"Próxima Paragem", livro de Sara Rodrigues da Costa

02
Dec
2013

Sara Rodrigues da Costa, autora do livro "Quando a Palavra Era um Verbo", partilha a sua história em relação à campanha de crowdfunding (financiamento colaborativo) para o segundo livro, "Próxima Paragem", onde angariou precisamente o dobro do que solicitou.

A equipa do PPL tem sentido o mesmo que a Sara em relação ao conhecimento geral sobre o crowdfunding, ou seja, há cada vez mais pessoas que conhecem casos de projectos financiados por esta via. Por outro lado, mesmo quem se depara com esta ferramenta pela primeira vez, já se sente mais confortável em efectuar pagamentos online.

Boas perspectivas para o crowdfunding em Portugal e para os inúmeros empreendedores e criativos que poderão beneficiar deste conceito!

O crowdfunding foi sem dúvida uma das maiores e melhores surpresas que já tive. Já conhecia o crowdfunding mas confesso que, quando decidi criar o projecto de angariação para a edição do meu livro, estava muito céptica.

Como não sabia quais seriam as reacções ao crowdfunding, coloquei como objectivo mínimo metade do valor que eu precisava.

Fui surpreendida: a reacção das pessoas foi muito melhor do que eu esta à espera, muitas pessoas já conheciam o crowdfunding e quem não conhecia rapidamente percebeu como funcionava. Quando o projecto terminou tinha conseguido o dobro do valor que tinha pedido, ou seja, exactamente o valor que precisava para publicar o meu segundo livro.

Para a divulgação do projecto, fui comunicando frequentemente com as pessoas que contribuíram, com família, amigos e pessoas que já conheciam o meu trabalho. Divulguei principalmente através das redes sociais e de blogs. O importante é demonstrar que as pessoas estão realmente a apoiar os nossos objectivos e a permitir que possamos fazer aquilo que mais gostamos mas que as pessoas não estão apenas a dar dinheiro pois receberão algo em troca, como se de uma pré-reserva se tratasse.

Muito obrigada ao PPL por me ter possibilitado angariar o apoio necessário para o meu projecto e por todo o apoio que me deram para que as coisas resultassem da melhor maneira possível. Não tenho dúvidas de que o Crowdfunding PPL é aconselhável a todo o tipo de projectos e de que é a Plataforma que faltava em Portugal, nesta época de crise, para que os jovens não percam a motivação para realizar os seus objectivos.