Na WTF Shoes , vamos criar tendências de calçado português para portugueses e para os cidadãos do mundo nos social media, orientado a comunidade para o B2C, numa vertente também...
Na WTF Shoes , vamos criar tendências de calçado português para portugueses e para os cidadãos do mundo nos social media, orientado a comunidade para o B2C, numa vertente também C2C. As pessoas não se querem ligar com empresas, querem ligar-se com outras pessoas, e são as pessoas e as comunidades que conquistam aos poucos o poder de criar tendências junto dos iguais e não só.
Da necessidade de se criarem tendências, sem seguir as demais, criar a diferença, promove-la, unir esforços e gerar valor, fora de portas, com o intuito de promover o calçado português, para Portugal e para todo o Mundo, Nasce a WTF Shoes - We Trend For Shoes.
Em dezembro de 2013 existirão 2,3 mil milhões de pessoas a usar redes sociais no mundo, uma em cada três. Para os que gerem empresas e negócios, não há outro caminho – é obrigatório entrar nesta dimensão e procurar ganhar dinheiro dentro dela.
O curioso é verificar que os mesmos consumidores que não acreditam nas marcas e na sua publicidade têm um comportamento diferente com desconhecidos: cerca de 52% acreditam na opinião de pessoas que lhe são desconhecidas. Aproveitar estes dados é um dos nossos objectivos.
Uma das primeiras apostas é na Rússia, um país que tem um forte potencial para o mercado português de calçado, e que tem uma extrema relevância a nível de social media.
Os social media na China têm outras comunidades, tal como se pode constatar nas infografias. São 100 milhões de utilizadores de Social Networks para muitos fins.
Renren é o Facebook chinês e o objectivo é criar uma comunidade que fale de calçado nacional junto dos chineses.
Esse será um dos passos futuros do WTF Shoes!
Tudo nasceu no seio da adversidade, de uma situação de desemprego, da procura incessante por fazer algo útil, credível, contribuindo para que um país saia de uma crise que vai deprimindo e criando um êxodo de valores.
O co-working, a colaboração, a junção de sinergias, levou a consecutivos brain stormings, e chegou-se a uma paixão de quase todas as mulheres : sapatos.
E porque não vindo de alguém com mais de 50 (bem são mais perto de 80) pares de sapatos? E porque não numa altura em que a APICCAPS revela um relatório onde apresenta resultados animadores?
O projecto WTF Shoes diferencia-se do projecto da APICCAPS, pois destina-se a estar perto dos compradores diretos, das tribos urbanas, dos que compram porque falam com os amigos, que acham cool, trendy, fashion. Que partilham ligações com amigos que conheceram em Erasmus noutros países. Aproveitar as ligações. Pôr os jovens portugueses, os adolescentes, a faixa etária 17-35 a falar de calçado e a usar calçado português.
Os números de implementação iniciais são animadores, pois a data de 23 Janeiro de 2013, a página inicial WTF Shoes tem já mais de 4000 participantes de todos os continentes, e continua a crescer e a construir a sua audiência.
O projecto WTF Shoes comunica em inglês e também em português, vai a caminho dos 5000 likes, no passa a palavra e colaboração directa com os consumidores, portugueses e não portugueses.
Possui já páginas em inglês e russo:
http://wtfshoesrussia.blogspot.pt/
http://wetrendforshoes.blogspot.pt/
Está presente nos seguintes social media:
Facebook/Pinterest/Twitter/Vimeo/YouTube/VK/
Possui o seu próprio canal de TV:
Meo Kanal 508800
Contamos já com a colaboração de várias comunidades, como a I Love Porto, com mais de 250 000 membros, que divulgou o projecto. Tenho tido contato direto com designers e fabricantes como a Carlos Santos, Ramalhoni, Goldmud, only2me, Ana Amorim, Sivia Rebatto, Wock, Egídio Alves, Gino-B, Armando Silva, que já estão a colaborar gratuitamente, cedendo modelos, dando informações, e apoiando o projecto. Também no decorrer do projecto, foi possível estabelecer uma parceria com a Sapo Mulher,sendo agora possível a publicação diaria de um par de sapatos portugueses, dois artigos por semana, entre outras novidades em breve.
A vontade de levar o projecto em frente ainda aumenta mais, quando no mundo do footwear se fala de Choo’s, Louboutins, Prada… Não se consegue ficar indiferente. Os jovens conhecem pouco do footwear nacional dentro de portas, e é preciso dinamizar, dentro e fora do país, falando-se, discutindo-se. Não que sejamos avessos ao que é nosso, porque temos valor acrescentado, design, know-how, tradição, herança familiar, inovação e tanto, tanto mais para dar.
O nosso futuro é o calçado português, em todas as vertentes possíveis imagináveis e ainda por imaginar!
Patricia Valerio
Agradecimentos
Obrigada a todos pela contribuição!!! Faltam 10 dias, divulguem pelas pessoas que conhecem, se 140 pessoas ajudarem, conseguimos atingir os objectivos e levar o projecto em frente!!!
Patricia Valério
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