As Fantásticas Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy 3

Lisboa, Portugal
O terceiro e último livro de uma trilogia, “As Fantásticas Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy”, está actualmente em fase de produção e gostariamos de vos convidar a participar neste projecto. A vossa participação, mais do que bem vinda, é fundamental.

"As Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy" é uma trilogia de livros de banda desenhada, escritas por Filipe Melo e ilustradas pelos argentinos Juan Cavia e Santiago Villa. 

Narram as aventuras e desventuras de um improvável grupo de anti-heróis: um lobisomem com mau feitio, um jovem distribuidor de pizzas, um demónio de seis mil anos que vive no corpo de uma criança e uma cabeça de gárgula. Juntos são forçados a salvar o mundo mais vezes do que queriam, enfrentando as mais terríveis ameaças. 

Trabalhamos juntos desde 2005 nesta saga e, até à data, conseguimos editar dois dos volumes. Este trabalho só foi possível com um enorme esforço pessoal e financeiro de toda a equipa.

As nossas reuniões são feitas via Skype, só nos conhecemos pessoalmente no lançamento do primeiro livro, mas ficámos verdadeiramente amigos ao longo dos últimos anos em que trabalhámos juntos. Tivemos a sorte de ter prefácios de John Landis e de George A. Romero para os nossos dois primeiros livros, a ser editados pela Tinta-da-China em Portugal e pela Dark Horse Comics nos EUA.

O terceiro e último livro, “As Fantásticas Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy 3”, está actualmente em fase de produção e gostaríamos de vos convidar a participar neste projecto. A vossa participação, mais do que bem vinda, é fundamental.

É muito difícil reunir o investimento necessário para um empreendimento destes – depende de dois anos de trabalho diário e constante da equipa de arte. O guião (já concluído) também demorou cerca de um ano a ser escrito. 

Mesmo tendo sendo um relativo sucesso de vendas e de ter ganho alguns prémios importantes de banda desenhada, se os livros tivessem recuperado o que custaram, não estariam a ler estas linhas. Para terminar estas aventuras, precisamos da vossa ajuda!

Para conseguirmos acabar o livro até ao final de 2013, teremos de renunciar a muito trabalho que usamos para poder investir nestes livros (o Filipe é músico, o Juan é cenógrafo e o Santiago é realizador de animação). O montante conseguido será utilizado para desenhar e colorir 105 páginas e fazer a respectiva balonagem.

É para isso que contamos com todos aqueles que têm seguido e apoiado os nossos personagens (e com aqueles que podem querer conhecê-las), para que possamos fazer aquilo que mais gostamos e garantir que o vosso apoio é utilizado sensatamente. Cada tostão que nos derem será traduzido em sangue, suor e lágrimas para vos trazer a melhor das três aventuras.

O nosso objectivo principal é quebrar a velha tradição das trilogias: a terceira parte é sempre uma "m*****".

Caso o nosso também seja, uma coisa podemos prometer: será o último!

Nota 20-09-2013: As contrapartidas que envolvam agradecimento ou menção em qualquer dos livros (reedições do volume I e II e edição do volume III) só estarão disponíveis até dia 30 de Setembro, data em que ficarão fechadas as edições.

Nota 24-09-2013: 

E já está! Graças a vocês, atingimos o objectivo.

Sempre fui muito céptico em relação a campanhas de crowdfunding. Pensei que o dinheiro serviria para muitas coisas além do projecto a financiar. 

O meu amigo e companheiro de aventuras Juan Cavia (desenhador desta BD) convenceu-me que esta era, essencialmente, uma óptima maneira de juntar os autores aos leitores. É uma relação mais directa, e que tem uma percentagem muito maior dedicada à produção do livro do que à distribuição, que é o que acontece nas lojas. Decidimos, juntos, começar esta campanha, com a ajuda da equipa base da BD.

Estou completamente convencido de que esta é a melhor forma de manter a liberdade criativa e a independência da indústria. Este processo de produção motivou-me a investir também nos projectos de outras pessoas, e tirou-me as dúvidas que tinha em relação à eficácia desta colaboração. É graças a vocês, que leram os nossos livros e que confiaram em nós, que o terceiro livro vai existir.

Se antes a nossa meta era conseguir o montante fixado, agora a nossa meta é tentar fazer a melhor campanha de crowdfunding de sempre sobre um lobisomem português de meia-idade!

Garanto também que o que pedimos cobre apenas um terço do valor total de produção de cada volume. Por isso, cada euro que investiram será total e exclusivamente dedicado às "Aventuras de Dog Mendonça".

As contrapartidas são as mesmas, e ainda podem contribuir activamente para o sucesso dos nossos livros! Ainda faltam 40 dias, e receberão todas as contrapartidas que oferecíamos antes de atingir o objectivo!

Vamos a isso.

Um abraço a todos e... obrigado.

Filipe Melo & equipa do Dog Mendonça & Pizzaboy

Sobre o promotor

Filipe Melo, Guião

Depois de ser interrogado por pirataria informática aos 15 anos, Filipe Melo optou por se dedicar ao piano e a desenvolver a sua paixão pelo jazz e pela improvisação. Estudou no Hotclube de Portugal e no Berklee College of Music, em Boston.
Trabalhou, tocou com músicos e grupos como: Peter Bernstein, Omer Avital, Camané, Carlos do Carmo, GNR, Donald Harrison Jr., Jesse Davis, Sheila Jordan, Paulinho Braga, Swingle Singers, Martin Taylor, Perico Sambeat, Herb Geller, Orquestra de Jazz do Hotclube, Orquestra Metropolitana, Orquestra Sinfónica Portuguesa, entre muitos outros. Conta com mais de 12 discos gravados, entre trabalhos como líder e colaborações. Ensina na Escola de Jazz do Hotclube de Portugal e na Escola Superior de Música de Lisboa, onde também frequenta um mestrado com o orientador Mário Laginha.

É apaixonado por guionismo e pela realização de filmes: em 2003 fundou uma produtora de cinema dedicada ao género fantástico. Foi o criador de vários projectos de culto: "I´ll See You in My Dreams", vencedor do Fantasporto, do Méliès d´Or e de outros 12 prémios internacionais (240.000 espectadores em sala e 4.500 DVDS vendidos) e "Um Mundo Catita", a primeira série de ficção produzida pela RTP2 (6 episódios). Realizou o videoclip "Lickanthrope" para os Moonspell.

Actualmente escreve banda desenhada para a editora Tinta-da-China e para a Dark Horse Comics, nos Estados Unidos. Em 2013 foi eleito pelo jornal Expresso como uma das 40 promessas nacionais.

Juan Cavia, Arte

Nasceu com um talento inato para o desenho. Em pequeno passava horas a copiar os seus livros de banda desenhada preferidos, sem no entanto chegar a bons resultados. Aos 10 anos de idade e depois de muitas tentativas falhadas de fazer as suas próprias histórias, começou a ter aulas com o professor Carlos Pedrazzini, que durante mais de um ano fez incidir os seus estudos sobre a anatomia humana, perspectiva e síntese, para depois se concentrar mais profundamente sobre a narrativa. Durante 11 anos, sem interrupções, Juan Cavia desenvolve os seus conhecimentos em pintura, desenho, composição, dinâmica e diversas técnicas de representação. Depois do ensino secundário, começa a estudar cinema, enquanto trabalha paralelamente como storyboarder e concept designer para algumas produtoras de publicidade. Um ano mais tarde começa a trabalhar com Marcelo Pont (designer de produção e desenhador de BD), com quem trabalha como assistente durante dois anos em diversos campos do audiovisual. 

É cenógrafo e director de arte de várias longas-metragens, entre as quais Mi Primera Boda, estreada em 2011, e El Secreto de Sus Ojos, filme vencedor do Óscar para o Melhor Filme Estrangeiro em 2009. Actualmente, desenha para a Dark Horse Comics.

Santiago Villa, Arte

É auto-didacta em desenho e pintura. Embora tenha começado os seus estudos em publicidade, não demorou até regressar às origens. Foi então que prosseguiu os seus estudos no Instituto Universitário Nacional de las Artes (IUNA), para passar de seguida a uma área mais específica, terminando os seus estudos em Cinema de animação no Insituto I.M.A.G.E.

Desde 2006 que trabalha no mercado audiovisual, editorial e de videojogos, principalmente como Director de Arte e Animação.

Imagens

Documentos

Os documentos estão apenas acessíveis a utilizadores registados. Por favor faça login para os consultar.

Facebook