Paraguaçú: Travessia do Atlântico a Remos

Paraguaçú: Travessia do Atlântico a Remos

Travessia oceânica para o Brasil, em barco a remos, seguindo a rota dos navegadores portugueses. Portadora de uma mensagem de alerta para o problema premente das ‘Alterações Cli...

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    angariado

    2% de 2 500€

    3 apoiantes

  • 15/01/2013

    Terminado a

  • Terminado

    Este projecto não conseguiu reunir os apoios necessários.

Travessia oceânica para o Brasil, em barco a remos, seguindo a rota dos navegadores portugueses. Portadora de uma mensagem de alerta para o problema premente das ‘Alterações Climáticas’ e de um abraço de amizade à nação brasileira.

Esta ‘cruzada’ reconstituirá a rota dos navegadores pioneiros e a da ‘Santa Cruz’ (a aeronave que completou a travessia aérea), só que remando em solitário entre o Cabo Bojador e Natal, no Brasil (via ilhas Canárias-Cabo Verde-Fernando Noronha), numa extensão de quase 5.000 km de oceano. A duração esperada da travessia é de 120 dias. A partida está prevista para Dezembro de 2012.

Este projecto é apoiado por Amadeu Garcia, especialista informático, como contacto-terra e, António Costa Motta, experiente canoísta, como apoio logístico. Durante o verão de 2012 uma preparação diária intensiva foi levada a cabo ao longo das praias do Algarve.

A mensagem que pretende transmitir esta travessia, que não depende da emissão de qualquer gás poluente, é a de alerta para o problema crescente das ‘Alterações Climáticas’ e a necessidade de Proteger as Florestas, em especial a Amazónia, um tesouro da Terra que coube ao povo brasileiro ser o guardião, incitando ao recurso a energias alternativas em substituição das fosséis, ao estabelecimento de políticas mais firmes de sustentabilidade e conservação, e à implementação de formas mais eficientes e racionais de exploração de recursos. As palavras de ordem deste projecto prendem-se com a Eco-eficiência: Racionalizar os recursos energéticos; Proteger o ambiente; Poupar as florestas!

Paraguaçú’ é o nome deste projecto de travessia e da embarcação transoceânica: significa ‘mar imenso’, numa língua indígena da Amazónia. Era o nome da índia Tupinambá, ou Catarina do Brasil, considerada a ‘mãe biológica da nação brasileira’ após a sua união com Diogo Álvares - o primeiro habitante português no Brasil, depois de naufragado junto àquela costa, em 1510. Este nome pretende homenagear a relação umbilical Portugal-Brasil - país a cujo povo estendo um abraço com os votos de ver estreitada a união entre os dois povos irmãos - e o espírito pioneiro dos navegadores quinhentistas (Pedro Álvares Cabral, em particular), mas também celebrar os 90 anos da primeira travessia aérea do Atlântico sul, concluída em 1922 por Gago Coutinho e Sacadura Cabral, bem como a graça do povo brasileiro.

Sobre o promotor

José Diogo Giraldes Tavares (Lisboa, 07.07.67), licenciado em Organização e Gestão de Empresas (ISCTE) e pós-graduado em Marketing Internacional, dirigiu o departamento de grupos e incentivos de uma agência de eventos e foi consultor de desenvolvimento organizacional.

Está ligado às áreas de animação turistica e desporto aventura desde 1994. Foi monitor de canoagem e de orientação, e responsável pela organização de eventos, guiou grupos em descidas de rios em canoa, preparou equipas para corridas-aventura e conduziu grupos em montanha. Realizou descidas de kayak em mais de 30 rios. Em autonomia, percorreu os rios Guadiana, Tejo, e Minho. Participou em provas de natação, triatlo, canoagem e corridas-aventura (destacando os 141 km da ‘IX Volta à Madeira em Kayak’ e o 7º tempo no ‘Desafio dos Vulcões’ de 2005, prova de 500 km nos Andes).

Quanto a expedições, foi de ‘Lisboa a Sagres em kayak’ (7 dias em solitário), atravessou a Floresta Negra (Alemanha) e os Andes, e subiu aos mais altos picos da Europa, África e América (Pirinéus, Alpes, Caucaso e Andes). Trabalha como instructor de ski em Espanha e foi o unico português a descer de esquis de mais de 8 mil metros.

Realizou diversas acções de formação e apresentações, sobre temas relativos a organização e gestão de eventos, animação turistica e desportiva, no âmbito de programas curriculares de escolas como a ESDRM, ESHTE e ESES, e associações desportivas.

Publicou 3 livros além de inúmeros artigos sobre viagens.

Orçamento e Calendarização

O orçamento total do projecto ultrapassa os 40 mil euros, deixando de fora o retorno do barco (cerca de 8 mil euros). De momento, quase 30 mil euros de despesas foram cobertas pelo autor e alguns apoios. Faltam 10 mil euros em abastecimentos (comidas, alguns aparelhos) e viagens (lista no final de http://travessiaoceanica.blogspot.pt/2012_06_01_archive.html). Sem contar com despesas não essenciais como seriam imagem gráfica, algumas t-shirts, acompanhamento de nutricionista, psicólogo ou preparador físico.

Ter, 23/04/2024 - 14:33

15/01/2013

Campanha terminou

Não se reuniu a totalidade dos fundos

Lançamento da campanha

15/10/2012

3 membros da comunidade PPL
apoiam esta campanha

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Conhece quem está a tornar este sonho realidade

  • Ana Rijo

    02/11/2012 - 17:24

  • Frederico Vares Rodrigues

    26/10/2012 - 11:31

    Grandes malucos, espero que consigam angariar o valor que pretendem. Abraços

  • JSoutelinho

    16/10/2012 - 18:24

    Felicidades. A solo mas nunca só...