Projeto Alcoutim

Projeto Alcoutim

O Projeto Alcoutim é um projeto desenvolvido pelo MSV - Movimento ao Serviço da Vida e tem como missão ir ao encontro das pessoas com mais idade do Concelho de Alcoutim, no...

  • 3004

    angariado

    100% de 3 000€

    41 apoiantes

  • 13/04/2012

    Terminado a

  • Financiado

    Esta campanha foi totalmente financiada

O Projeto Alcoutim é um projeto desenvolvido pelo MSV - Movimento ao Serviço da Vida e tem como missão ir ao encontro das pessoas com mais idade do Concelho de Alcoutim, no...

O Projeto Alcoutim é um projeto desenvolvido pelo MSV - Movimento ao Serviço da Vida e tem como missão ir ao encontro das pessoas com mais idade do Concelho de Alcoutim, no distrito de Faro, e procurar colmatar (e preencher) algumas das suas necessidades.

Este projeto, iniciado em 1998, é desenvolvido ao longo do ano por um grupo de 12 voluntários, universitários e trabalhadores, que vivem em Lisboa e se deslocam um fim de semana por mês para trabalhar em parceria com as Paróquias do Concelho de Alcoutim.

A vila de Alcoutim, situada à beira do Rio Guadiana, é uma das mais bonitas da Serra Algarvia. Encontra-se rodeada por pequenas comunidades rurais ("os montes"), de uma beleza natural invulgar, habitadas por um número cada vez mais reduzido de pessoas, a maioria das quais com uma idade avançada, que vivem em situações de grande isolamento a diversos níveis.
Estas pessoas, bem como as que vivem no Lar de Alcoutim, constituem a razão que leva o MSV a desenvolver este projeto.

Assim, são realizadas visitas às pessoas que se encontram no Lar de Alcoutim, criando momentos de animação conjunta, mas também momentos de conversa mais individuais, reforçando a relação de confiança que se vai criando entre cada voluntário e cada pessoa.
São também realizadas visitas aos diversos “montes” e aldeias da região. Este espaço tem dois momentos distintos: (i) visitas particulares e (ii) dinamização de atividades conjuntas no local, com o objetivo de valorizar o espaço das próprias pessoas, as suas atividades (como a “apanha de amêndoa”) e combater o isolamento a que a região está sujeita (ao realizar, por exemplo, atividades facilitadoras da interação entre pessoas de “montes” diferentes).
A atuação dos voluntários, divididos em pequenos grupos, permite o estabelecimento de uma relação de confiança, intervindo ao nível da proximidade, com contactos personalizados.
Dado o isolamento e a idade em que esta população se encontra, estes são fatores que permitem valorizar a pessoa, permitindo que continue a sentir-se parte da comunidade onde habita e destacando de forma positiva os seus contributos.

Os custos deste projeto dizem respeito às despesas de deslocação (gasolina e portagens), de alojamento, de alimentação e com alguns materiais utilizados no seu desenvolvimento.
O alojamento e as despesas de alimentação são suportados pela Paróquia, com apoio da Câmara Municipal de Alcoutim e da Associação de Solidariedade Social, Cultural, Desporto e Arte dos Balurcos, e pelos voluntários.
As despesas de deslocação (gasolina e portagens) e com os materiais encontram-se a cargo do MSV, rondando os 4.500.00€ (quatro mil e quinhentos euros) anuais.

A participação comprometida e responsável dos voluntários neste projeto tem-lhes proporcionado uma experiência única de estar ao serviço da vida ao intervir com uma faixa da população portuguesa mais vulnerável, mas que detém uma sabedoria de vida enorme e verdadeiramente contagiante para quem se deixa cativar e envolver.

Sobre o promotor

O MSV - Movimento ao Serviço da Vida, Instituição Particular de Solidariedade Social fundada em 1991, tem como missão o serviço às camadas de população mais vulneráveis e fragilizadas em Portugal e no Brasil, desenvolvendo um conjunto de trabalhos cujos objetivos gerais passam por promover a dignidade, os direitos e a integridade do ser humano.

Definindo como linha de atuação fundamental o conceito unitário e global de pessoa e o respeito, em qualquer circunstância e sem exceção alguma, pela vida humana, o MSV procura ser resposta para diversas situações de sofrimento humano, como as crianças em risco, acolhidas na Casa das Cores e no Projeto Aquarela, as pessoas com idade avançada que vivem em situação de isolamento (Projeto Alcoutim) e as pessoas sem-abrigo, acompanhadas pelo Projeto Sentidos.

Poderão seguir o MSV na página de facebook e entrar em contacto com Madelena Vasconcelos para esclarecimentos sobre o Projeto Alcountim.

Orçamento e Calendarização

-

Sex, 29/03/2024 - 04:58

13/04/2012

Campanha terminou

Os fundos foram totalmente angariados com sucesso

Lançamento da campanha

13/02/2012

41 membros da comunidade PPL
apoiam esta campanha

  • 14
    novos apoiantes

  • 27
    apoiantes recorrentes

  • 0
    apoiantes anónimos

Conhece quem está a tornar este sonho realidade