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Centro de recursos

Esta página tem como objectivo ajudar os promotores de uma campanha de crowdfunding a pensar em todos os aspectos importantes para o sucesso da mesma. Que título escolher? Que ferramentas existem para criar um video facilmente? Como devo calcular o montante a angariar? Esperamos que este guia (existe uma versão em PDF aqui) seja útil, primeiro, na criação de uma campanha e, a seguir, no decorrer da mesma!

O que é o crowdfunding

Pequenos apoios, grandes ideias! Crowdfunding é uma forma simples e recente de angariação de financiamento para um projeto através de uma comunidade que partilha os mesmos interesses. O PPL é uma plataforma que permite reunir essa rede de empreendedores e os seus apoiantes. Queremos promover as campanhas de pessoas com talento e motivação em áreas tão distintas como eventos sociais, artísticos, culturais ou desportivos. Queres lançar um CD da tua nova banda ou organizar um concerto do teu grupo favorito? Talvez escrever um livro? Ou construir um parque de merendas no teu bairro?

Porquê o PPL?

Para além de todas estas vantagens, o PPL tem a confiança de mais de 65 mil utilizadores que apoiaram 560 campanhas com mais de 1,7 milhões de euros. 98% de mais de 600 apoiantes inquiridos recomendariam o PPL a um amigo!

Qual o papel do promotor?

O promotor é a alma e o motor de cada campanha. Esta pessoa é quem planeia, submete, promove e leva às costas a campanha. Tudo depende de ti! Estes são os vários passos pelos quais deverás passar até financiares a tua campanha:

Como começar?

Antes de criar a campanha, deves ter em conta que irás precisar dos seguintes conteúdos:


Carrega na imagem em baixo para ver o tutorial que te explica todos os passos para criar uma campanha:

Processo de candidatura

O processo de candidatura inclui várias etapas, conforme ilustrado na imagem abaixo.

Numa fase inicial, não é obrigatório enviar o vídeo nem é possível introduzir as traduções. Só se a campanha for aprovada é que se justifica ter esse trabalho todo!

Título da campanha

Um título original é o primeiro passo. Todos temos um ou vários sonhos, pelo que títulos como “Ajudem-me a concretizar o meu sonho” não diz nada sobre a campanha! Deve dar uma ideia clara do que se trata, como “Fanfe – a primeira cerveja artesanal de Fafe” ou “Chlorus – Jornal Online de Natação”.

Promotor

Insere o nome que aparecerá enquanto promotor da campanha. Por exemplo, o João Batista entrou com a sua conta no site, mas a campanha será promovida pela “Livros de Ontem”. Inclui também um número de contacto direto, unicamente para contacto por parte do PPL.

Objetivos e prazos

O montante que pretendes angariar é dos principais componentes de uma campanha de crowdfunding. Qual o montante de que verdadeiramente necessitas?

O PPL segue a mecânica “tudo-ou-nada”, em que o promotor apenas recebe os fundos caso alcance ou ultrapasse o montante solicitado pelo que sugerimos solicitar o mínimo indispensável para conseguir concretizar o projeto. Isto garantirá uma probabilidade maior de obter o financiamento, e nada impede que o montante seja ultrapassado.

Relembramos que existem duas comissões para casos de sucesso e apoios incondicionais. A primeira é a comissão do PPL, que é de 5% + IVA. A segunda é de 2% + IVA, e serve para cobrir as comissões dos parceiros de pagamento (PayPal, Referências Multibanco, etc.). Assim, uma campanha que angarie 1000 euros pagará 61,5 + 24,6 = 86,1 euros de comissões. É importante ter estes custos em conta no orçamento da campanha!

Localização e categoria

Local onde resides ou terá lugar o projeto (p.ex. Braga, Portugal ou Maputo, Moçambique). Escolhe a categoria que melhor se adequa ao projeto).

Resumo

Se tivesses que descrever a tua campanha num tweet (170 caracteres), como o farias? Por exemplo, André Parente resume o seu objetivo assim:

“Pretendo iniciar um ciclo de crescimento capaz de transformar o Tempo de Viajar no website mais pesquisado e utilizado por viajantes independentes de língua portuguesa.”

Bastante claro, certo? Quem ficar curioso quererá ver mais detalhes na campanha.

Descrição da campanha

Descreve o que pretendes fazer de forma concisa e ao mesmo tempo cativante. Explica o que desejas fazer com palavras simples para chegar ao maior público possível. Não é preciso entrar em muitos detalhes mas demonstra o teu conhecimento sobre a matéria.

Como surgiu a ideia? Que referência podes dar do que já foi feito? O que precisas para finalizar o seu projecto? Que recursos já possuis? Porque é que as pessoas te devem apoiar financeiramente? Quais as vantagens para eles? Aqui está um bom exemplo da campanha da Montis:

Os sócios da MONTIS - Associação para a Gestão e Conservação da Natureza pretendem comprar dois terrenos que constituirão o núcleo inicial de um espaço de fruição natural, uma reserva privada dedicada à conservação e ao uso público.

Estes 5,5 hectares de carvalhais da Serra do Caramulo (https://goo.gl/maps/dOvGQ) encontram-se numa zona de fauna muito diversa aliada a uma paisagem de grande beleza. O abandono agrícola tem permitido a recuperação notável da vegetação, com alguns riscos associados de que são exemplo os fogos. Através de uma gestão delicada, com objectivos de conservação da natureza, pretendemos proteger a biodiversidade e contribuir para uma valorização em que não haja oposição entre conservação e economia.

Sobre o promotor

Quem é o promotor? Qual a motivação que te leva a querer concretizar este projeto? Conta a tua história e a da tua equipa (se for o caso) e convence os apoiantes de que são as pessoas certas para esta aventura! O exemplo da campanha “Judo Global”, promovida pelo André e apoiada pela WACT, mostra que a equipa tem as competências necessárias para criar uma escola de judo na Ilha do Príncipe, que terá como objetivo combater a desigualdade social!

WACT

A WACT acredita que podemos mudar o Mundo através das pessoas. Enquadrada na área da Educação para o Desenvolvimento, capacitando futuros Changemakers, dotando-os de competências técnicas nas áreas de empreendedorismo e intervenção social.

O projeto Judo Global é um dos projetos apoiados pela WACT Incubação, que auxilia novos changemakers no planeamento e gestão dos seus projetos sociais.

André Rosa - Autor do projeto

Formado em Educação Física e Desporto pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT). Atleta de Alta Competição e treinador nível 4 da União Europeia de Judo com experiência de 8 anos como treinador.

Participou no WACT Spirit 2011 onde desenvolveu trabalho voluntário na Ilha do Príncipe durante dois meses.

Tem experiência na educação para a ação social como coordenador do projeto WACT spirit entre 2012 a 2015.

Orçamento estruturado

Apresenta um orçamento do financiamento necessário. Para que se destinam os fundos? Os apoiantes (e a equipa do PPL) valorizam muito a transparência dos promotores e gostam de saber como é que serão investidos os seus contributos. Um orçamento bem estruturado dá confiança aos apoiantes e mostra que o promotor percebe do que fala.

O exemplo abaixo, para um pequeno evento em Évora, é um bom exemplo. É importante considerar a comissão do PPL, que também será um custo para o projeto!

60€ - Trabalho gráfico
180€ - Publicidade (divulgação rádios, tv e plataformas sociais com destaque) e impressões (cartazes e flyers promocionais)
70€ - Deslocações
150€ - Materiais de produção
150€ - Alimentação de toda a equipa (actores e técnicos) para o dia do evento
40€ - Custos de comissão de 5% do PPL + IVA
16€ - Custos de comissões de pagamentos de 2% + IVA

Plano de divulgação

Pensa com antecedência na estratégia que vais utilizar para divulgar o teu projecto:

Redes próximas de familiares e amigos

Começa por estimar a tua rede próxima de familiares, amigos e colegas. Este círculo próximo é crucial para ganhar credibilidade e massa crítica. Qual a estimativa inicial deste círculo? A nossa experiência indica que entre 30% a 60% das contribuições, dependendo da natureza do projecto, pertencem a esta rede.

Público alvo

Pensa também no público que estará interessado em participar no teu projecto. Por exemplo, pretendes publicar um livro para promover a leitura em bairros desfavorecidos da tua comunidade? Então terás vários segmentos de interessados: os amantes da leitura, os apoiantes das causas sociais, os membros da comunidade local, os que estão envolvidos na educação, os pais de família que queiram comprar o livro para ter em casa, etc.
Desenha uma estratégia para fazer chegar a mensagem a todas estas pessoas.

Lista de marketing

São muitas as formas de divulgar uma campanha, por isso deixamos aqui os pontos-chave que têm que ser percebidos antes de começar uma campanha!

  • Lista de e-mails: Já tens uma lista de endereços de e-mail para pedir apoio aos amigos, familiares e conhecidos?
  • Montante pré-angariado: Antes de começares a campanha, já convenceste algumas pessoas a apoiar a campanha assim que for publicada? Terá muito mais destaque e credibilidade assim!
  • Plano de divulgação: Tens um pensado e estruturado? Quem vais contactar? Quando? Quão frequentemente? Por que meios?
  • Imprensa: Tens contactos com a imprensa, bloggers ou outras publicações que te ajudarão a divulgar ainda mais a tua campanha?
  • Tempo: Reservaste tempo para dedicar à campanha? É uma tarefa árdua, que precisa de muito trabalho e atenção!
  • Eventos: Estás a planear alguns eventos para angariar alguns fundos, sobretudo porque haverá alguns apoiantes que não se sentem confortáveis com pagamentos online (por exemplo a tua avó!)?

Recompensas

Outro elemento crucial para o sucesso de uma campanha é a lista de recompensas! Como é que vais atrair os apoiantes? Qual o público-alvo? Que irão eles receber em troca do seu apoio? Deverão ser recompensas únicas, que dificilmente conseguiriam de outra forma.

Uma maneira óbvia de recompensá-los é fazendo uma pré-venda. Por exemplo, uma banda independente poderá recompensar os seus apoiantes com CDs autografados por um preço mais baixo do que o preço de mercado, edições exclusivas, etc.

Exemplo de sucesso

Um dos casos emblemáticos no PPL foi a campanha da Brigada Victor Jara que, para comemorar os 40 anos de carreira, decidiu lançar uma edição especial de toda a discografia. As recompensas tiveram um papel muito importante no estrondoso sucesso da campanha!

Simulador

Uma boa ideia para estimares a probabilidade de sucesso da tua campanha é tentar calcular o número de apoiantes de que precisas para garantir o montante desejado. Utiliza o nosso simulador! Não te esqueças que as recompensas também podem representar um custo (fazer uma t-shirt, enviar o CD por correio) pelo que deverás ter tudo isso em conta.

Dicas para um bom vídeo

Pois é, mais um elemento importantíssimo. Mas convenhamos: um bom vídeo vale mais do que qualquer texto! Sugerimos um vídeo curto, de não mais de 2 minutos, onde:

  • O promotor “dê a cara”
  • Explique o objetivo da campanha
  • Diga como é que os apoiantes vão beneficiar ao fazer parte do projeto.

Ferramentas para vídeo

Existem muitas ferramentas ou serviços profissionais que te poderão ajudar a criar o teu vídeo.

MovieMaker

O Windows Movie Maker é gratuito e fácil de usar. Tem funcionalidades básicas mas consegue resultados ótimos.

iMovie

Para utilizadores de Mac, o iMovie é uma ferramenta muito fácil de usar para criar filmes e trailers tipo Hollywood.

PowToon

O PowToon tem uma versão gratuita que permite criar vídeos animados e apresentações facilmente.

Shortfuse

Especializada em vídeos curtos, ideal para redes social e crowdfunding! Pede um orçamento e diz que vens do PPL!

Música

Se queres acrescentar música ao teu vídeo (boa ideia!) tem atenção aos direitos de autor. Sugerimos utilizar:

YouTube

O "YouTube" tem uma "Audio Library" com muita música gratuita.

Free Music Archive

O Free Music Archive é uma biblioteca interativa de audio de alta qualidade.

Incompetech

Um dos primeiros sites com música gratuita. Muitos dos vídeos que encontras no YouTube utilizam audio deste site!

O exemplo do vídeo da campanha da Mara é inspirador.


Mais inspiração:



Redes sociais e outros

Se tiveres uma página no Facebook, será útil indicar o URL na página do projeto, para que a campanha mostre o feed de notícias da tua página. Sugerimos também incluir imagens para tornar a página apelativa, assim como outros documentos que possam ser importantes (orçamentos, apresentações, excertos (no caso de livros por exemplo), links para concertos (bandas), etc.

Tradução

Finalmente, deverás traduzir todos os elementos da campanha em inglês. É obrigatório para ser publicado no PPL, uma vez que a plataforma é bilingue. Assim, quem visualizar o site em inglês, terá acesso a todos os conteúdos na mesma língua.

Notas importantes

  • Não poderás alterar o montante pedido nem o prazo de financiamento assim que publicares o projecto.
  • O sucesso da campanha depende, em grande parte, do promotor - quanto maior o teu esforço e dedicação na criação e divulgação da campanha, maior a probabilidade de angariar o montante necessário!
  • O único custo para o promotor é uma comissão de 5% (+IVA) sobre o montante angariado, apenas quando a campanha for financiada.

Mais informação nas perguntas frequentes.

Algumas ideias para ajudar na divulgação

Com quem evo divulgar a minha ideia?


Não tenhas receio de divulgar a tua campanha ao máximo. Qualquer pessoa que aches que possa estar interessada na tua ideia deve saber que pode apoiá-la. Quanto mais espalhares a palavra, mais hipóteses terás de atingir o objectivo!
Regra de Ouro: Sê mesmo, chatinho e sem vergonhas! Afinal existem recompensas e, se escolheres bem as mesmas, pensa que as pessoas irão estar a comprá-las.

Usa a tua rede de contactos


Usa a tua uma rede de familiares, amigos, colegas e conhecidos e até mesmo os amigos dos teus amigos com os quais manténs o contacto. Devem ser eles os primeiros a apoiar a tua campanha, o que dará credibilidade ao mesmo.
É mesmo importante começar por aqui, para obteres os primeiros apoios e também para que estas pessoas comecem a divulgar a tua campanha nas suas próprias redes. Em pouco tempo, uma grande quantidade de pessoas conhecerá a tua ideia!

Contacto pessoal


De certeza que conheces pessoas que de certeza te apoiariam, mas que não têm acesso ou não utilizam as redes sociais online. Entra em contacto com elas directamente. Sê criativo, organiza um evento, um jantar ou um lanche, explica o teu projecto e os benefícios para o apoiante, anagaria o financiamento e carrega a tua conta!
Se conheces alguém que seja capaz de contribuir com um apoio mais elevado, fala com essa pessoa cara a cara, apresenta a tua campanha, responde às suas perguntas e convence-o a apoiar!

Procura pessoas que partilham a tua paixão


Seja qual for a tua ideia, certamente que há comunidades que partilham os teus interesses. Procura no Facebook ou no LinkedIn grupos onde possas partilhar a tua ideia e espalhar a palavra sobre o teu projecto. Pensa em maneiras de fazer chegar a tua mensagem a pessoas que possam estar interessadas no que estás a realizar.

Mostra gratidão


É muito importante que agradeças aos teus apoiantes cada vez que alguém te ajuda a alcançar o teu objectivo!
Podes fazê-lo diretamente no nosso site (imagem em baixo), ou através do teu email.

Apoios à promoção

Pede apoio às instituições, comércio e o que te lembres à tua volta. Por exemplo: faz folhetos, pede à Junta de Freguesia se te fotocopia os mesmos e espalha-os bem na tua zona, para que mesmo os mais distraídos se apercebam da campanha.
Se precisares de ajuda no folheto, para que seja claro e objectivo, pede-nos ajuda.

Imprensa

Tenta chamar a atenção da imprensa, jornais, rádio e televisão para a tua campanha, e não te esqueças dos órgãos de comunicação locais que são muito importante pois representam a tua terra.
E se/quando o conseguires, contacta-nos, pois consoante o meio, é importante ter a certeza que são divulgadas as instruções e o URL correctos.

Apoios Profissionais

Se tens uma campanha mais ambiciosa, então deverás investir em apoio profissional para alguns elementos como o vídeo, a imagem ou a comunicação, mesmo que para isso o valor a angariar seja revisto em alta. Temos uma lista de parceiros em várias áreas a quem podes recorrer. Contacta-nos para saber mais.

Anúncios

Pode demorar algum tempo até conseguires atingir o montante desejado, pelo que é imporante que actualizes a tua campanha e informes as pessoas sobre a sua evolução, utilizando a funcionalidade disponível no separador “Comentários” da campanha.
Qualquer altura é boa para actualizares os teus apoiantes e potenciais interessados: um novo desenvolvimento no teu projecto, ter atingido uma determinada percentagem do objectivo, etc.

Gerar uma referência Multibanco

Nem todas as pessoas têm a mesma habilidade com a internet.
Se souberes de alguém que quer contribuir mas tem dificuldades, podes gerar uma referência multibanco por essa pessoa.
Utiliza a ferramenta “Ref. Multibanco” disponível na área de gestão da campanha.

Lista de apoiantes

Para acederes à lista de apoiantes, basta ir a:
A minha conta » As minhas campanhas » Título da campanha » Contribuições
Neste ecrã, poderás enviar um comunicado a todos os apoiantes (incluindo anónimos), tal como exportar a lista para um ficheiro Excel.

Embed

Utiliza a opção Embed, disponível na página do teu projecto, para incluir uma visualização para o teu projecto num website ou blog que possuas

Podes colocar a campanha no topo da listagem (na página Apoiar campanhas) durante 7 dias por 5 euros! (preço promocional, IVA incluído)

Basta fazer uma transferência para os dados abaixo e enviar-nos o comprovativo para pagamentos@ppl.com.pt, juntamente com o nome e NIF para a factura. Nós tratamos do resto!

IBAN: PT50 0035 0071 00000700530 43
SWIFT/BIC: CGDIPTPL
Titular da conta: PPL Crowdfunding

Apresentação

Olá _____!

Gostava de te falar de um projeto que estou a desenvolver - ______. O nosso objetivo é ______. (incluir imagens)

Estamos a angariar fundos através do PPL, um plataforma de Crowdfunding (financiamento colaborativo) - uma forma simples e recente de financiamento para projectos através de uma comunidade que partilha os mesmos interesses e que faz contribuições.

O PPL funciona de modo simples e transparente, utilizando a mecânica "tudo ou nada", ou seja, se o nosso objetivo for atingido dentro do prazo, recebemos os fundos e a plataforma cobra uma comissão de sucesso. Se o montante mínimo não for angariado, os fundos serão devolvidos aos apoiantes.

Como podes ajudar? Fazer parte da angariação dos ______€ necessários para ______. Basta entrares na nossa página através deste link, e seguires os seguintes passos:

  1. Escolher o valor com que queres contribuir aqui:
  2. Deixar a tua mensagem e os teus dados (o email é obrigatório, o resto é facultativo)
  3. Escolher o método de pagamento que preferes (atenção às taxas)
  4. Fazer a tua contribuição de acordo com o método que escolheste!

Conto contigo?
Obrigada/o,

Reforço

Olá outra vez ____!

Lembras-te da campanha que te falei, para financiar o projeto _____ ?

O teu apoio vai fazer uma enorme diferença, mesmo que seja um valor pequeno!

Se não tiveres disponibilidade para contribuir, será que podes partilhar com os teus amigos a campanha (link)? Já era uma grande ajuda!

Se quiseres saber mais sobre o projeto ou tiveres alguma dúvida é só dizeres.

Muito obrigada/o,

Agradecimento

Olá _____,

Queria agradecer-te pelo teu donativo, que vai possibilitar ______, e por teres acreditado no nosso projeto!

Vamos manter-te a par do desenvolvimento da nossa campanha.

Um grande obrigada/o,

Últimos dias

Olá _____,

Queria partilhar contigo que já angariámos ____€ para a nossa campanha!

O prazo é já amanhã, e como te disse, se não chegarmos ao objetivo de ______€ todo o dinheiro é devolvido aos apoiantes.

Seria um sonho realizado conseguirmos atingir o valor final. Conto com a tua ajuda?

Muito obrigada/o,

Sucesso!

Olá ____!

É com enorme orgulho que partilho contigo que alcançámos _____€ para ______!!

Este é para mim um sonho tornado realidade e queria agradecer-te por teres feito parte da sua concretização!

Em breve iremos enviar-te a(s) recompensa(s) correspondentes à tua contribuição e por isso gostava de te pedir a tua morada.

Assim que o nosso projeto começar iremos partilhar contigo os seus desenvolvimentos e sucessos. Qualquer dúvida que tenhas estamos totalmente disponíveis para esclarecer.

Um enorme obrigada/o,

Insucesso

Olá _____,

Queria partilhar contigo que, para grande desgosto nosso, a nossa campanha não atingiu o objetivo estabelecido. Assim, as contribuições serão enviadas de volta para cada apoiante.

No entanto, queremos agradecer a tua disponbilidade e interesse em contribuir para a nossa campanha.

Iremos partilhar contigo os desenvolvimentos do nosso projeto para que fiques a par.

Obrigada/o,

Imagens sobre PPL e Crowdfunding

Podes partilhar estas imagens ou criar as tuas próprias infografias com a ajuda de algumas ferramentas online, por exemplo:

Canva

Simples e intuitivo, permite criar imagens criativas. Tem uma extensa biblioteca de recursos gratuitos.

Piktochart ou Visme

Ideal para criar infografias, relatórios, apresentações e cartazes.

Pexels

Banco de imagens de alta definição e gratuitas, com a licença Creative Commons.

Pixabay

Repositório colaborativo de imagens gratuitas, também com a licença Creative Commons.




Exemplos de publicações de outras campanhas

As redes sociais são uma ferramenta importante para chegar a um número importante de pessoas. O Facebook e o LinkedIn vão ajudar-te a espalhar a palavra a familiares, amigos, colegas, conhecidos e outras pessoas que partilhem um interesse que esteja relacionado com o teu projecto.



Divulgação do PPL

Uma boa divulgação da campanha de crowdfunding é fundamental para o sucesso da angariação. É necessário identificar o público-alvo e as formas mais eficazes de o alcançar.

O principal responsável pelo esforço de divulgação é o promotor de cada campanha, pois é quem conhece melhor o meio específico (arquitectura, jogos de tabuleiro, moda, etc.) e quem tem acesso ao círculo próximo de apoiantes (familiares, amigos, colegas, etc.).

O PPL complementa essa divulgação com comunicação nas redes sociais, em newsletter periódica, em sugestões automáticas para anteriores apoiantes de campanhas semelhantes, em eventos, bem como em contactos com parceiros e comunicados com a imprensa. É importante salientar que estas iniciativas do PPL não substituem as acções do promotor, nomeadamente a activação da rede próxima, tão fundamental para o arranque de uma campanha.

Para qualquer campanha que atinja 50% do montante solicitado, o PPL irá fazer um "boost" de um post no seu mural de Facebook, de maneira a multiplicar o alcance da divulgação da campanha. É o compromisso "win win" do PPL!

Google Analytics

Podes aproveitar as funcionalidades da Google Analytics para analisar o tráfego da tua campanha. De onde vem a maioria dos visitantes? Será que estás a apostar no canal certo? Qual o comportamento dos que visitam a página da campanha?

Primeiro, cria a tua conta na página da Google Analytics. A seguir, abre o separador "Admin" e escolhe "Create new account" na lista "Account". Preenche o formulário: o imporante é inserires o site ppl.com.pt no campo "Website URL".

Carrega no botão azul "Get tracking id". Encontrarás o tal ID na página seguinte:

Abre o backoffice da tua campanha e insere este ID no campo "Google Analytics ID", na parte inferior do formulário.

Já está, vai ao portal da Google Analytics para saberes tudo sobre os teus visitantes!

Imagens

Usa estas imagens para explicar o processo de apoio. É muito simples!

Vídeo

Também podes partilhar o nosso vídeo.

Meios de pagamento

Estes são os meios de pagamento disponíveis no PPL!

Panfletos

Um panfleto semelhante a este é gerado para cada campanha. Pode ser impresso para poderes divulgar a mesma!


Já financiaste a tua campanha? Parabéns, mas é só o primeiro passo! Vê as nossas dicas para a próxima etapa.

Transferir os fundos

Assim que a campanha terminar com sucesso, envia-nos o NIB da conta onde pretendes receber os fundos, o teu número de contribuinte (ou da instituição que representas) e a morada para ficar na fatura através do link que te enviamos por e-mail. A equipa do PPL irá transferir os fundos assim que possível e enviar-te-á fatura pelos serviços que prestamos. Como sabes, a comissão do PPL corresponde a 5% do total angariados, acrescido do IVA em vigor de 23%.

Mantém os teus apoiantes informados

É importante que os teus apoiantes estejam actualizados sobre a evolução do teu projecto. Afinal, estão muito interessados em que o projecto seja concretizado, em receber a sua recompensa e saber que o seu apoio fez a diferença!
Para aceder à lista de apoiantes, basta ir a:
A minha conta » Os meus projectos » Nome do projecto » Contribuições
Poderás também exportar a lista para um ficheiro Excel. Ver acima.

Entrega o prometido

No fim de contas, os teus apoiantes serão os teus clientes mais fiéis e os teus principais embaixadores! Entra em contacto com eles para perceber o que gostariam de receber e de que forma. Não te esqueças de entregar o prometido ou mais: surpreende-os com uma nota de agradecimento personalizado ou um pequeno extra.

As coisas não estão a correr como previsto?

O teu fornecedor atrasou-se? Não conseguiste aquele preço que te tinham prometido? Vais demorar mais algum tempo a entregar as recompensas?
Fala com os teus apoiantes. Informa-os sobre o atraso e, mais do que isso, aproveita a vasta e diversa experiência dos teus apoiantes. Afinal, eles são mais do que uma fonte de financiamento; poderão ajudar-te de mil e uma maneiras por forma a concretizar o teu projecto! É provável que conheçam um fornecedor de confiança, que tenham a experiência necessária para o aconselhar ou que queiram até trabalhar contigo.

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