Todo o tempo conta

Separadores primários

E se uma pessoa com uma doença incurável em fase avançada, lhe dissesse que queria ser cuidada em casa, permanecendo no seu ambiente, rodeada da família, dos amigos e dos seus objetos significativos? Nós ouvimos frequentemente este apelo e pedimos-lhe ajuda para cumprirmos o desejo! Porque em Cuidados Paliativos, a família e os amigos são fundamentais!

O contexto

Poucos portugueses têm a possibilidade de permanecer em casa na fase avançada da sua doença, porque em Portugal não existem equipas de Cuidados Paliativos domiciliários  em número suficiente. Perante a ausência de soluções capazes de responder aos inúmeros desafios que se colocam a estes doentes e respetivas famílias, criámos a “Coop LInQUE – Cuidados Paliativos em casa” e brevemente vamos iniciar, em Lisboa, a nossa primeira equipa de Cuidados Paliativos na comunidade.

 

Cuidados Paliativos são uma resposta às necessidades dos doentes que apresentam doença avançada, incurável e progressiva, e/ou com intenso sofrimento, e têm como objectivo principal garantir a melhor qualidade de vida ao doente e à sua família. São cuidados centrados nas suas necessidades físicas, psicossociais e espirituais, e não apenas no diagnóstico ou prognóstico, indo muito além dos últimos momentos de vida.

Trabalhamos neste projeto de alma e coração desde setembro de 2014 e assim continuaremos. Nesta fase precisamos que nos ajude a comprar o primeiro lote de material médico e consumíveis clínicos.

 

Apoio à família

Apoio à família

Sobre o promotor

Coop LinQUE, cujo nome é o acrónimo de Ligamos Instituições Que Unem Esforços, é uma cooperativa de solidariedade social sem fins lucrativos. Tem como missão  permitir que o doente com doença incurável em fase avançada possa, se assim o desejar, ficar no domicílio e ser acompanhado por uma equipa de Cuidados Paliativos, que cuidará dele ao mesmo tempo que apoia e capacita a família.

Somos uma equipa interdisciplinar com mais de uma dezena de pessoas, com formação e experiência profissional nas áreas dos Cuidados Paliativos (medicina, enfermagem, psicologia, serviço social, ciências farmacêuticas, assistência espiritual, fisioterapia) e Gestão. Estamos a trabalhar para iniciar brevemente em Lisboa, a nossa primeira equipa de Cuidados Paliativos na comunidade. Funcionaremos diariamente e com apoio telefónico permanente.

Os lucros obtidos constituirão o “Fundo Social LInQUE” que, através de uma gestão criteriosa, conjuntamente com o apoio de mecenas, possibilitará o acesso a famílias sem recursos económicos para suportar um serviço desta natureza.

Fomos um dos treze projetos finalistas do “Programa de Apoio ao Empreendorismo Social” (PAES) promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa em 2014 e contamos com o apoio técnico do Banco de Inovação Social (BIS), do SocialLab da Fundação EDP, do Instituto do Empreendorismo Social (IES) e da Vieira de Almeida e Associados – sociedade de advogados. 

Orçamento e prazos

Para apoiar e reforçar o “Fundo Social LInQUE” obtivemos já alguns apoios financeiros, entre os quais o da “Fundação AXA - Corações em Movimento” e estamos a fazer tudo para obter outros mais.

Estabelecemos protocolos de colaboração com diversas entidades, nomeadamente com a Associação Amara e com o Centro Social da Paróquia de S. Jorge de Arroios onde se localiza a nossa sede operacional.

Nos últimos meses, com entusiasmo e dedicação, temos investido na Coop LInQUE o nosso tempo, os nossos saberes e os capitais próprios de que dispomos.

 Agora precisamos do seu apoio. 

PORQUE EM CUIDADOS PALIATIVOS, TODO O TEMPO CONTA!

Imagens

Documentos

Os documentos estão apenas acessíveis a utilizadores registados. Por favor faça login para os consultar.