X.TO - O Documentário sobre as Aldeias do Xisto em Portugal

São Martinho da Cortiça, Portugal

O projecto que pretendo financiar é um documentário sobre as Aldeias de Xisto em Portugal, fruto da investigação para a minha tese do Mestrado em Comunicação Multimédia na Universidade de Aveiro.

Para além de servir de objecto de estudo da minha dissertação, pretendo levar este documentário a todos os festivais que conseguir e eventualmente lançá-lo para o público online, onde será possível visualizar a peça na sua totalidade.

Este projecto é sem dúvida o mais complexo em que trabalhei até hoje, desde a escolha das aldeias que estarão representadas no documentário, até estabelecer protocolos e parcerias com entidades relacionadas com esta iniciativa, sem contar com o facto de ainda me encontrar a escrever a minha dissertação, transformam este filme numa caixa de pandora à espera de ser aberta, estando apenas a aguardar pela ajuda de indivíduos que queiram transformar este documentário numa peça de qualidade e cheia potencial.

Para conseguir garantir a solidez deste projecto, necessito de conseguir angariar 1560€ para adquirir algum do equipamento que considero crucial para apresentar resultados de qualidade excepcional. Conto com a vossa ajuda para conseguir recolher esta quantia monetária para arrancar já com as filmagens em Fevereiro de 2012.

Para uma informação mais detalhada do plano orçamental e do equipamento que pretendo adquirir, está tudo explicado até ao mais pequeno pormenor no PDF que coloquei na secção de Documentos de Suporte.

Ponto de situação

Já estabeleci contacto com os presidentes das Câmaras e das Juntas de freguesia dos concelhos onde pretendo filmar, tendo sido recebido de forma entusiasta e calorosa, e também me providenciaram com bastante informação acerca das aldeias de Xisto e até da gastronomia presente nas mesmas.

Estou de momento a aguardar o contacto do Presidente da organização responsável pelo agrupamento das Aldeias do Xisto, onde irei estabelecer exactamente as aldeias onde irei filmar, para que possa ir interagindo com os residentes e preparar a pré-produção atempadamente.

Para levar este projecto adiante, necessito de equipamento que a Universidade de momento não possui.

Para informações mais detalhadas sugiro a consulta do documento de suporte, onde se encontra a descrição aqui colocada, bem como uma abordagem clara acerca do plano financeiro e de quais os equipamentos que pretendo adquirir com os fundos recolhidos.

É possível acompanhar o desenvolvimento do documentário através do Facebook (www.facebook.com/noxisto) ou através do meu blog (www.joaopedrocorreia.com/blog).

Para informações sobre mim ou o trabalho que tenho desenvolvido recentemente, recomendo a visita do meu website www.joaopedrocorreia.com.

Se me quiserem contactar por qualquer razão, basta enviarem um email para jptcorreia [@] gmail.com, preencherem o formulário com uma mensagem na secção Contacto do meu website, ou simplesmente adicionarem-me no Facebook (www.facebook.com/joaocorreia).

*IMPORTANTE* Para terem acesso ao ficheiro PDF com o Orçamento e as Informações sobre o Projecto, basta irem aqui: http://www.joaopedrocorreia.com/ficheiros/apresentacao_plano_financeiro.pdf

D
esta forma já não precisam de fazer login só para ter acesso ao ficheiro. Obrigado pelo vosso interesse neste projecto!

*A Quinta do Mouro fica situada na Tapada do Campo do Mouro, em Vila Nova - Miranda do Corvo. É um empreendimento de Agricultura Biológica (e em breve Turismo Rural), que se dedica a produzir produtos 100% orgânicos. Podem entrar em contacto com a Quinta do Mouro através de correio electrónico (geral@quintadomouro.net).

Sobre o promotor

Sou um aluno finalista do Mestrado em Comunicação Multimédia (Ramo de Audiovisual Digital) da Universidade de Aveiro.

O interesse pelo vídeo já me acompanha há algum tempo, pelo que já realizei várias curtas-metragens (algumas das quais chegaram mesmo a arrebatarar prémios em competições), vídeos promocionais e de cariz institucional, até uma pequena websérie de humor. Também participei em outros projectos como editor, operador de câmara e assistente de continuidade.

Para além do audiovisual, também tomei interesse pela imprensa, tendo colaborado com o jornal Universitário "A Cabra". Actualmente escrevo para a Webzine "Planeta Plutão", fundada por um grande amigo meu, José Guilherme Marques, com quem estou prestes a lançar a Walk Talk, que se especializa em soluções de vídeo e web com uma filosofia de preço justo.

Em baixo podem ver alguns dos trabalhos em que estive envolvido.

Curtas-metragens:

  • (Balões) - Prémio do Público no concurso Queima 24.
  • Raw - Prémio de Melhor Fotografia e de Melhor Som e Efeitos Especiais no Made In Deca 2011.

Promos:

  • JeniAL - Open Day em Viseu.
  • jeKnowledge - Júnior Empresa de Coimbra.
  • Uma Questão de Valores - Proposta de publicidade interactiva para a APAV.

Para mais informação sobre os trabalhos que tenho feito recentemente, recomendo a visita a www.joaopedrocorreia.com/portfolio.

Imagens

Documentos

Os documentos estão apenas acessíveis a utilizadores registados. Por favor faça login para os consultar.

Facebook