O Crowdfunding para a Livros de Ontem

22
Mar
2013

João Batista, autor do projecto "Livros de Ontem", relembra a sua campanha de crowdfunding e explica os passos que fez desde a ideia até formar o negócio, passando pelos prémios, como o do The Next Big Idea.

Já lá vai algum tempo (cerca de um ano e meio) desde que lancei o meu primeiro projeto de  empreendedorismo: a editora Livros de Ontem. Na altura, com apenas 18 anos e estudante de Ciência Política e Relações Internacionais, não sabia nada acerca do empreendedorismo, acerca das empresas, acerca do marketing ou dos mercados. Estava muito fechado no meu mundo, aquele em que eu era bom e me sentia confortável: a escrita. Foi como autor e como estudante que senti as dificuldades que me levaram a criar a Livros de Ontem, já com uma atitude empreendedora por detrás (mesmo sem ter consciência disso).

Foi o PPL que me ajudou a tornar uma ideia algo confusa num negócio que, até agora, conta com um largo sucesso. Foram eles quem me disseram o que fazer, como fazer e quando fazer. Basicamente, foram eles que me introduziram no empreendedorismo e no mundo empresarial.

O financiamento coletivo que o PPL me proporcionou foi um elemento essencial para o lançamento deste meu projeto a vários níveis. Em primeiro lugar, ajudaram-me a transformar uma ideia solta numa ideia de negócio. Em segundo, deram-me a oportunidade de testar a minha ideia antes de a lançar para o mercado e antes de investir nela. Em terceiro, garantiram-me o acesso a capital que sem o crowdfunding nunca teria sido capaz de angariar. Em quarto, deram-me uma visibilidade enorme junto dos meios de comunicação social e catapultaram a minha ideia para o pódio de vários concursos de empreendedorismo nacionais.

Claro que o processo não foi tão fácil e linear como aqui o descrevo. Angariar capital através de crowdfunding não é tarefa fácil e lançar um projeto na plataforma não é garantia de que ele seja financiado. Mas, na minha opinião, é esta a "magia" do PPL: separa os vencedores, os empreendedores, aqueles que têm vontade de fazer coisas, dos que desistem às primeiras dificuldades e que, por isso, dificilmente sobreviveriam no mercado. Ter um projeto no PPL fez-me ganhar consciência de que era tudo real e que estava mesmo a acontecer: tinha de me mexer! E, nesta fase, os eventos e a divulgação são fundamentais.

Para a Livros de Ontem o crowdfunding foi mais do que uma coisa positiva, foi um elemento absolutamente decisivo para retirar a ideia do papel. Aliás, esta primeira experiência foi tão positiva que novos projetos e novas ideias desta equipa irão, em breve, parar ao crowdfunding naquilo a que gostamos de chamar um regresso às origens.