Por detrás do sucesso: Uma Dúzia Ao Oitavo

26
Abr
2018

Há cerca de um ano atrás a Associação Capulana financiou a sua campanha com sucesso. Foram mais de 3 mil euro angariados por 87 apoiantes. Ainda te lembras deste projecto?

"Uma Dúzia ao Oitavo" consistia em criar condições para que 12 crianças do interior de Moçambique pudessem continuar os estudos e frequentar o 8º ano, de modo a quebrarem o ciclo de abandono escolar normal na sua aldeia. Passados 12 meses, fomos ver como correu o ano lectivo dos jovens.

O balanço geral do grupo foi bom, sendo que metade terminou com sucesso o Curso Técnico Profissional, em Serralharia e Electricidade, e os restantes continuam no ensino secundário. Destes um passou para a 9ª classe e os outros reiniciaram este ano a 8ª classe, agora mais do que nunca, determinados a passar com distinção.

Foi um ano de grandes mudanças nas suas vidas e de ambientação a uma nova família - família de acolhimento - , a uma nova escola, a uma nova comunidade, no fundo, a uma nova realidade, num meio maior e mais urbano.

O trabalho não pára e as necessidades são mais que muitas, por isso esta temporada a Associação Capulana continua a financiar os estudos de seis jovens na Escola Secundária da Massaca, assegurando-lhes transporte, alimentação, alojamento e acompanhamento escolar, O ojectivo é dar a força necessária para que não desistam do desafio a que se propuseram.

Para garantir um melhor aproveitamento escolar, desde o início do ano lectivo 2018, que os 6 alunos estão a ser acompanhados por um jovem de 24 anos, da Aldeia da Massaca, que lhes tem dado um acompanhamento como tutor e explicações para as várias disciplinas três vezes por semana.

É com muita satisfação que vemos um projecto iniciado na nossa plataforma sólido e sustentável um ano depois, porque o crowdfunding não são apenas os 2 meses de campanha, é todo o trabalho seguinte aos holofotes se apagarem.

Poderás continuar a acompanhar e a ajudar estes alunos, seguindo a Associação Capulana nas redes sociais, e ficando a conhecer os seus programas de apadrinhamento.