O projeto Lions Young Makers nasceu para dar aos jovens a oportunidade para desenvolver novas competências, fomentar a criatividade e interesse pelas novas tecnologias e desta forma inspirar estes jovens para fazer (Makers) ao invés de consumir.
O projeto será desenvolvido no Agrupamento Vertical Escolas de Palmela e o objetivo é dar a dez jovens do ensino vocacional (14-18 anos) formação prática nas áreas de Modelação 3D e Impressão 3D (com mais Eletrónica e Programação, num 2º programa).
O intuito desta iniciativa é permitir que estes jovens acedam a novas áreas de interesse e de aprendizagem no contexto escolar e, em simultâneo, promover o pensamento criativo, o DIY (Faz Tu Próprio) e o trabalho colaborativo.
O Lions Clube de Palmela avança com esta solução para um problema bem conhecido:
«Em 2020, Portugal vai precisar de mais de 100 mil profissionais de Tecnologia. Na União Europeia, a escassez de especialistas nessas áreas vai ascender aos 900 mil. Estas são as previsões das consultoras e de organismos oficiais em Portugal e na União Europeia. Em minha opinião, a falta de recursos humanos especializados em tecnologias será ainda maior.»
«Por isso, existe, um pouco por todo o mundo, uma comunidade emergente de criadores; “makers” como são designados na cultura geek deste século. Estes criadores montam impressoras 3D e fazem os suportes de smartphone que usam nas bicicletas onde se deslocam para ir para a escola secundária, para a universidade e para o trabalho. Criam apps, desenham soluções de software… criam empresas. É por isso que vemos um número crescente de startups em Portugal.»
Pedro Miguel Oliveira, jornalista, in Expresso http://expresso.sapo.pt/sociedade/2016-01-10-O-futuro-imediato-pertence-aos-makers
Atualmente, ainda são raros os projetos deste âmbito nas escolas públicas e destinados aos alunos com maiores níveis de insucesso escolar e em risco de abandono escolar.
O Lions Clube de Palmela, em parceria com o Makerspace, do Centro de Empresas Maquijig, quer enriquecer a formação destas crianças, na sua maioria inseridas em contextos socioeconómicos desfavorecidos, apoiando-as com esta iniciativa.
Em 2016, iniciaremos este projeto e queremos garantir, através do crowdfunding, dois programas, por ano, nesta e em outras áreas de interesse.
O primeiro programa inclui:
- 24 horas de formação personalizada, com três formadores especializados;
- disponibilizar o acesso aos equipamentos e materiais necessários;
- visitar o Makerspace;
- realizar um evento final que demonstre as aprendizagens e o seu impacto nos alunos e na comunidade educativa.
Precisamos da sua ajuda para concretizar este projeto. Acreditamos que, com o seu apoio, seja replicado em muitas escolas e que mais alunos, sem oportunidades de aprender, sejam estimulados para novas áreas.