Criar uma campanha eficaz | PPL

Criar uma campanha eficaz

Criar e promover uma boa campanha é essencial para alcançar o seu financiamento. Aqui estão algumas dicas sobre como o fazer. Tome nota antes de submeter uma campanha ao PPL.

1

Proponha objectivos realistas

Certifique-se que estabelece uma meta que consegue atingir. Pode avaliar a reacção do público a outros projectos e pensar no perfil dos seus potenciais apoiantes.

  1. Quão grande é a sua rede de amigos e familiares e qual a probabilidade dessas pessoas o apoiarem no seu projecto? Estatísticas indicam que cerca de 30% a 40% dos apoios têm origem neste círculo. Afinal, se a família e os amigos mais próximos não apoiam, que mensagem é passada para os restantes apoiantes?
  2. É membro de alguma associação ou grupo cujos membros tenham interesses semelhantes que possam contribuir para o seu projecto? Divulgue o seu projecto nestes meios.
  3. Torne o seu discurso o mais atractivo possível para os potenciais apoiantes e ofereça recompensas únicas e divertidas.
  4. É possível ultrapassar o limite inicialmente estabelecido para a campanha. Se conseguir mais do que o seu objectivo, óptimo, superou as expectativas. Por outro lado, se sobreestimar o montante e não conseguir o objectivo dentro do prazo, todos os apoios serão devolvidos aos apoiantes.

2

Crie um discurso poderoso

Seja honesto e claro sobre o que quer realizar. Conte uma história que seja interessante e inspiradora. O tempo dos potenciais apoiantes é escasso. Comunique a sua ideia de modo simples, sucinto e que capte a atenção. Não tente explicar tudo nos cerca de dois minutos do vídeo. Se conseguir captar o interesse da audiência, cada pessoa poderá ler com mais detalhe a restante informação e até entrar em contacto consigo.

Explique o que o diferencia de outros projectos e porque precisa do apoio.

Crie um vídeo sobre o seu projecto, invista tempo nele e aperfeiçoe-o – esta é a sua oportunidade para convencer os seus apoiantes! Seja criativo e divirta-se, quanto mais apelativo for o seu projecto, maiores as probabilidades de se tornar viral e criar buzz!

3

Passe a palavra

É preciso trabalho para criar uma boa campanha e entusiasmo para promovê-la. Mostre-se apaixonado pela sua ideia e não desperdice uma única oportunidade de contar às pessoas o projecto que está a tentar realizar. É fundamental divulgar a campanha! Não basta publicar uma vez no facebook e enviar alguns emails a amigos.

Promova-o entre amigos e familiares, e convença-os a espalharem a mensagem por si. Lembre-se que os apoiantes serão também óptimos promotores pois terão interesse em divulgar de modo a conseguirem as suas recompensas.

Para uma probabilidade de sucesso ainda maior, utilize as redes sociais assim como grupos, comunidades e associações para divulgar o seu projecto a pessoas que possam estar interessadas.

4

Ofereça recompensas

Neste modelo de crowdfunding é necessário oferecer recompensas pelos apoios, mesmo que simbólicas.

Proponha recompensas emocionantes para chamar a atenção das pessoas e fazer com que falem do seu projecto. Seja criativo! Se recompensar os seus apoiantes com algo exclusivo ou único terá mais probabilidades de atingir o seu financiamento. As recompensas podem ser tangíveis ou intangíveis mas têm que incentivar as pessoas a tornarem-se apoiantes da sua causa.

Quanto mais sedutoras as recompensas, mais facilmente conseguirá obter apoiantes. Não torne a escolha complicada para os apoiantes. Coloque recompensas por escalões mas tente não ultrapassar as seis. Não é por ter um menu de 20 recompensas diferentes que atrairá mais apoiantes, antes pelo contrário. Simplifique a sua vida e a dos potenciais apoiantes.

5

Mantenha as pessoas envolvidas e actualizadas

Aproveite o facto de ter uma forma de comunicação mais directa com os seus apoiantes e faça com que as pessoas se sintam parte do projecto. Mantenha-as actualizadas de forma a tornar o seu projecto mais dinâmico.

As actualizações constantes conseguem manter o interesse dos apoiantes e pode até incentivá-los a espalharem a mensagem por si, sobretudo quando estiver perto de atingir o seu objectivo!

6

Agradeça aos seus apoiantes

Pode parecer óbvio mas é importante agradecer os seus apoiantes.

7

Consulte o nosso centro de recursos

Temos muito mais dicas e sugestões sobre o processo de criação e divulgação de campanhas no nosso Centro de Recursos.

 

Criar campanha