Casos de sucesso | PPL

Casos de sucesso

Os projectos que podem recorrer ao crowdfunding são apenas limitados pela imaginação do promotor e pelo seu empenho e entusiasmo em divulgar a ideia junto das pessoas que a podem apoiar.

São várias as áreas dos projectos que podem recorrer ao crowdfunding: turismo, pequenos negócios, edição de livros/discos, plataformas tecnológicas, etc.

Em Portugal, este conceito nasceu no Verão de 2011 e é ainda muito recente. No entanto, contamos já com alguns exemplo de sucesso, que aqui listamos e convidamos a visitar, para ver alguns dos factores de sucesso: vídeos muito atractivos e cheios de energia positiva, excelente divulgação junto de vários círculos, recompensas simples e bem estruturadas e, acima de tudo, muita dedicação e paixão pela ideia.

Por Ela - O filme

O Por Ela é um filme escrito pelo humorista Nuno Markl cujo elenco conta com Ana Bacalhau (vocalista dos Deolinda), César Mourão (comediante e apresentador de televisão) e Tónan Quito (actor de teatro).

Foi a campanha mais ambiciosa até hoje no PPL e infelizmente não conseguiu os 100.000 euros necessários. Os mais de 40.000 euros angariados permitiram, ainda assim, estabelecer o recorde em Portugal.

Foram 45 dias intensos em que o principal promotor deu o corpo ao manifesto. Literalmente. Desde se atirar para a piscina à noite, subir à torre dos Clérigos ou andar com a Ana Galvão às cavalitas na marginal de Oeiras.

Foi ainda a primeira campanha do PPL a integrar chamadas de valor acrescentado (numeração 760) como canal complementar para contribuições. Estabeleceu novos recordes de volume, tráfego e apoiantes (quase 2000). Em resumo, foi uma aprendizagem enorme para todos e que resultou em contactos para que o filme seja uma realidade.

Nas palavras do Nuno Markl, foi "o falhanço mais bem sucedido de sempre".

3D Antártida

A campanha 3D Antártida tem até hoje o recorde do maior montante angariado e financiado, com mais de 20.000 euros de 300 apoiantes.

O Grupo Polar da Universidade de Lisboa garantiu a verba necessária para a compra de um drone (veículo aéreo não tripulado) que irá permitir uma monitorização topográfica detalhada para os respectivos estudos científicos.

Além do mediatismo decorrente da campanha, o projecto assegurou apoios institucionais da Agência Ciência Viva e da Universidade de Lisboa, entre outros.

Bruno Aleixo

Quem não se lembra do famoso episódio do Bruno Aleixo em que o Nuno Markl arrisca um dos 50 pratos... e sai cócó?

Como muitos se questionam sobre quais os outros 49 pratos, o Aleixo decidiu escrever um livro sobre eles. E, como é generoso, comprometeu-se a fazer um episódio de Aleixo FM exclusivo para a internet por cada 25 livros vendidos.

A campanha conseguiu o feito de ser a segunda com maior número de apoiantes até hoje, só atrás dos Blasted Mechanism. Se cada um dos 565 apoiantes tiver optado por um livro, ficaremos à espera de 22,6 episódios do Aleixo FM! Nem mais, nem menos...

E que tal sermos donos disto tudo?

A associação Montis foi criada recentemente com os objectivos de conservação da natureza, protecção da biodiversidade e uma valorização onde não haja oposição entre conservação e economia.

O passo importante foi a compra dos terrenos iniciais: 5,5 hectares de carvalhais na Serra do Caramulo, identificados na campanha, orçamentados em 10.000€.

Devido ao contributo de 255 pessoas, a associação reuniu 17.750€ e mais de 300 sócios. A escritura da compra do terreno foi oficialmente concluída a 20 de Janeiro e os membros estão a discutir o plano de gestão de terrenos.

Não foi o primeiro caso de campanhas de âmbito ambiental no PPL e não será certamente o último.

As aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy vol. 3

"As Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy" é uma trilogia de livros de banda desenhada, escritas por Filipe Melo e ilustradas pelos argentinos Juan Cavia e Santiago Villa. O terceiro e último livro conseguiu um enorme feito, tendo quebrado o recorde de número de apoiantes do PPL a Novembro de 2013, com mais de duas centenas.

Além da qualidade da edição e da rede dos promotores, ao sucesso da campanha não é alheio o vídeo de apresentação, um dos melhores até agora. Para provar que não foi acaso, a equipa produziu outro vídeo viral das Aranhas gigantes em Lisboa, com os fundos extra angariados no crowdfunding.

Livros de Ontem

A editora Livros de Ontem, em parceria com o PPL, criou uma nova forma de publicar em Portugal: jovem, empreendedora e transparente.

O canal Livros de Ontem no PPL aposta em edições limitadas, numeradas e autografadas para que cada exemplar seja único e especial, tratado como a obra de arte que é, produto de um artista único. Muitos incluem ainda versão electrónica e aúdio-livro. Para ajudar no arranque, a editora comparticipa com 10% do investimento.

Foram já cinco os livros "crowd-publicados" nesta modalidade, desde contos, poemas e testemunhos de luta contra o cancro.

Vem aí a Troika!

O jogo Vem aí a Troika! é uma sátira da dinâmica de poder, pressão e influência, que dominam a vida de uma sociedade democrática. Essencialmente, o objectivo é vencer eleições e acumular dinheiro em offshores até que o jogo termina quando chega a Troika.

A jovem produtora Tabletip Games conseguiu o teste de mercado e o financiamento para a primeira edição, que lhes facilitou a venda posterior nos canais de distribuição tradicionais como El Corte Inglês e Continente.

Mais do que o financimento, o exemplo da Tabletip Games é fantástico porque mostra como aproveitar o buzz mediático em torno do início do resgate a Portugal para lançar uma campanha de crowdfunding. Das várias notícias não só em Portugal mas também em Espanha, Itália e Grécia, surgiram pedidos de parceria por parte de empresas estrangeiras. A edição espanhola do jogo foi uma realidade no Natal de 2013 e a grega está a ser preparada, ou seja, a Tabletip Games conseguiu já internacionalizar o seu conceito.

Música: Blasted Mechanism, Frankie Chavez, Primitive Reason, Nobody's Bizness

Primitive Reason, Blasted Mechanism, Frankie Chavez, Nobody's Bizness, Kandia, Mazgani, Dazkarieh são algumas das bandas e artistas que já passaram pelo PPL para financiar o lançamento de álbuns.

Além de assegurarem o financiamento para a edição conseguem fazê-lo praticamente sem risco -- uma vez que os fãs avançam com uma pré-compra -- e com maior independência. E passam a conhecer os emails dos apoiantes para comunicações futuras, ao invés de comunicar apenas através das redes sociais.
Aos fãns, é-lhes permitida uma relação mais próxima com os artistas e obter contrapartidas únicas e exclusivas, fora do círcuito comercial tradicional, como get togethers com as bandas ou concertos privados.

PPL em números

Principais estatísticas
  • 72 181 membros
  • 1 944 642€ angariado
  • 1464 projectos publicados
  • 44% taxa de sucesso
  • 35€ apoio médio
Actualizado hora a hora

Apoios mais recentes

A realizar sonhos desde 2011