Criar uma campanha eficaz

Criar e promover uma boa campanha é essencial para alcançar o teu financiamento. Aqui estão algumas dicas sobre como o fazer. Toma nota antes de submeter uma campanha ao PPL.

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Propõe objectivos realistas

Certifica-te de que estabeleces uma meta que consegues atingir. Podes avaliar a reacção do público a outros projectos e pensar no perfil dos teus potenciais apoiantes.

  1. Quão grande é a tua rede de amigos e familiares e qual a probabilidade dessas pessoas te apoiarem no teu projecto? Estatísticas indicam que cerca de 30% a 40% dos apoios têm origem neste círculo. Afinal, se a família e os amigos mais próximos não apoiam, que mensagem é passada para os restantes apoiantes?
  2. És membro de alguma associação ou grupo cujos membros tenham interesses semelhantes que possam contribuir para o teu projecto? Divulga o teu projecto nestes meios.
  3. Torna o teu discurso o mais atractivo possível para os potenciais apoiantes e oferece recompensas únicas e divertidas.
  4. É possível ultrapassar o limite inicialmente estabelecido para a campanha. Se conseguires mais do que o seu objectivo, óptimo, superaste as expectativas. Por outro lado, se sobreestimares o montante e não conseguires o objectivo dentro do prazo, todos os apoios serão devolvidos aos apoiantes.

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Cria um discurso poderoso

Sê honesto e claro sobre o que queres realizar. Conta uma história que seja interessante e inspiradora. O tempo dos potenciais apoiantes é escasso. Comunica a tua ideia de modo simples, sucinto e que capte a atenção. Não tentes explicar tudo nos cerca de dois minutos do vídeo. Se conseguires captar o interesse da audiência, cada pessoa poderá ler com mais detalhe a restante informação e até entrar em contacto contigo.

Explica o que te diferencia de outros projectos e porque precisas do apoio.

Cria um vídeo sobre o teu projecto, investe tempo nele e aperfeiçoa-o – esta é a tua oportunidade para convencer os teus apoiantes! Sê criativo e diverte-te, quanto mais apelativo for o teu projecto, maiores as probabilidades de se tornar viral e criar buzz!

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Pede ajuda

Criar uma boa campanha é essencial, mas mais importante ainda é promovê-la o melhor possível. Mostra-te apaixonado pela tua ideia e não desperdices uma única oportunidade de partilhar o projecto que estás a tentar realizar. É fundamental divulgar a campanha nas redes sociais assim como nos teus contactos, grupos, comunidades, etc...

E será isto suficiente?

Como uma grande percentagem dos apoiantes são familiares e conhecidos, não tenhas vergonha e pede-lhes ajuda! Eles são os teus maiores fãs, e têm de saber que a tua campanha está activa e pronta a receber os seus donativos.

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Oferece recompensas

Neste modelo de crowdfunding é necessário oferecer recompensas pelos apoios, mesmo que simbólicas.

Propõe recompensas emocionantes para chamar a atenção das pessoas e fazer com que falem do teu projecto. Sê criativo! Se recompensares os teus apoiantes com algo exclusivo ou único terás mais probabilidades de atingir o teu financiamento. As recompensas podem ser tangíveis ou intangíveis mas têm que incentivar as pessoas a tornarem-se apoiantes da tua causa.

Quanto mais sedutoras as recompensas, mais facilmente conseguirás obter apoiantes. Não tornes a escolha complicada para os apoiantes. Coloca recompensas por escalões mas tenta não ultrapassar as seis. Não é por ter um menu de 20 recompensas diferentes que atrairás mais apoiantes, antes pelo contrário. Simplifica a tua vida e a dos potenciais apoiantes.

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Mantém as pessoas envolvidas e actualizadas

Aproveita o facto de ter uma forma de comunicação mais directa com os teus apoiantes e faz com que as pessoas se sintam parte do projecto. Mantém-nas actualizadas de forma a tornar o teu projecto mais dinâmico.

As actualizações constantes conseguem manter o interesse dos apoiantes e pode até incentivá-los a espalharem a mensagem por ti, sobretudo quando estiveres perto de atingir o teu objectivo!

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Agradece aos teus apoiantes

Pode parecer óbvio mas é importante agradecer aos teus apoiantes.

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Consulta a nossa Academia PPL

Temos muito mais dicas e sugestões sobre o processo de criação e divulgação de campanhas na nossa Academia PPL.

 

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