digital deste livro on-line, disponibilizado de forma gratuita, no sítio do Museu Nacional de História Natural e da Ciência  e/ou noutras plataformas on-line que se considerem adequadas.
 
Páginas de Xico Santos

Páginas de Xico Santos

 
Esta BD tem o argumento de Bruno Pinto e a participação de diversos autores na ilustração dos vários capítulos: Carla Rodrigues, César Évora, Fil, Filipe Gonçalves, Miguel Santos, Nuno Rodrigues, Penim Loureiro, Rui Alex, Sofia Pereira, Susa Monteiro e Xico Santos.
 
Para assegurar o rigor científico desta publicação, o argumento do livro foi revisto tecnicamente pela equipa do Professor Filipe Duarte Santos (CCIAM - Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa).
 

Sobre o promotor

Este projecto é promovido pelo Museu Nacional de História Natural e da Ciência - MUHNAC, com o apoio de outras entidades, tais como o Centro de Biologia Ambiental - CBA (http://cba.fc.ul.pt/) e a Associação Cultural Tentáculo.

Equipa

Coordenadores: Bruno Pinto e Filipe Lopes

Bruno Pinto (Biólogo): Desde 2009, é bolseiro de pós-doutoramento em comunicação de ciência no Museu Nacional de História Natural e da Ciência. Foi membro da Comissão Organizadora do programa “Bioeventos 2010”, comissário da exposição "Linces, Lobos e Águias-Reais" (MUHNAC), co-autor do livro “Guia de Campo do Dia B”, autor de duas peças de teatro sobre ciência, escrevendo ainda crónicas mensais online no sítio da Visão Verde. Pertence, também, ao grupo “Cientistas de Pé” (Stand-Up Comedy sobre Ciência). Para além disso, foi argumentista do livro de banda besenhada “O lince-ibérico: a sua história em Portugal”, feita em parceria com o ilustrador José Garcês e publicado pela Liga para a Protecção da Natureza (2011).

Luís Filipe Lopes (Biólogo) é ilustrador de um dos capítulos do livro e co-coordena este projeto. É bolseiro de pós-doutoramento no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, onde está envolvido na gestão e disponibilização de dados on-line. Nos seus tempos livres, é autor de Banda Desenhada e fundador e editor da antologia de banda desenhada “Zona”, que é publicada desde 2009, contando já com a participação de cerca de uma centena de autores, portugueses e estrangeiros. É, também, fundador e presidente da Associação Cultural Tentáculo, que tem publicado a “Zona”, assim como outros livros de vários autores.

Ilustradores: Carla Rodrigues, César Évora, Fil, Filipe Gonçalves, Miguel Santos, Nuno Rodrigues, Penim Loureiro, Rui Alex, Sofia Pereira, Susa Monteiro e Xico Santos.

Orçamento e prazos

Impressão do livro Portugal 2055 e despesas associadas.

O dinheiro obtido será usado para fazer uma tiragem em papel, até 500 exemplares. Qualquer verba extra obtida será usado para gratificação dos autores/aumento da tiragem.

Os valores obtidos estarão sujeitos a um IVA de 23%.

A nossa meta é ter o livro pronto no fim de Dezembro, avançando para a impressão após o fim deste projecto.

Imagens

Facebook