Levar a Cirurgia Ambulatória a Cabo Verde – O sonho deles nas nossas mãos

Separadores primários

Esta é uma campanha de solidariedade para Cabo Verde na qual a intenção é ajudar o Hospital Baptista de Sousa a terminar as obras da Unidade de Cirurgia de Ambulatório e garantir-lhes o material necessário para o seu funcionamento.

A Associação Portuguesa de Cirurgia Ambulatória (APCA) organizou de 19 a 22 de Fevereiro de 2018 o Curso Teach the Teachers, com o apoio da Associação Internacional de Cirurgia Ambulatória (IAAS), no Hospital Baptista de Sousa, na ilha de S. Vicente em Cabo Verde.

O principal objetivo deste curso foi fazer formação pré-graduada a diferentes profissionais do Hospital Baptista Sousa, na área da Cirurgia de Ambulatório, de forma a contribuir para que este Hospital pudesse criar uma Unidade de Cirurgia de Ambulatório (UCA).

O que precisamos?

De forma a dar continuidade a este projeto, o Hospital Baptista de Sousa, precisa da vossa ajuda. Esta campanha de solidariedade pretende angariar dinheiro para os ajudarmos a terminar as obras da unidade de cirurgia ambulatória e para receberem material médico imprescindível ao seu funcionamento.

Não esquecemos quem nos ajuda. Assim, será criado um mural com o nome de todos os que ajudaram a contribuir para a realização de mais um sonho e que posteriormente será afixado nas instalações finais da unidade de cirurgia ambulatória de Cabo Verde. 

Sobre o promotor

A Associação Portuguesa de Cirurgia Ambulatória (APCA), é uma associação sem fins lucrativos, constituída a 15 de setembro de 1998, que tem como principal objetivo defender, promover e protagonizar o processo de evolução da cirurgia de ambulatório em Portugal, pelo que tentará assumir o papel de liderança de todo este processo de implementação e consolidação, protagonizando a sua posição de estrutura interlocutora, junto de todos os intervenientes da área do ambulatório.

A nível internacional através da adesão a uma vasta equipa mundial procuram-se criar estratégias para a expansão mundial da CA e novas orientações para uma prática anestésico-cirúrgica e organizacional de melhor qualidade e maior segurança.

No caso específico do Hospital Baptista de Sousa, em Cabo Verde, o principal objetivo passa por formar profissionais de saúde, que posteriormente vão ser os interlocutores de formação nos hospitais/países onde se pretende que a cirurgia de ambulatório se desenvolva. Esperamos, assim, contribuir de forma positiva para a implementação da cirurgia ambulatória em Cabo Verde.

Orçamento e prazos

 O valor que pretendemos atingir diz respeito às seguintes despesas:

  • Aquisição de material e equipamente médico-cirúrgico
  • Realização das obras
  • Formação pré e pós graduada de profissionais, médicos, cirurgiões, enfermeiros e auxiliares de ação médica.

É por isso que o seu contributo é tão importante!

Galeria de Imagens

Facebook