Livro "Comunicação visual, design e publicidade"

Livro "Comunicação visual, design e publicidade"

Este livro dirige-se a todos os que trabalham e/ou estudam a Comunicação Visual, bem como aos que se interessam por estas matérias.

  • 1892

    angariado

    108% de 1 750€

    60 apoiantes

  • 22/09/2014

    Terminado a

  • Financiado

    Esta campanha foi totalmente financiada

Este livro dirige-se a todos os que trabalham e/ou estudam a Comunicação Visual, bem como aos que se interessam por estas matérias.

Dirijo-me a todos vocês no sentido de pedir um pequeno contributo para a edição desta obra, intitulada "Comunicação visual, design e publicidade".

A imagem é um dos fenómenos mais interessantes do nosso tempo, tendo vindo a assumir um papel cada vez mais preponderante. Figuras, fotografias, símbolos, ícones, desenhos e outras representações visuais chegam-nos de todo o lado, onde quer que estejamos.

No dia-a-dia todos consumimos uma catadupa de imagens. Porém, impõe-se perguntar: será que conhecemos o alfabeto, a gramática e os processo de produção da imagem, tal como acontece com o texto? 

No vídeo de apresentação damos a conhecer de forma breve todos os capítulos. Todavia, para uma melhor compreensão da obra e dos seus objectivos destacamos 10 tópicos, pretendendo, assim, dar uma breve nota sobre algumas das matérias que são tratadas. 

 

Brainstorming

 A linha é um ponto em movimento.

- Quais são os elementos (alfabeto) da comunicação visual e as suas principais propriedades?

cor é o toque, o olho, o martelo que faz vibrar a alma, o instrumento de mil cordas.

- O que é a cor, como a trabalhar e quais os seus significados?

 O Homem procura o equilíbrio em todas as fazes da sua existência física e mental.

- Qual a importância do equilíbrio na comunicação visual e como se manifesta?

 A câmara escura já era conhecida na antiguidade.

- Como funciona a câmara escura e como tem evoluído a fotografia?

 A boa tipografia é decisiva para um design gráfico funcional e estético.

- Qual o potencial da tipografia?

 O brainstorming é um processo para produção de ideias.

- Como funciona e qual a sua importância no processo criativo?

 Um logótipo e uma infografia são informação visual pura.

- O que são cada uma destas expressões gráficas e quais as metodologias para as desenvolver?

 Um slogan deve ser curto, facilmente memorizável e apelativo.

- Porquê e como o conseguir um bom slogan?

 Uma campanha de publicidade é uma acção de comunicação complexa.

- Como se define, o que envolve  e que erros a evitar?

Na produção de um trabalho gráfico torna-se necessário fazer opções.

- Impressão tradicional ou impressão digital?

Quais as vantagens e desvantagens em cada um dos processos?

O trabalho pode ter duas leituras e, desta forma, dirige-se a diferentes públicos-alvo. Dirige-se a todos quantos trabalham e/ou estudam a Comunicação Visual, mas também para todos os que se interessam por estas matérias. Para uns, são facultados conteúdos específicos e fornecem-se metodologias para desenvolver ou gerir, por exemplo, o processo de produção de um logótipo, uma infografia, um cartaz ou uma campanha de publicidade; para os outros, além da leitura sobre estes assuntos, expostas de forma simples, possibilita-se o acesso a conteúdos de interesse geral.

Sobre o promotor

Francisco Mesquita nasceu em 1961 em Vale de Vila, São João da Pesqueira (Douro). Licenciou-se em Publicidade, pela Universidade Fernando Pessoa e, posteriormente fez mestrado e doutoramento nas áreas da Publicidade, Design e Tecnologia, na Universidade do Minho. 

Desde meados da década de 90 que divide a sua actividade  na área da comunicação publicitária, entre a universidade e a empresa. Ao longo destes anos foi desenvolvendo um olhar, obtido nestes dois mundos, que lhe têm permitido cruzar conhecimentos, identificar problemas e encontrar soluções. 

O propósito do autor com este trabalho é o de disponibilizar uma obra acessível sobre Comunicação Visual, que permita melhor compreender algumas questões fundamentais da imagem.

Orçamento e Calendarização

Porquê a necessidade de pedir um apoio? O livro está prestes a ser finalizado. Em termos de estrutura formal, tem 160 páginas (mais capa e contracapa), com cor e muitas imagens. Foi já efectuada a revisão ortográfica, faltando, mas estando em curso, a revisão científica de alguns conceitos. Embora estejamos prestes a concretizar este sonho e com um imenso trabalho já elaborado, temo-nos deparado com grandes dificuldades em publicar. Foram já contactadas várias editoras. Algumas têm fechada a compra de novos títulos, outras colocam condições impossíveis de suportar. Estou certo que esta obra é uma mais valia no mercado editorial português. Muito embora existam alguns trabalhos publicados sobre comunicação visual, a abordagem efetuada é teórica ou prática. No nosso caso, fazemos um tratamento das matérias tendo sempre presente uma abordagem teórico-prática. Dirijo-me a todos vocês no sentido de pedir um pequeno contributo para a edição desta obra. Caso a verba solicitada não seja atingida, todos os que participarem receberão o dinheiro de volta. Porém, estou muito otimista de que conseguiremos o montante necessário. Agradeço a todos os que apoiarem monetariamente, aos quais terei muito gosto em enviar a recompensa correspondente. Peço-lhes, ainda, para divulgarem o projecto pelos amigos mais próximos.
  • Apoia com
    5€ ou mais

    Apoie com 5€ ou mais e obtenha

    Envio de um e-mail de agradecimento por apoiar o projecto.

    19 apoiantes

  • Apoia com
    15€ ou mais

    Apoie com 15€ ou mais e obtenha

    Anterior + agradecimento no livro (nome)

    6 apoiantes

  • Apoia com
    30€ ou mais

    Apoie com 30€ ou mais e obtenha

    Anterior + 1 livro impresso autografado (portes incluídos para Portugal continental e Ilhas)

    21 apoiantes

  • Apoia com
    50€ ou mais

    Apoie com 50€ ou mais e obtenha

    Anterior + 1 livro impresso autografado com dedicatória (portes incluídos para Portugal continental e Ilhas).

    7 apoiantes

  • Apoia com
    100€ ou mais

    Apoie com 100€ ou mais e obtenha

    Todos os anteriores + Agradecimento especial na sessão de lançamento (os portes de envio da obra estão incluídos para Portugal continental e Ilhas).

    4 apoiantes

Sáb, 20/04/2024 - 14:13

Ter, 23/09/2014 - 15:40

Pagamento concluído

Os fundos angariados foram transferidos para o promotor

22/09/2014

Campanha terminou

Os fundos foram totalmente angariados com sucesso

Lançamento da campanha

09/07/2014

Junta-te a nós para poderes participar nesta campanha. Criar conta

  • Carla Pinto

    Tomei a liberdade de também

    Tomei a liberdade de também divulgar o vosso projeto, para ver se todas as campanhas que estão no site conseguem o seu objetivo.

    Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários

  • Carla Pinto

    Peço desculpa por estar a

    Peço desculpa por estar a incomodá-la(o), mas a data está a apertar e estou a tentar reunir todos os contatos que ajudaram a Quinta de São Francisco e outros, que também possa ajudar o seguinte projeto em que o fim é até dia 4 de setembro:

    Muito obrigada pela vossa atenção,
    Carla Pinto

    Vá lá! Vamos embora contribuir! Se todos os que já viram, podem contribuir com 1€. O prazo da campanha está a acabar, vamos embora ajudar. Quem já viu, pode ajudar com a parte monetária. Basta só um euro! não é preciso muito mais! Vamos lá! Sejam generosos!
    https://bescrowdfunding.ppl.pt/pt/prj/quer-fazer-o-bem
    https://bescrowdfunding.ppl.pt/pt

    Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários

  • Carla Pinto

    Peço desculpa por estar a

    Peço desculpa por estar a incomodá-la(o), mas a data está a apertar e estou a tentar reunir todos os contatos que ajudaram a Quinta de São Francisco e outros, que também possa ajudar o seguinte projeto em que o fim é até dia 4 de setembro:

    Muito obrigada pela vossa atenção,
    Carla Pinto

    Vá lá! Vamos embora contribuir! Se todos os que já viram, podem contribuir com 1€. O prazo da campanha está a acabar, vamos embora ajudar. Quem já viu, pode ajudar com a parte monetária. Basta só um euro! não é preciso muito mais! Vamos lá! Sejam generosos!
    https://bescrowdfunding.ppl.pt/pt/prj/quer-fazer-o-bem
    https://bescrowdfunding.ppl.pt/pt

    Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários

60 membros da comunidade PPL
apoiam esta campanha

  • 46
    novos apoiantes

  • 14
    apoiantes recorrentes

  • 0
    apoiantes anónimos

Conhece quem está a tornar este sonho realidade