Pegadas Solidárias
  • Zoófila
  • Porto, Lisboa e Évora, Portugal

Pegadas Solidárias

Pretendemos realizar dois projectos de Terapias Assistidas por Animais em duas instituições de solidariedade social que acolhem e protegem crianças e jovens em risco que têm com...

  • 562

    angariado

    18% de 3 000€

    27 apoiantes

  • 27/01/2013

    Terminado a

  • Terminado

    Este projecto não conseguiu reunir os apoios necessários.

Pretendemos realizar dois projectos de Terapias Assistidas por Animais em duas instituições de solidariedade social que acolhem e protegem crianças e jovens em risco que têm como finalidade o acolhimento urgente e transitório de crianças em situação de risco, decorrente de abandono, maus tratos, negligência ou outros factores, criando condições para a definição do projecto de vida de cada criança/jovem, com vista ao seu adequado encaminhamento: a Associação Casa do Caminho (Porto) e a Associa...

A Vinculum Animal é uma associação sem fins lucrativos fundada em Dezembro de 2011 que actua nas Intervenções Assistidas por Animais, Treino e Educação Canina em positivo e formação na área.

Os benefÌcios da relação entre o Homem e o Animal são claros para todos aqueles que experimentam esta relação. Existe uma grande diversidade de estudos que comprovam a eficácia desta relação no alcance de objectivos terapêuticos.

Através de Intervenções Assistidas por Animais, pretendemos potenciar o bem-estar e a qualidade de vida dos utentes que beneficiam de: Actividades Assistidas por Animais - de carácter lúdico e sem objectivos pré-definidos; Terapias Assistidas por Animais - programas estruturados, tendo em conta os objectivos terapêuticos; Educação e Leitura Assistida por Animais - realizando projectos adequados aos mais variados conteúdos programáticos.

Pretendemos realizar dois projectos de Terapias Assistidas por Animais em duas instituições de solidariedade social que acolhem e protegem crianças e jovens em risco que têm como finalidade o acolhimento urgente e transitório de crianças em situação de risco, decorrente de abandono, maus tratos, negligência ou outros factores, criando condições para a definição do projecto de vida de cada criança/jovem, com vista ao seu adequado encaminhamento:

Associação A Casa do Caminho (Matosinhos) - pretendemos realizar um projecto de Terapias Assistidas por Animais com a duração de 10 meses e frequência semanal de sessões. Conhecemos a realidade da associação na qual já realizamos Actividades Assistidas por Animais com um grupo crianças. Reconhecemos e acreditamos no trabalho realizado pela Casa do Caminho e conhecemos as necessidades das crianças e jovens que acolhem. Através das sessões de Terapia Assistida por Animais, pretendemos aumentar a auto-estima e ajudar a ultrapassar determinadas condições de vida, proporcionando momentos de descontracção, alegria e carinho que nos ajudam a alcançar os objectivos terapêuticos definidos para o projecto.

Casa de acolhimento temporário de jovens e crianças (Lisboa) - o objectivo é proporcionar o acompanhamento psicoterapêutico a dois jovens em risco residentes na entidade através das Terapias Assistidas por Animais. Estes dois jovens foram sinalizados pela própria instituição, com a qual já colaborámos, como sendo os casos mais urgentes. São jovens que se encontram em grande sofrimento emocional, com histórias de vida muito complicadas e com psicopatologia associada que necessitam de psicoterapia, não dispondo a instituição de quaisquer recursos para o tratamento emocional destes jovens. A duração do projecto é de 10 meses e a frequência é semanal.

Através do PPL, vamos conseguir tornar a saúde mental mais acessível, a quem não tem recursos mas tanto precisa, através de uma técnica altamente inovadora, motivante e com resultados visíveis em vários países.

Ajude-nos a deixar pegadas solidárias!

Sobre o promotor

A equipa da Vinculum Animal é formada por profissionais de saúde humana e animal fortemente motivados para potenciar e promover a relação entre o Homem e o Animal.

A equipa humana:

Inês Santos Pereira - Licenciada em Psicologia tem tido um percurso desde sempre ligado aos animais. Em 1993 iniciou treinos de obediência e agility com os seus próprios cães, e desde então, realizou várias formações sobre comportamento e treino animal, incluindo uma formação especializada como treinadora profissional, em Espanha no ano de 2010. Participou vários anos em exposições caninas e foi criadora das raças Siberian Husky e Cocker Spaniel Inglês. Iniciou a sua formação em Intervenções Assistidas por Animais em 2006 e realizou o primeiro curso de Terapias Assistidas por Animais em Portugal, organizado pela Fundación Bocalán em 2008. Foi representante da empresa Canem, terapia, assistência e educação, durante dois anos, no Porto. Desde então, tem realizado inúmeros projectos nesta área com diversas populações e instituições.

Itana Cruz - Licenciada em Psicologia, mestre em Psicopatologia e Psicologia clínica, com formação em psicoterapia psicanalítica e em psicodrama. Completou uma pós-graduação em Neuropsicologia de intervenção e em Avaliação e reabilitação neuropsicológica. Tem trabalhado com diferentes populações e diferentes contextos sociais, desde 2002, e em projectos comunitários de cariz social. Em 2011 integrou uma equipa de Intervenções Assistidas por Animais e desde então reconheceu nelas o aliar de duas grandes paixões: a psicologia/ psicoterapia e os animais! É pela enorme capacidade de vinculação entre animais e pessoas que acredita no sucesso das Terapias Assistidas por Animais. Trata-se de uma relação forte e muito bonita que permite a partilha de muitos afectos e de emoções. Após uma semana de fantástica aprendizagem na Delta Society, terminou o curso de Aplicações das terapias assistidas por animais dado por esta entidade.

Margarida Câmara - Médica veterinária, trabalha há vários anos num canil municipal, tendo tomado consciência da problemática da detenção irresponsável, abandono e sobrepopulação animal. Criou e desenvolveu um projecto municipal, intervindo na sensibilização e educação da população, promovendo o treino e educação canina como forma de conhecer, comunicar e respeitar, fortalecendo o vínculo entre dono e animal. Participou em inúmeras actividades assistidas por animais com grupo de pessoas com necessidades especiais, projectos educativos e de promoção da leitura com crianças do pré-escolar e 1º ciclo, tendo como elemento central o animal de companhia. Foi voluntária de várias associações de protecção animal e apoia directamente a nível clínico e comportamental animais sem dono, alojados em canis ou em famílias de acolhimento temporário. Em 2011 apostou na sua formação em educação canina, socialização de cachorros e agressividade canina.

Maria Queiroz - Licenciada em Psicologia, detém uma pós-graduação em Peritagem Psicológica Penal Forense. Trabalhou com crianças e jovens institucionalizados, com adultos em contexto de clínica privada, tendo também realizado avaliações psicológicas a crianças em processos de atribuição de poder paternal. A par do seu trabalho clínico, trabalhou como formadora para várias entidades do sector privado e público. Trabalha com cães há 10 anos em associações de protecção animal, sendo actualmente a directora executiva da Associação Animais de Rua. Viu, nas Intervenções Assistidas por Animais, a possibilidade de conciliar duas grandes paixões: a Psicologia e os animais. Começou a trabalhar em Terapias Assistidas por Animais em 2008, no Porto, depois de obter o título de Técnica em Terapia Assistida por Animais pela Fundação Bocalán. Em 2010 começa a sua formação oficial em treino de cães, para melhor compreender estes animais e poder preparar cães de terapia e de assistência. Dirigiu, durante 2 anos, uma equipa local da Canem Terapia, Assistência e Educação. O seu principal objectivo: maior investimento em formação para aumentar as suas aptidões e assim conseguir fomentar a relação homem-animal, para que haja cada vez melhor comunicação e mais respeito entre as espécies.

Mariana Cúria - Licenciada em Psicologia, a concluir dissertação no âmbito do Mestrado em Psicologia Clínica, trabalhou com reclusos toxicodependentes em contexto prisional e acompanhou adolescentes com perturbações de comportamento em contexto escolar. Ministra formações na área da gestão de stress, motivação e liderança em contexto empresarial. Como grande defensora dos direitos e do bem-estar animal, trabalha desde a adolescência com associações de protecção e acolhimento de animais como voluntária e fundou o movimento Got Food? que organiza eventos a favor dos animais. Actualmente, é responsável pela gestão da farmácia solidária da Associação Pata Vermelha. Sempre sonhou conseguir conciliar a prática clínica com o trabalho com os animais e as Intervenções Assistidas por Animais complementaram o seu percurso académico e profissional. Desde que se juntou à equipa da Vinculum Animal realiza várias sessões de terapia e actividades assistidas por animais com crianças e idosos institucionalizados.

Sílvia Sousa - Licenciada em Psicologia, trabalha na área das Intervenções Assistidas por Animais desde 2010. Trabalhou com jovens e adultos portadores de Deficiência Mental em contexto institucional, acompanhou jovens com problemas sócio-económicos e de conduta em contexto escolar, e também adultos e crianças em contexto de consulta. Simultaneamente, trabalha também como formadora na área comportamental, tendo ministrado diversas acções de Motivação e Gestão de Equipas, Gestão de Tempo e Stress. Desde sempre reconheceu o potencial dos animais na intervenção terapêutica, bem como os benefícios evidentes para os pacientes, aliando agora os seus conhecimentos académicos com a prática de Terapia Assistida por Animais. Acredita que estas intervenções, são ainda um caminho novo e demonstram ter um enorme potencial. Os benefícios para o paciente traduzem-se em melhorias transversais, quer no estado físico, emocional, social e mental.

Sofia Arroube - Licenciada em Medicina Veterinária desde cedo se deu conta dos inúmeros problemas comportamentais associados aos animais de companhia e da incapacidade dos donos para lidarem com eles. A quebra do vínculo entre o dono e o cão gera dificuldade na inserção do animal nas famílias humanas e sociedade e contribui muitas vezes para o abandono dos mesmos. Assim, considera a área do treino e comportamento animal fundamental. Tem feito diversas formações na área da educação e treino canino utilizando o método de reforço positivo. Em 2010 formou-se como educadora canina, e neste momento, tem formação em clicker nível 2, pelo método CAP, avaliado e desenvolvido, pela "learning about dogs", Inglaterra. Actualmente é educadora e treinadora canina em Évora e faz consultas de comportamento animal em Lisboa e Évora. As intervenções assistidas por animais são também uma paixão e foi representante da empresa Canem, Terapia, Assistência e Educação, no núcleo de Lisboa, durante 1 ano. Participou em diversos projectos de Actividades e Terapias Assistidas por Animais, sempre inserida numa equipa multidisciplinar.

Os nossos cães:

Bauer - Nascido a 14.10.2011. É um Golden Retriever que está a ser educado e treinado para vir a ser um cão de terapia e que se tem mostrado bastante promissor. O seu carácter é exemplar, com um olhar atento e uma capacidade de aprendizagem magnífica. É muito sociável, adora pessoas e brincar com outros animais.

Cusca - Sem raça definida, nascido a 21.03.2010, o Cusca foi adoptado pelo núcleo do Porto. Desde que está na equipa tem demonstrado excelentes capacidades empáticas, bem como uma enorme capacidade para aprender. É muito simpático, adora pessoas, sobretudo crianças, que consegue fazer feliz, demonstrando a sua própria felicidade.

Petra - A Petra é uma Labrador Retriever já veterana em Intervenções Assistidas por Animais, nascida a 6.05.2005. Tendo já trabalhado em diferentes contextos, revelou sempre uma excelente capacidade de adaptação. Uma cadela muito tranquila, que conquista facilmente sorrisos pela sua doçura.

Suri - É a mais recente aquisição da equipa, uma Golden Retriever aplicada e dedicada que está a ser treinada para vir a ser um cão de terapia. Muito meiga e brincalhona, o seu olhar doce e feliz faz com que acreditemos na grande mais-valia da sua participação nas Intervenções Assistidas por Animais.

Trevo - É um Golden Retriever, jovem adulto, nascido a 4.12.2009. Brilha pelo seu carácter enérgico e feliz. É extremamente sociável e meigo e óptimo para trabalhar com crianças. Já participou em diversos projectos de Actividades e Terapias Assistidas com idosos, adultos portadores de deficiência e crianças.

Orçamento e Calendarização

.

Qui, 25/04/2024 - 06:39

27/01/2013

Campanha terminou

Não se reuniu a totalidade dos fundos

Lançamento da campanha

29/10/2012

27 membros da comunidade PPL
apoiam esta campanha

  • 10
    novos apoiantes

  • 17
    apoiantes recorrentes

  • 0
    apoiantes anónimos

Conhece quem está a tornar este sonho realidade