"Lisboando"  novo álbum de João Pires

"Lisboando" novo álbum de João Pires

Lisboando será o meu 3º álbum composto por onze canções inspiradas nesta Lisboa e nesse “ser-se Alfacinha” que me é fonte de inspiração.

  • 5600

    angariado

    124% de 4 500€

    44 apoiantes

  • 27/03/2015

    Terminado a

  • Financiado

    Esta campanha foi totalmente financiada

Lisboando será o meu 3º álbum composto por onze canções inspiradas nesta Lisboa e nesse “ser-se Alfacinha” que me é fonte de inspiração.

Acredito que registar seja uma forma de  perpetuar tudo o que faz nascer uma  canção e que é tão só o viver. Lisboando será o meu 3º álbum composto por onze canções inspiradas nesta Lisboa e nesse “ser-se Alfacinha” que me é fonte de inspiração.

Há seis anos, uma ponte transatlântica pôs-se diante de mim. Portugal, Brasil e Cabo -Verde. Percorrendo-a inúmeras vezes, colhi referências fundamentais para a minha música, as minhas composições e a minha história. Caminhar (2012) e Coladera (2013), os meus dois álbuns anteriores, celebram estes encontros e brindam  à Lusofonia.

http://www.joaopires.net/

Cada vez que faço o caminho de volta, percebo o quão “Alfacinha” a minha música é. Percebo uma Lisboa portuguesa, moura, brasileira, africana,  flamenca…do mundo. Tal como eu!

"Lisboando" nasce justamente deste sentimento, da necessidade de compor em torno dele, destas sonoridades que me atraem bastante.

O encontro certeiro com as letristas portuguesas, Ana Sofia Paiva, Amélia Muge e com o letrista brasileiro Vinícius Carvalho foi o ponto de partida para conceber a maioria destas novas canções, juntando-se depois os enormes  Diogo Duque (trompete), Francesco Valente (baixo), Felipe José (violoncelo), Marco Pombinho (piano),  Poliana  Tuchia (percussões) e Sebastian Sheriff  (bateria), que trouxeram ao disco uma sonoridade muito própria, sendo igualmente importante salientar as participações especiais de Aline Frazão (Angola), Dino Santiago (Cabo Verde) e outras surpresas que ainda estão por vir.

Durante todo o mês de novembro de 2014 fizemos uma residência no Clube B.Leza, durante a qual uma vez por semana, tivemos a oportunidade de experimentar e lapidar as novas canções. Nesse mesmo mês, gravámos metade do disco no estúdio Pimenta Preta, com Gonçalo Pimenta e Ivo Costa.

Ao longo dos anos tenho vindo a desenvolver o meu percurso de forma totalmente independente, mas, nesta nova fase, gostaria de contar com a vossa colaboração. Por isso vos lanço estes dois convites: 

  • Contribuir monetariamente, com diferentes valores, ajudando a produzir este disco com todas as etapas ainda porque ainda faltam atingir, até ao seu lançamento; 
  • Participando com um enorme apoio, divulgando este projecto na vossa rede de contactos. 

As vossas (para nós, muito valiosas) contribuições monetárias dão acesso a várias contrapartidas diretas e exclusivas, limitadas ao período deste projeto de crowdfunding.

Para tornar este sonho possível é muito importante conseguirmos atingir esta meta!

O Lisboando precisa de produtores!

Colaborem!

A todos vós, um grande bem-haja!

Sobre o promotor

A música de João Pires não é mais que um reflexo de um português que já que andou um pouco pelos quatro cantos do mundo. Esse ser viajante e curioso permitiu-lhe ter contato com inúmeras linguagens musicais que bebeu desde o flamenco, à música africana e brasileira.

A guitarra portuguesa e Ibérica nos dedos, a canção portuguesa e um pulsar nos mais variados ritmos e linguagens fruto de suas vivências ajudam a definir a sua música.

Define-se como “Cantautor, a guitarra é o meu instrumento, faço música portuguesa deixando-a influenciar com outras linguagens que a minha vivência me trouxe e traz.” O seu cancioneiro varia entre a canção e a música instrumental.

Conta na sua discografia os álbuns “Caminhar” e “Coladera”, eleito pelo conceituado site/revista brasileira Embrulhador um dos 100 melhores álbuns de 2014,  como agradáveis surpresas da world music tendo sido premiado por imprensa portuguesa, de música brasileira e pela própria BBC6 Radio no programa de Gilles Petterson e pela parisiense Lusophonie.

 Hoje em dia reside entre Portugal e o Brasil dividindo-se em apresentações do seu trabalho a solo, do “ Coladera” com os brasileiros Marcos Suzano e Vitor Santana e o projeto Xafu, coletivo luso-brasileiro que aborda sons da lusofonia com eletrónica.

Prepara-se para lançar  o Lisboando, seu terceiro álbum, um disco de canta-autor, de Música Portuguesa, marcado por melodias conduzidas pela guitarra e de abordagens às variadas linguagens musicais, como Fado, Bolero, Marcha, Flamenco, Maracatu, Funaná, Morna, Batuque, todas elas compostas de sonoridades que atraem bastante o músico.

Orçamento e Calendarização

O valor que tentamos alcançar não corresponde a todo o investimento que vai ser feito para a edição deste disco. As vossas contribuições serão apenas um complemento que ajude-nos a concretizar este projecto. Orçamento do Lisboando: Gravação, misturas, masterização: 3000 euros Direitos de autor Spa: 150 euros Design Gráfico cd e site: 600 euros Edição Física de 1000 discos + edição virtual: 1600 euros Making-of/ documentário / Vídeo Clip: 1500 euros Comunicação, Promoção, Distribuição: 2000 euros Despesas administrativas (PPL/ Paypal/ Multibanco/ Cartão de crédito): 400€ O montante pedido é, de facto, um apoio ou uma colaboração para cumprir todas as etapas pretendidas. Todo o valor que conseguirmos para além do montante pedido será utilizado para fazer face às despesas de promoção e digressão. Esperamos ultrapassar em muito esse valor para podermos tocar mais perto de vós. Metas: Lançamento virtual do álbum/single/ EPK/Documentário: Abril Lançamento Físico do álbum/ Concertos de apresentação em Portugal ( Lisboa, Porto, Coimbra e Évora): Maio Concertos de apresentação no Brasil/ Promoção e Distribuição: a partir de Junho Lançamento de videoclipe: Julho

Sex, 19/04/2024 - 18:26

Sex, 27/03/2015 - 18:17

Pagamento concluído

Os fundos angariados foram transferidos para o promotor

27/03/2015

Campanha terminou

Os fundos foram totalmente angariados com sucesso

Lançamento da campanha

03/02/2015

44 membros da comunidade PPL
apoiam esta campanha

  • 35
    novos apoiantes

  • 9
    apoiantes recorrentes

  • 0
    apoiantes anónimos

Conhece quem está a tornar este sonho realidade