Crianças da Costa do Sol recebem biblioteca móvel

15
Mar
2013

“O TCHOVA DA JUJU”, uma biblioteca móvel infantil destinada a promover o acesso ao livro e a reforçar a ligação entre as escolas e as comunidades, chega no próximo sábado, dia 16 de Março, às 9h, ao bairro da Costa do Sol.

Sob o lema “Brincar e Aprender”, o Tchova vai ser acolhido em ambiente de festa, num convívio comunitário que incluirá actividades de dinamização da leitura e nutrição reforçada para um grupo de crianças do bairro.

Esta biblioteca itinerante, construída a partir de um tchova (carroça típica de Moçambique), vai circular entre o bairro e a Escola Primária Completa NTWANANU, no âmbito de um protocolo assinado a 12 de Março de 2013 com a Escola Portuguesa de Moçambique (programa MABUKO YA HINA), a Escola Ntwananu e a Associação Livro Aberto.

«Achamos que é extremamente importante a questão do livro, porque incentiva a leitura, a criatividade e temos uma experiência muito interessante com a mais-valia destas maletas de leitura, que tiveram um efeito directo nos resultados escolares numa das escolas onde trabalhamos há mais tempo», salientou a Directora da Escola Portuguesa de Moçambique, Dina Trigo de Mira, durante a cerimónia de assinatura do protocolo.

O programa MABUKO YA HINA é implementado em articulação com o Ministério da Educação de Moçambique, inserindo-se num projecto da Rede de Bibliotecas Escolares de Portugal, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pelo Projecto Ricardo Diogo.

A construção do Tchova da Juju foi viabilizada por cerca de 70 apoiantes através de uma campanha de financiamento colectivo no site PPL.COM.PT. A iniciativa insere-se no projecto “A Formiga Juju e o Sapo Karibu”, implementado em parceria com a AIDGLOBAL, DSF-Douleurs Sans Frontières e a LIVRO ABERTO, visando a promoção da educação inclusiva em Moçambique.

A Formiga Juju é um movimento cívico de promoção da leitura e expressão criativa em Moçambique, direccionado para crianças em situação de vulnerabilidade. A nossa missão é despertar a imaginação das crianças, através da distribuição gratuita de livros e construção de bibliotecas, para que possam elas próprias tornarse criadoras das suas histórias.