Angola não é um país pequeno

Porto, Portugal

“Angola não é um país pequeno” apresenta um novo olhar sobre o momento atual do desenvolvimento de Angola. Através de uma exposição, que terá lugar na Galeria Uma Certa Falta de Coerência - Porto, de 2 de Dezembro de 2011 a 2 de Janeiro de 2012, serão apresentados os resultados da experiência vivida num musseque da cidade de Luanda, resultante de dois meses de viagem de estudo, entre 2010 e 2011. Não se trata de mostrar uma perspetiva meramente pessoal sobre aquela realidade: o projeto está integrado numa investigação em curso que envolve cidadãos, autoridades, ONGs e Faculdades de Arquitetura de Universidades angolanas. Parte do material apresentado na exposição foi produzido em colaboração com mais de sete dezenas de estudantes, durante o "Workshop de Arquitetura Social: Chicala 2011", que decorreu em Agosto deste ano.

Estando a exposição confirmada e em processo de produção, este pedido tem como objetivo principal o financiamento de uma publicação que acompanhará a realização da mesma. Trata-se duma publicação de autor, oportunidade para documentar o trabalho exposto e refletir sobre a transformação pós-colonial de Angola. A publicação incluirá material visual sobre contextos auto-construídos na cidade de Luanda e sua relação com a cidade neo-liberal. Incluirá também entrevistas e um conjunto de contribuições originais sobre a temática da investigação. Serão incluídos na publicação testemunhos do próprio público que visitará a exposição.

About the author

Nasci no Porto em 1980. Sou arquiteto, licenciado pela FAUP em 2005. Atualmente sou estudante de doutoramento na London Metropolitan University, com bolsa da FCT. O trabalho que estou a desenvolver foi premiado com o Noel Hill Travel Award (American Institute of Architects – UK Chapter) e o Prize for Social Entrepreneurship (FASD), ambos em 2009. http://www.paulomoreira.net/

Images

Documents

Documents are only visible to authenticated users. Please login to view them.