A Sombra de Beckett - Teatro /Beckett's Shadow - Theatre

A Sombra de Beckett - Teatro /Beckett's Shadow - Theatre

A Sombra de Beckett é um monólogo escrito por Bruno Schiappa em 2010, revisto e aumentado em 2015, para um espectáculo encenado e interpretado pelo próprio de 12 a 28 de Junho ...

  • 1399

    angariado

    55% de 2 500€

    68 apoiantes

  • 03/04/2015

    Terminado a

  • Terminado

    Este projecto não conseguiu reunir os apoios necessários.

A Sombra de Beckett é um monólogo escrito por Bruno Schiappa em 2010, revisto e aumentado em 2015, para um espectáculo encenado e interpretado pelo próprio de 12 a 28 de Junho de 2015 na Sala Estúdio do Teatro da Trindade.

Sinopse: Um homem encontra-se sozinho numa sala. Está cansado. Corre e tece considerações sobre a vida. Ao longo do monólogo vamos percebendo que se trata de um homem no fim do seu tempo de vida. Os vários fantasmas vão surgindo no seu discurso que é uma teia de pensamentos imbricados e suspensos numa não-lógica beckettiana. O amor desactivou-o. Não foi só o amor passional. Foi o amor parental. O amor pela razão. O amor pela vida. O amor por si. Nessa embarcação do amor foi-se perdendo e distanciando de si. Da sua essência. Nada nem ninguém o vai tornar a compreender. Nem sequer o próprio. O vício da lógica destruiu-o. A Não-lógica dá-lhe os últimos sopros de vida. 

Nada nem ninguém lhe vai dar o amparo do último sopro? Não é bem assim. Um espectro ao qual apenas o próprio tem acesso assiste e assiste-o num jogo de esconde-esconde que apenas terminará quando o homem perceber de quem se trata.

É o 13.º Arcano do tarot.

Categoria – Drama

Autoria, Encenação e Interpretação – Bruno Schiappa

Bruno Schiappa tem vindo a desenvolver a sua actividade como solista, nos últimos anos, de modo mais constante e voluntário, procurando compreender o aspecto solitário do artista e o seu papel na vida através do seu percurso na arte de partilhar com o público os pensamentos e considerações que vai tecendo em privado. Numa primeira leitura, podemos pensar que se trata de uma actividade egocêntrica e inconsequente, mas não reside nessa simplificação o propósito artístico desta opção. Trata-se, sobretudo, de dar a ver um “olhar” particular, uma experiência que se torna visível perante o público. Aqui encontramos a vontade do dramaturgo encenador de si próprio que, tendo começado a integrar nos últimos anos a importância do espectador e da recessão, tem vontade de aprofundar essa relação dando a ver, não apenas a fábula transversal ao texto mas, também, como funciona o processo do ator. Como se estimula para determinada cena ou estado.

Bruno Schiappa dirigiu um workshop no Porto, no qual foi aberta ao público a última sessão para que este pudesse participar e compreender como se procede à formação do actor. 

Neste sentido, durante a performance o actor fará, pelo menos, quatro interrupções durante as quais deve improvisar, referindo ao público que o resultado de cada um desses momentos não está a ser satisfatório para ele e mostrando como pode procurar estímulos cujo resultado se adeque melhor à performance. O actor irá, ainda, escolher outros quatro momentos, que poderão ou não coincidir com os anteriores, para fotografar reações do público. Antecipando o factor de estranheza que irá atingir o público, Bruno Schiappa optou por este texto que apresenta, também, uma homenagem a um dos dramaturgos que mais contribuiu para o teatro, no século XX, e que reconheceu a não-lógica no Ser Humano, sendo um dos criadores do movimento absurdista: Samuel Beckett. Cabe ainda neste espectáculo o que pode compreender o primeiro registo fotográfico do público, a partir do espaço de representação (cena) registando, não apenas a sua presença mas, também, o seu estado e reações, isto é, incluíndo-o como elemento (também) observado e não só observador.

Sobre o promotor

Bruno Schiappa é Actor/Encenador/Dramaturgo profissional. Com formação na Escola Superior de Teatro e Cinema, em workshops em Nova Iorque, Paris, Áustria e Rússia, especializou-se nas técnicas de O Método, de Lee Strasberg, com Marcia Haufrecht. É Doutorado em Estudos Artísticos pela Universidade de Lisboa e Mestre em Estudos de Teatro pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Tem trabalhado em palco, cinema e televisão há 25 anos e formado vários actores portugueses; dirigiu um workshop sobre O Método em Montréal e o seu espectáculo de teatro Memórias de um Psicopata foi apresentado em Paris, no Kyron Éspace. Durante oito anos foi membro da companhia de teatro canadianageons International. Foi protagonista da longa-metragem de Orlando Fortunato Batepá e prémio de actor pelo trabalho em Frozen e (I)Mortal e de melhor coreografia Marchas de Lisboa 2011, pela EGEAC.

Prémio Melhor Ator e Melhor Espetáculo a Solo - 2017 - Guia dos Teatros

Sobre o trabalho de Bruno Schiappa, Marcia Haufrecht refere: “Bruno Schiappa’s work with actors exhibit sensitivity, intelligence and imagination. Also, his knowledge and understanding of theatre past and present is unsurpassable. I believe he can make a very big contribution and effect a positive influence with any opportunity he has for advancing the art of acting.” Marcia Haufrecht.

Orçamento e Calendarização

Orçamento detalhado do projecto, incluindo a discriminação integral dos respectivos custos e o total das despesas e receitas; 1. Despesas com a classificação etária – 50 euros 2. Guarda-roupa e adereços cénicos – 2000 euros 5. Comunicação e divulgação do espectáculo – 200 euros 6. Cartaz, flyers e tela – 250 euros 7. Fotografias de cena – 100 euros 8. Tradução do texto para castelhano e inglês (para possível integração em festivais internacionais)– 400 euros Total do orçamento – 3000 euros (três mil euros) Precisamos de apoio para poder ter tudo pronto antes do início dos ensaios para poder promover com vídeos dos ensaios e poder criar dossier internacional. Não temos subsídio nenhum até agora eu irei investir 500 euros pessoais. Calendarização do projecto: Local – Sala Estúdio do Teatro da Trindade Período de ensaios – 02 de Abril a 10 de Junho de 2015 Período confirmado de apresentações no Teatro da Trindade – 11 a 28 de Junho de 2015
  • Apoia com
    1€ ou mais

    Nome nos agradecimentos

    Integração do nome nos agradecimentos na folha de sala. Tem direito a um sentido agradecimento na folha de sala onde poderá ler o seu nome e apontá-lo histérica e orgulhosamente aos seus amigos que não quiseram contribuir. É sabido também que como técnica de engate ter o nome numa folha de sala é coisa que imprime sex-appeal a uma personalidade. Tudo isto por 1 euro? Bom negócio.

    6 apoiantes

  • Apoia com
    5€ ou mais

    Acesso aos ensaios gerais e nome na folha de sala

    Acesso aos ensaios gerais com público e Integração do nome nos agradecimentos na folha de sala. Tem direito a um sentido agradecimento na folha de sala onde poderá ler o seu nome e apontá-lo histérica e orgulhosamente aos seus amigos que não quiseram contribuir. É sabido também que como técnica de engate ter o nome numa folha de sala é coisa que imprime sex-appeal a uma personalidade. Tudo isto por 5 euros? Bom negócio

    12 apoiantes

  • Apoia com
    10€ ou mais

    Convite individual e nome na folha de sala

    Um bilhete grátis para qualquer sessão e Integração do nome nos agradecimentos na folha de sala. Tem direito a um sentido agradecimento na folha de sala onde poderá ler o seu nome e apontá-lo histérica e orgulhosamente aos seus amigos que não quiseram contribuir. É sabido também que como técnica de engate ter o nome numa folha de sala é coisa que imprime sex-appeal a uma personalidade. Tudo isto por 10 euros? Bom negócio

    22 apoiantes

  • Apoia com
    20€ ou mais

    Convite duplo e nome na folha de sala

    Dois bilhetes grátis para assistir ao espectáculo em qualquer sessão e Integração do nome nos agradecimentos na folha de sala. Tem direito a um sentido agradecimento na folha de sala onde poderá ler o seu nome e apontá-lo histérica e orgulhosamente aos seus amigos que não quiseram contribuir. É sabido também que como técnica de engate ter o nome numa folha de sala é coisa que imprime sex-appeal a uma personalidade. Tudo isto por 20 euros? Bom negócio

    28 apoiantes

Sex, 26/04/2024 - 13:12

03/04/2015

Campanha terminou

Não se reuniu a totalidade dos fundos

Lançamento da campanha

18/02/2015

68 membros da comunidade PPL
apoiam esta campanha

  • 34
    novos apoiantes

  • 34
    apoiantes recorrentes

  • 0
    apoiantes anónimos

Conhece quem está a tornar este sonho realidade