REALING - Plataforma Online de Reabilitação da Linguagem | PPL

REALING - Plataforma Online de Reabilitação da Linguagem

Separadores primários

Desenvolvimento de uma plataforma online que disponibilizará ferramentas complementares para Terapia da Fala.

Na Terapia da Fala (TF) as sessões são efetuadas com diversos tipos de materiais (jogos, imagens, palavras, frases, textos, entre outros) os quais devem estar disponíveis e acessíveis.

Como nasceu esta ideia? (Ver vídeo) (Ver concurso)

Esta ideia surgiu durante a concepção de material físico para a reabilitação da linguagem (nomeadamente leitura), tarefa a qual é diária e necessária para a preparação das sessões de terapia. Para a materialização de cada objetivo de reabilitação da linguagem é necessária a criação de diversas fichas com exercícios, cartões de imagens, palavras, frases e textos. Este processo de materialização é bastante laborioso, uma vez que contempla a planificação dos exercícios dependendo do grau de capacidade do utente, a pesquisa, impressão, recorte, colagem e plastificação de cartões.

Concomitantemente à conceção do material de intervenção está a questão do seu transporte e centralização do registo dos resultados obtidos, visto que as sessões podem ser efetuadas em diferentes locais (hospitais, clínicas, domicílio, entre outros). Neste sentido queremos tornar este processo mais simples e de fácil acesso, apoiando o trabalho do Terapeuta da Fala. Esta plataforma terá uma base de dados com um número diversificado de imagens agrupadas em categorias semânticas, assim como frases e textos.

Como ter acesso a uma panóplia de materiais (sem ser necessário os ter fisicamente), como efetuar o registo dos resultados e como facilitar o transporte dos mesmos?

A ideia seria reduzir o número de materiais a transportar e em contrapartida ter acesso a estes através da plataforma online.

Assim, o Terapeuta da Fala poderá gerir os seus utentes, as suas sessões de terapia, partilhar dúvidas com outros Terapeutas da Fala e encontrar ferramentas complementares para a análise da evolução dos seus utentes. Por outro lado os utentes poderão recorrer a esta plataforma para realizarem os exercícios propostos pelo Terapeuta da Fala na sessão de terapia ou em casa.

Para complementar a avaliação do Terapeuta da Fala e com base no registo dos exercícios, o Terapeuta da Fala terá acesso aos resultados com gráficos que demonstrem os progressos dos seus utentes e poderá exportar os dados e exercícios para os formatos xls e pdf.

Ferramentas que estamos a desenvolver e que serão disponibilizadas:

  1ª Palavra e Imagem (e vice-versa) >>> ver vídeo;

  2ª Frase e Imagem (e vice-versa) e

  3ª Texto e Imagem.

Assim defende-se a permissa que MENOS material físico poderá corresponder a MAIS diversidade de material e economia de espaço físico e dinheiro.

COM REALING, MENOS PODE SER MAIS...

Público Alvo (Portugal)

A terapia da fala é uma profissão que está em crescimento, pois à medida que os cuidados de saúde evoluem, maior é a exigência junto destes profissionais. Os terapeutas acompanham o doente ao longo de toda a vida, em todas as faixas etárias, desde o nascimento até à terceira idade. Em Portugal, segundo dados consultados no Portal da Administração Central do Sistema de Saúde existem mais de 2000 Terapeutas da Fala credenciados e segundo dados do relatório anual da Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala existem mais de 800 Terapeutas da Fala associados.

As ferramentas desenvolvidas neste projeto destinam-se a Terapeutas da Fala e estudantes de TF, uma vez que se considera que só estes é que são reconhecidos, que têm competências e que têm conhecimentos especializados na área de Terapia da Fala.

Principais Funcionalidades:

  • Gestão de utentes;
  • Gestão de sessões de terapia;
  • Suporte e partilha de dúvidas entre TF's;
  • Pesquisa de objetos;
  • Acesso a ferramentas complementares para reabilitação da linguagem;
  • Realização de exercícios;
  • Repetição de exercícios;
  • Marcação de exercícios para casa;
  • Notificação e monitorização dos exercícios a realizar em casa;
  • Visualização de resultados dos exercícios;
  • Exportação de exercícios para o formato pdf e
  • Exportação de dados e resultados para os formatos xls e pdf.

Arquitetura e Tecnologias

A arquitectura assente nesta plataforma baseia-se no modelo cliente-servidor. Desta forma qualquer utilizador poderá aceder à plataforma (servidor), através do browser (cliente) do seu computador ou dispositivo móvel, desde que tenha acesso à Internet. A plataforma está a ser desenvolvida em três camadas: camada de dados, camada de negócio e camada de apresentação. Nas camadas de dados e de negócio estão a ser utilizadas tecnologias Microsoft, como por exemplo, Framework .NET 3.5 e SQL Server 2008. Na camada de apresentação estão a ser utilizadas as seguintes tecnologias: HTML5, CSS, Javascript e jQuery.



É de notar que utilizando estas tecnologias consegue-se centralizar todos os serviços que esta plataforma disponibiliza, não sendo necessárias a instalação e a atualização da mesma no computador ou dispositivo do utilizador e este pode ter acesso à mesma a qualquer hora e a partir de qualquer dispositivo, como por exemplo, iOS (iPhone e iPad), Android (Smartphone e Tablet), Windows (Windows Phone, Tablet, Notebook e Pc), OS X (Mac Notebook), Linux (Notebook e Pc), entre outros.

Servidor

Uma outra questão não menos importante é: Onde está a ser alojada a plataforma?

Atualmente a plataforma está a ser alojada num servidor nacional (www.ptisp.pt).

Testes

No decurso e no final do desenvolvimento de cada funcionalidade da plataforma existe a preocupação de se efetuar testes para validação da mesma.

Suporte

Será disponibilizada na plataforma o suporte ao utilizador. Desta forma o utilizador poderá submeter dúvidas ou outro tipo de esclarecimentos relativamente à utilização da plataforma. Além disso serão disponibilizados guias virtuais ou visitas guiadas que ajudarão os utilizadores a trabalhar com a plataforma.

Lançamento Oficial

Estamos convictos que o lançamento da plataforma será em Outubro de 2014 mas até lá podem surgir surpresas...

Futuro

No futuro vamos desenvolver mais ferramentas de reabilitação da linguagem (escrita, som e video),  possibilitar sessões através da transmissão de vídeo e/ou áudio via Internet (para que o Terapeuta da Fala possa realizar sessões e/ou acompanhar em direto os exercícios que o utente vai realizando em casa) e disponibilizar este serviço a outros países, nomeadamente países de língua portuguesa, espanhola, francesa e inglesa.

Responsabilidade Social

Se atingirmos o objectivo ou o ultrapassarmos, 15% são doados à Associação Nacional de Afásicos.

A Associação Nacional de Afásicos (ANA) foi constituida no dia 26 de Outubro de 1989, como instituição particular de solidariedade social e reconhecida como pessoa colectiva de utilidade pública - D.R. nº 33 da III série de 8/2/90.

Divulgar a Afasia, melhorar a qualidade de vida do afásico, aumentar a participação social, fornecer informação, aconselhamento e promover as actividades terapêuticas e de formação são alguns dos objectivos desta instituição.

AGRADECEMOS O SEU APOIO.

A Equipa do Realing

Sobre o promotor

Rosa Henriques, 31 anos, é Licenciada em Terapia da Fala e Mestre em Ciências da Fala e da Audição pela Universidade de Aveiro.

Vitor Ferreira, 35 anos, tirou o curso de Gestão e Contabilidade no Instituto Superior de Paços de Brandão e é Licenciado em Engenharia de Informática pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto.

Imagens

Documentos

Os documentos estão apenas acessíveis a utilizadores registados. Por favor faça login para os consultar.

Facebook