Rita Lopes Rumo ao Mundial Optimist

30
Aug
2013

O António Lopes, responsável pela campanha cujo objectivo foi levar a Rita ao Mundial de Optimist, fala-nos agora como surgiu a ideia e qual o "truque" para o sucesso da angariação.

Resta-nos dar os parabéns à Rita pelo seu desempenho no Mundial, em Itália. A nossa velejadora Rita Lopes, fez um óptimo campeonato: dos 259 participantes, a Rita ficou em 86º da Geral, foi 13ª Feminina e 7ª das europeias! Muitos parabéns e boa sorte para os próximos desafios!!!

A ideia do projecto de crowdfunding, para levar a Rita ao Mundial de Optimist, surgiu por ideia de um amigo que já tinha tido um projecto com sucesso.

A ideia já surgiu um pouco tarde, com pouca antecedência em relação ao evento, pois todas as hipóteses de angariação de patrocínio ou apoio de entidades oficiais tinham sido goradas.

A rapidez e ajuda da PPL foi extraordinária, em rapidez e eficácia.

O maior obstáculo foi sem dúvida a falta de tempo para preparar o projecto, o desenvolvimento e realização caseira das peças e sua divulgação.

Só foi possível atingir o objectivo com ajuda dos amigos e muita persistência na divulgação do projecto essencialmente através de amigos e grupo de amigos no facebook e também da divulgação em jornais digitais.

Recomendo a todos os que queiram recorrer ao crowdfundig que o façam, mesmo que em último recurso, com tempo, para com calma e serenidade desenvolver o projecto e dar-lhe "tempo de vida" necessário para que a meta seja atingida.

A divulgação é fundamental. Na fase em que os apoios decrescem é quando mais deve insistir na sua divulgação, na divulgação da divulgação que os amigos ou os media fizeram, alimentando-a com comentários, agradecimentos, provocando interacção com os possíveis apoiantes.

Sejam realistas na meta a estabelecer. Só assim conseguirão que muitas outras pessoas compartilhem e apoiem o vosso SONHO!

António Lopes