Som à Letra

Som à Letra

O objectivo central neste momento é angariar fundos para registar a associação Inclusom, de forma a formalizar o Som à Letra como o seu jornal oficial.

  • 85

    angariado

    14% de 600€

    7 apoiantes

  • 15/07/2013

    Terminado a

  • Terminado

    Este projecto não conseguiu reunir os apoios necessários.

O objectivo central neste momento é angariar fundos para registar a associação Inclusom, de forma a formalizar o Som à Letra como o seu jornal oficial.

“A melhor forma de prever o futuro é criá-lo…” Henry Ford

Ser jovem e empreendedor é um grande desafio em época de crise. Daí, pessoalmente, encarar escassez monetária como uma curva complicada numa estrada, e nunca um sinal stop. Muitas vezes essa curva torna-se tão complexa de contornar, que só com consistência chega-se a bom porto. E é com este espirito que conduzo há quase quatro anos o media digital Som à Letra.

Trata-se de um ciberjornal que idealizei há cinco anos. A sua origem remonta a finais de 2008, quando surgiu como projecto de final de curso para imprensa. Na altura desenvolvi um jornal e o “bichinho” ficou.

Após terminar uma serie de estágios olhei para um blogue e decidi transformá-lo num jornal online. Não tinha equipa, rubricas, estatuto editorial, nem audiovisuais para tratar do desenvolvimento gráfico do projecto. Depois de dois meses a actualizar notícias no blogspot decidi criar um facebook para o blogue. Inicialmente o feedback era escasso, mas após começar a partilhar músicas e noticias começou a nascer uma relação com o público e este começou a aumentar com o “passa-a-palavra”. De centenas passamos a milhares de seguidores do blogspot. Nesse espaço de tempo encontrei equipa e juntamente com os leitores criei rubricas para o ciberjornal.

A 19 de Fevereiro de 2012 nasce oficialmente o media digital Som à Letra com equipa sólida e fortalecido com parcerias estabelecidas com projectos semelhantes.

Dentro do ciberjornal Som à Letra ainda existem as vertentes Som TV  (que nasce oficialmente a 18 de Setembro de 2014) e Som FM (com nascimento previsto para 18 de Setembro de 2015). De momento ambas as vertentes trabalham de forma experimental nas redes sociais e no site do Som à Letra. Já existem programas radiofónicos (Back on Track, Planeta Frankmarques, TentaSons). Na Som TV contamos com a ajuda da equipa audiovisionários que independentemente produz trabalhos de alta qualidade http://vimeo.com/30503843

Em Janeiro de 2013 o ciberjornal reforça a sua responsabilidade social, com o nascimento do Som Cívico, vertente que vai conhecer as necessidades de diversas instituições e tenta apoiá-las ao máximo ,através de eventos para angariação de fundos. Devido a esta nova vertente cívica, decidimos formalizar o Som à Letra como um dos instrumentos de acção da associação juvenil Inclusom-Espaço de Intervenção Cultural e Cívico.

Facebook Inclusom

Objectivos

A associação juvenil Inclusom envolve o individuo em actividades que estimulam a comunicação , a cultura e o respeito e solidariedade para com o outro. É uma associação aberta à comunidade, que nas suas actividades abrange quer as pessoas ditas “normais”, mas também pessoas com HIV, Sindrome de Down, doenças de foro psicológico e outras formas de exclusão social. Informar, ensinar, entreter e ajudar é o que pretendemos.


Trata-se de uma associação centrada na informação, educação e formação dos cidadãos, actuando nas seguintes áreas (através de workshops, debates, festas temáticas):

  • Jornalismo Cultural 
  • Voluntariado (no media e nas IPSS associadas ao Som à Letra) 
  • Animação Social 
  • Empreendedorismo Social 
  • Jornalismo radiofónico na era digital 
  • Jornalismo televisivo na era digital 
  • Jornalismo comunitário 
  • Falar em público
  • Escrita criativa 
  • Musicoterapia 
  • Sessões de cinema 
  • Debates 

O objectivo central neste momento é angariar fundos para registar a associação Inclusom , de forma a formalizar o Som à Letra como o seu jornal oficial. O dinheiro que sobrar será para ajudar na festa dos 4 anos do projecto, a realizar-se a 21 de Setembro (trata-se do primeiro evento que vamos realizar em nome do Som à Letra), celebrando tudo o  que foi sendo conquistado ao longo de quatro anos. A vossa ajuda ainda vai contribuir para começar o processo de  aquisição de material para a associação (como um gravador digital , por exemplo). Tratam-se de importantes contributos para o nosso arranque formal.

O registo da associação é o começo de tudo. Queremos praticar  jornalismo civico, ancorado no empreededorismo social e contamos com a vossa ajuda neste processo.

O que pretendemos a longo prazo

  • Promover uma sociedade inclusiva
  • Ajudar e divulgar o trabalho de instituições de solidariedade social
  • Fomentar uma audiência critica através de conferências, workshops, debates
  • Sensibilizar para o voluntariado

Sobre o promotor

Sou licenciada em Ciências da Comunicação.

Durante o curso aprendi as bases do jornalismo online, estagiando num ciberjornal (JPN), assim como numa televisão regional (RTV) e duas rádios (Antena 1 e RVE).

Por outro lado, em cadeiras como relações publicas e comunicação empresarial aprendi as noções necessárias sobre a gestão de uma marca, assistindo a casos de empresas que aplicam responsabilidade social ao seu trabalho. No âmbito do meu primeiro estágio (num jornal online, o JPN) trabalhei em artigos que abordavam a questão de uma sociedade mais inclusiva. Acabou tudo por culminar na defesa deste projecto para a vida.

 

 

Orçamento e Calendarização

Caso obtenhamos o financiamento, formalizamos no mês seguinte a associação cultural e cívica Inclusom , que como instrumento de actuação apresenta o media digital Som à letra. Em Setembro, dia 21, realizamos a festa dos quatro anos do projecto, e começamos a adquirir o material para o nosso espaço na invicta (câmara digital, gravadores…). Em termos de orçamento são 300 euros para o registo da associação, 100 euros para ajuda na festa e mais 200 euros para a aquisição de material, como um gravador digital por exemplo. http://www.fnac.pt/Olympus-Microgravador-Digital-VN-713PC-4GB-Preto-Microgravador-Microgravador-Digital/a551610 http://www.associacaonahora.mj.pt/seccoes/como_funciona.htm Apesar de considerar que o projecto alcançará milhares de pessoas, com a ajuda dos media, família, amigos e redes sociais, estamos em tempos de crise. Neste momento o urgente é mesmo formalizar a associação para ir à conquista de apoios. Por isso é que esta ajuda será crucial. Infelizmente não temos ainda foto da equipa de voluntários, que trabalha entre Lisboa e Porto.

Sex, 29/03/2024 - 14:19

15/07/2013

Campanha terminou

Não se reuniu a totalidade dos fundos

Lançamento da campanha

31/05/2013

7 membros da comunidade PPL
apoiam esta campanha

  • 4
    novos apoiantes

  • 3
    apoiantes recorrentes

  • 0
    apoiantes anónimos

Conhece quem está a tornar este sonho realidade