RUMO A ÁFRICA COM UMA MISSÃO

Separadores primários

O GAS'África procura, através desta campanha, enviar missionários para comunidades de Língua Oficial Portuguesa, de modo a ajudar a capacitar e desenvolver integralmente as comunidades locais onde operam.

O GAS'África, Grupo de Ação Social em África e Portugal, é constituído por jovens dos 18 aos 35 anos, que disponibilizam dois meses de verão para partir em missão para Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. As missões consistem na promoção do desenvolvimento integral das comunidades locais, através de ações de formação e outras atividades que respondam às necessidades identificadas pelas comunidades. Desde o seu nascimento, em 1989, foi já possível levar a cabo missões em Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe.

De modo a perpetuar as missões do GAS'África, não é suficiente a realização das formações semanais. Devido aos elevados custos associados a este projeto, e uma vez que o GAS'África é maioritariamente formado por estudantes universitários, a prática das nossas missões depende de todo o tipo de apoios.

Os custos deste projeto revelam-se em missão nas viagens transatlânticas, na estadia e alimentação dos missionários e no material escolar imprescindível para o sucesso das formações no terreno. O valor angariado converterá, então, totalmente para o colmatar destas necessidades.

Assim, durante os próximos dois meses, vimos, por este meio, pedir qualquer apoio monetário que possam prestar, de forma a conseguirmos angariar fundos para a próxima missão, a realizar-se nos meses de Agosto e Setembro de 2018.

Sobre o promotor

Nos últimos anos o GAS' África tem enviado em missão entre 10 a 12 voluntários. Estes partem levando consigo os 4 pilares que nos sustentam - Seviço, Comunidade, Oração e Simplicidade. Este ano estamos mais a uma vez a formar um novo grupo de voluntários para que possam partir e dar um pouco do que aprenderam ao longo do ano. 

A Universidade Católica do Porto (UCP), onde o projeto está filiado, é o local onde se realizam as formações semanais dos voluntários ao longo do ano, que visam o seu desenvolvimento pessoal com vista a uma melhor preparação para a realização da missão. 
Nos últimos anos, tem-se vindo a assistir a uma abertura da mentalidade das populações onde intervimos. O aumento do impacto do GAS'África a longo prazo é, assim, potenciado pelo aumento da recetividade e o espírito de mudança que se verifica nestas comunidades.

Em conjunto com as instituições parceiras, instaladas no terreno, tem sido possível trabalhar:

  • Em centros de acolhimento de crianças e adolescentes, onde com eles trabalhamos competências pessoais e os consciencializamos para a educação cívica, direitos humanos e outras temáticas. Ainda nestes centros trabalhamos com os seus profissionais na organização das atividades, da equipa e por vezes no planeamento estratégico dos seus objetivos. 
  • Em centros prisionais, onde se presta apoio social, nomeadamente na implementação de programas de desenvolvimento pessoal e de vivência comunitária.
  • Em conjunto com jovens e adultos da comunidade local, conduzindo diversas ações de formação e sensibilização, como resposta às necessidades locais identificadas.

Orçamento e prazos

Dado que as missões ocorrem, normalmente, entre fins de julho e meados de setembro, estimamos que a campanha termine a 31 de maio, para que os fundos angariados possam ser devidamente geridos antes da partida em missão.

O orçamento requerido, de cerca de 2200€, será utilizado:

  • Na aquisição de três viagens de ida e volta, com destino ao país da comunidade de chegada;
  • Na compra, no local de missão, de cuidados básicos dos missionários, como alimentação, saúde e higiene;
  • Na obtenção de material utilizado nas formações a realizar no terreno.

Galeria de Imagens

Facebook